Com entrada franca, evento oferece a possibilidade de identificação entre o espectador e os pacientes de saúde mental (Foto: Divulgação)

Maio é o mês da luta antimanicomial, e nesta quarta-feira, 22, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) abre seu espaço para debater o tema com a exibição do documentário  “Lugar de quê?”, de Karina Orquidia, às 19h30, no projeto Cinemamm. O documentário reúne cinco pacientes de saúde mental em um espaço de conversa com a diretora, interagindo entre si, expondo suas opiniões e relatos pessoais. Com um desfecho surpreendente, o filme desconstrói o estereótipo da loucura ao interrogar os personagens sobre seu lugar no mundo.

Como afirma a diretora Karina Orquidia, a ideia principal do filme é gerar a identificação entre o espectador e os pacientes de saúde mental. “Eu queria que eles falassem, e não que eu falasse por eles. O objeto do filme não é a loucura, mas mostrar os pacientes como pessoas que realmente são, sem esteriótipos, de modo que o espectador se veja neles, veja a sua vida nos relatos e opiniões dos pacientes.”

Fato interessante sobre o processo de produção do documentário e a autonomia dos pacientes é a organização que tiveram para a atuação no filme. “Escolhi gravar no estúdio também para mostrar a independência e a desenvoltura deles. O estúdio é um lugar estranho, com o qual não estão acostumados, e isso não foi obstáculo. Partiu deles a iniciativa de chegarem juntos e a maneira pela qual chegariam (o meio de transporte), a forma de se localizar e se apresentar no local”, afirma Karina.

A ideia do filme surgiu da experiência da diretora no Centro de Convivência Recriar. Depois de conhecer de perto a vida de muitos usuários de saúde mental, a cineasta verificou a participação deles em um filme. O documentário começou como um trabalho de conclusão de curso do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (IAD/UFJF), e ganhou espaço após ser aprovado na Lei Murilo Mendes de incentivo à cultura.

A noite de exibição contará com debate, com a participação da diretora, profissionais e usuários da saúde mental em Juiz de Fora.

O Mamm fica na Rua Benjamin Constant 790, no Centro.

Prêmios

Lançado no passado, “Lugar de quê?” já ganhou o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular do Festival Primeiro Plano 2018 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Além disso, o documentário já foi exibido na II Mostra Arandu de Filmes Etnográficos (Mamanguape – PB), no ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual 2018 (Rio de Janeiro – RJ), no II Cine Birita! (São Paulo – SP), na 17ª Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (Cuiabá – MT) e no 4º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém.

Outras informações: (32) 3329-9070 – Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)