Compreender as dinâmicas comunicacionais que emergem em uma sociedade conectada em redes virtuais motivou a jornalista Isabela Ribeiro Norton a realizar sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do trabalho foi entender o papel da circulação e distribuição dos conteúdos da Netflix neste cenário e analisar a participação de algoritmos, com seus sistemas de recomendação, na escolha do que vai ser consumido pelos usuários.
De acordo com Isabela, o modelo unilateral de comunicação não tem mais espaço na cultura digital e o ambiente comunicacional segue as demandas geradas pelos consumidores. “O público está migrando para formas de consumo de audiovisual que ofereçam interatividade e personalização”. Segundo ela, “algoritmos e o BigData (termo que se refere a um grande conjunto de dados gerados e armazenados) processam o volume de dados que circula atualmente, gerando caminhos alternativos para a experiência do consumidor de vídeo sob demanda”. A acadêmica explica que o fluxo informacional é ressignificado na ecologia comunicacional do ciberespaço e das conexões em rede. “A Netflix se insere nesse ambiente, oferecendo uma interface adaptável, a personalização de recomendações e uma grande variedade de produtos no catálogo”.
Para entender até que ponto as recomendações apresentadas pela plataforma são feitas de modo personalizado ou são recomendações generalizadas do que é lançamento e tem feito sucesso, foram criados diferentes perfis de consumo, visando observar as variações que o layout da plataforma apresentaria em cada um. “Esse foi o maior desafio da pesquisa, porque caso o mapeamento feito por nós de forma simples e observacional, sem uso de ferramentas de mapeamento e monitoramento funcionasse, significava que a construção desses fluxos de informação e algoritmo não era tão complexa. Por outro lado, se o sistema descrito no trabalho fosse mesmo tão complexo, a experiência não deveria funcionar”, explica.
Ainda que, de acordo com a pesquisadora, a experiência não tenha funcionado para o mapeamento desejado, foi possível “perceber a complexidade do sistema, mostrando que a pesquisa acadêmica ensina muito ao pesquisador em seu decorrer, independente do resultado”.
Segundo a orientadora do trabalho, professora Soraya Maria Ferreira Vieira, a pesquisa busca detectar as novas emergências na área da comunicação que, cada vez mais, se une à tecnologia para fazer avançar dinâmicas implementadas no campo informacional conectivo. “A dissertação da Isabela propôs a criação de alguns perfis na plataforma para verificar o funcionamento do algoritmo utilizado no sistema de recomendação da Netflix. A temática está bastante atual, visto que a inteligência artificial simula escolhas a partir de dados fornecidos pelo usuário-cliente da plataforma”.
Contatos:
Isabela Ribeiro Norton – (mestranda)
nortonisabela@gmail.com
Soraya Maria Ferreira Vieira (orientadora – UFJF)
sovferreira@gmail.com
Banca examinadora:
Profa. Dra. Soraya Maria Ferreira Vieira (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Francisco J. Paoliello Pimenta (UFJF)
Prof. Dr. Massimo Di Felice (USP)
Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-graduação em Comunicação