O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) é o convidado da primeira edição de 2019 do Encontro de Educadores, que acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Representando a instituição, a arte-educadora Horrana de Kassia Santoz apresentará as diversas ações pedagógicas e propostas do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu paulista.
A entrada para o evento é gratuita e aberta a todos, mas com vagas limitadas. Os interessados em receber certificados devem fazer pré-inscrição pelo e-mail educativomamm@gmail.com.
Horrana falará da organização e metodologia do educativo do Masp, esclarecendo sobre seus processos de pesquisa e concepção de atividades, com base em experiências de projetos como o ciclo de Histórias Afro-atlânticas (2018) e o ciclo de Histórias das mulheres, histórias feministas (2019).
Em um segundo momento, a arte-educadora tratará de sua experiência como curadora de um projeto de audiovisual da instituição que, desde 2018, exibe trabalhos de artistas de diferentes nacionalidades, gerações e origens, com discussões sobre descolonialidade, diáspora, liberdades e identidades negras.
A educadora
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Horrana de Kassia Santoz atua há mais de uma década no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus e espaços culturais como arte-educadora, mediadora, pesquisadora, assistente de produção e curadora. Desde fevereiro de 2017 integra o Núcleo de Mediação e Programas Públicos do Masp.
O Masp
Responsável pelo mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, o Masp foi inaugurado em 1947. Desde então, tem a missão de estabelecer diálogos entre o passado e o presente, entre culturas e territórios, de forma crítica e criativa, por meio das artes visuais exibidas no espaço.
Sua coleção reúne mais de dez mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, que abrangem desde a produção europeia e africana até a asiática e das Américas.
O Encontro de Educadores
Chegando ao quinto ano em 2019, a proposta do Encontro de Educadores de Museus é reunir todos os tipos de educadores, estudantes de arte e demais interessados em abordagens não-formais de educação. Para isso, o projeto convida profissionais atuantes em setores educativos de diversas instituições do país para o compartilhamento de conhecimentos, experiências e discussões sobre a área de educação.
O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro.
Outras informações: (32) 3229-7621 (Educativo Mamm)