A participação nas atividades é gratuita e difunde para a sociedade a cultura e as urgências dessas comunidades (Foto: Divulgação João XXIII)

A “I Troca de Saberes” do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá receber neste sábado, 18, comunidades indígenas e quilombolas envolvidas em projetos de pesquisa, ensino e extensão. O evento visa ao compartilhamento de saberes, cuidados com o meio ambiente e cultura escolar, além da atuação em outras frentes que possam contribuir para a execução de projetos sustentáveis de atendimento às comunidades.

Durante a ação, serão realizadas mesas-redondas com a participação de pesquisadores sobre território e territorialidade, meio ambiente e currículo escolar. A participação nas atividades é gratuita e pretende difundir na sociedade e no âmbito acadêmico a cultura e as urgências dessas comunidades, visibilizando as pesquisas já realizadas e incentivando novos estudos.

A programação inclui ainda apresentações das canções autorais do coral da comunidade indígena de Araponga e do grupo de dança da Colônia do Paiol, que trará o tradicional congado. Para os interessados em conhecer as artes produzidas pelas comunidades, os trabalhos manuais dos indígenas serão expostos em uma feira de artesanatos, além de pintura corporal e confecção de tranças africanas que também irão compor o momento.

Segundo a professora do João XXIII Cátia Duarte, “o contato com outros saberes nos permite ressignificar  momentos, nossa vida e nosso jeito de ser. Esse contato vai permitir aos alunos e professores o contato com a diversidade.”

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, avalia o evento como uma oportunidade de aproximação entre a universidade e esse segmento da sociedade, além de ser uma oportunidade para a troca de conhecimentos. “Por meio desse diálogo nós vamos reconhecer e respeitar a diversidade sociocultural das comunidades indígenas e quilombolas. Com isso, trazemos para dentro do espaço universitário a convivência e a troca de saberes entre estudantes, professores e esses grupos sociais, fazendo com que a universidade de fato se coloque como mais um espaço de valorização da democracia no nosso país.”

Outras Informações: (32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação João XXIII