Evento recebe o psicanalista francês Jean-Michel Vivès nesta sexta-feira, 24, no Mamm (Fonte: Pixabay)

Para pensar “A voz entre a arte e a psicopatologia: objeto do desejo, objeto do delírio”, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Fórum do Campo Lacaniano de Juiz de Fora, trazem o psicanalista francês Jean-Michel Vivès. A conferência é gratuita e acontece nesta sexta-feira, dia 24, no auditório do Mamm, às 18h30.

O encontro integra a próxima edição do projeto “Leituras Temáticas”, também do Campo Lacaniano de Juiz de Fora e do Mamm. A dinâmica consiste em uma roda de conversa que recebe um profissional para debater um tema específico e diferente a cada encontro.

Jean-Michel Vivès é psicanalista, professor na Universidade de Nice Sophia Antipolis, membro do Comité Científico, do Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay, e colaborador artístico de Jacques Nicher no Centre Dramatique National de Montpellier. Além disso, escreveu obras como “La voix sur le divan, Musique sacrée. Opéra. Techno” e “A voz na clínica psicanalítica”. O pesquisador também tem artigos publicados internacionalmente, como no Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e França.

Técnico-administrativo do Memorial da República Presidente Itamar Franco, da UFJF, Tarcísio Concolato Greggio, desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre Fotografia de Moda e Psicanálise em cotutela entre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade de Nice, onde conta com orientação de Jean-Michel Vivès.

Para Greggio, participar de eventos que integram áreas, como a psicanálise e a arte, é de suma importância para a formação. Ele explica ainda que “a voz é um elemento importante na construção do sujeito e tem consequências culturais expressas, por exemplo, na música, no teatro e na atividade religiosa.” Durante o encontro, as questões serão discutidas a partir de teorias sobre o que é a voz para a psicanálise. “Lacan concebe a voz como objeto pulsional, como a experiência mais próxima que temos do inconsciente”, adianta Greggio.

Outras informações: eventoarte.psicanalise@gmail.com