Estudantes de Medicina Veterinária e produtores rurais de toda a região poderão participar, neste sábado, 22, do 1º Encontro da Avicultura Caipira em Juiz de Fora. O evento, que será realizado entre 8h e 17h, na sede da Agroshow Mundo Animal, no bairro Igrejinha, é promovido pelo projeto de extensão “Boas práticas na produção de aves caipiras”, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

A iniciativa visa à transmissão de conhecimentos técnicos sobre a criação sustentável de aves de corte e postura; promover a adoção de boas práticas de manejo e sanidade nas granjas parceiras; implementar um programa de nutrição adequado em todas as fases de criação das aves; e demonstrar a necessidade e as vantagens de uma produção avícola com enfoque sustentável; além de informar a população sobre os benefícios do consumo de carne de frango e ovos.

A programação do evento conta com palestras e mesas-redondas, sobre os mais variados temas, ligados à avicultura caipira. “Esperamos que as propriedades atendidas pelo projeto alcancem patamares de sustentabilidade e viabilidade econômica e ambiental, favorecendo à emancipação econômica, social, política e cultural dos pequenos produtores. Além disso, o projeto visa iniciar ações tecnológicas, difusão, popularização dos conhecimentos científicos e, principalmente, atender às necessidades de um público carente em conhecimento técnico-científico, necessário à produção de aves caipiras”, afirma o coordenador da iniciativa, professor Flávio Medeiros Vieites.

O Brasil é o sexto maior produtor de ovos do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a avicultura gera cerca de 3,5 milhões de empregos no país, sendo o Sudeste responsável por 54% da produção de ovos de galinha.

Segundo o coordenador do projeto, o mercado está sendo formado por consumidores cada vez mais conscientes, cujas escolhas de aquisição estão ligadas a diferentes conceitos. “Desta forma, o papel da Universidade é extremamente relevante para a inserção dos produtores nessa nova cadeia produtiva, levando em consideração o bem-estar animal e a produção sustentável de carne de frango e ovos”, acrescenta.