O Colégio de Aplicação João XXIII abre o mês de junho com a realização da semana “Arte Memória e Re-Existência”, trazendo a Feira Literária (FLIJ) e a Semana de Ciências Humanas, com extensa programação entre os dias 1º e 8 de junho. A abertura conta com atividades no Campus da UFJF e um evento no Colégio João XXIII.

A Pedalada Literária acontece a partir das 9h, no campus da UFJF. Os interessados devem ir acompanhados por um responsável e levar suas bicicletas, patinetes, skates e patins para aproveitar a atividade ao ar livre.  Os organizadores convidam os alunos a irem caracterizados ou com algum objeto que represente um personagem favorito do mundo da imaginação. Durante o circuito serão realizadas paradas nas “estações de leitura” para que leiam os livros levados pelos participantes. 

Já a programação no Colégio de Aplicação acontece a partir das 8h, com a montagem do “Memorial da Re-Existência”, no centro de Ciências. O objetivo é divulgar diversas manifestações coletivas através de fotografias e textos produzidos com a contribuição de alunos e professores, além de transmissões da Rádio Re-Existência (com músicas que abordam questões sociais e do período da ditadura).

Também estão programadas apresentações do grupo Lado B e da rapper Laura Conceição, com participação de Duda Masiero. Simultaneamente, Nathalia Medina realizará um grafite em homenagem ao músico Evaldo dos Santos, inspirado em um bate-papo com os alunos dos sextos anos.

Para a diretora Eliete Verbena, “a proposta da semana é extremamente instigante e envolvente, considerando o contexto que temos vivido, por associar a ideia da arte, da memória e a perspectiva de resistência constante”.

Veja a programação completa aqui.