Como parte da disciplina “Seminários na pós-graduação”, o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), discute mais um tema: “Síndrome do pânico e depressão”. A palestra será ministrada pela professora do departamento de Psicologia, Edelvais Keller, e ocorre nesta terça-feira, 7, às 14h, na sala S-308 do Instituto de Ciências Exatas. O evento é gratuito e extensivo a todos os interessados.
O tema abrange os distúrbios mentais que, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), são a terceira causa de afastamento do trabalho. A palestrante destaca a importância dessa discussão dentro do cenário acadêmico. “A questão da saúde mental é de interesse de toda a sociedade porque os índices de adoecimento mental, desses dois casos especificamente, estão aumentando. Estamos dando destaque para os profissionais do futuro. Se os trabalhadores atuais já estão adoecendo, os futuro profissionais precisam ser capacitados. Esses são dois distúrbios paralisantes e precisamos trabalhar os sintomas e as possíveis formas de encaminhamento.”
A professora da disciplina, Denise Lowinsohn, destaca que o assunto é notado dentro da universidade. “É um seminário de extrema importância pois percebemos muitos alunos que sofrem de depressão no curso de Química. Ter essa discussão vai nos tirar dúvidas de como nos portar diante a situação.”
Para Edelvais, ter professores preparados para lidar com a situação faz parte da prevenção. “O tema é bastante oportuno em uma sociedade acelerada, que exige respostas rápidas e que gera uma ansiedade em todos nós. A prevenção vem da própria sociedade. Professores, família e amigos precisam estar capacitados para saberem lidar com os sintomas.”
Outras informações: (32) 2102-3310 – Programa de Pós-graduação em Química