Andreza e João, integrantes da equipe Pé Descalço (Foto: Dante Rodrigues)

O forró foi o destaque do primeiro dia da edição 2019 da Semana de Dança de Governador Valadares. Professores da equipe Pé Descalço promoveram rodas de conversa e oficinas a dançarinos iniciantes e apaixonados pelo ritmo que é uma das marcas da nossa cultura popular.

As atividades começaram às 10h desta terça-feira, 23, no clube Filadélfia, com uma aula básica para quem nunca “arrastou o pé”. “Nesta aula que chamamos de experimental, nós pegamos bem a base do forró que é simples e tranquila de aprender. Valorizamos a diversão e a oportunidade de proporcionar algo novo às pessoas”, destacou Andreza Pedrosa, professora do Pé Descalço, grupo criado há 15 anos, em Belo Horizonte.

A descontração da atividade foi elogiada pelos participantes. Para Pedro Leopoldo de Oliveira, estudante do 8º período de Educação Física, a dança é ferramenta importante para extravasar e aliviar a mente.   “Achei uma atividade muito bacana, tanto na parte teórica quanto na parte prática, em que a gente se diverte e tem a oportunidade de mostrar os talentos corporais.  Nossa mente se esquece um pouco dos problemas da faculdade e fica focada na dança”. A Oficina se repetiu às 20h, no Studio de Dança Marcela Moreira Coelho.

A Semana de Dança de Governador Valadares foi criada em 2012, pela professora de dança Tatiana Tassis. “Começou com apenas uma apresentação de dança e uma oficina que consegui trazer na época”.

Há dois anos, uma parceria com a UFJF-GV mudou o evento de patamar e ampliou o número de atividades por edição. “Hoje a gente consegue trazer pessoas de outras cidades para participar. E eu acho super importante porque fortalece a área da dança na nossa cidade e região. Eu tenho muito a agradecer à UFJF por que se não fosse a produtora cultural Flávia, representando a UFJF desde o ano passado, a semana da dança não teria ocorrido. Vínhamos tendo muita dificuldade para conseguir apoio para um evento desse porte”, destacou Tatiana.

As atividades continuam nesta quarta-feira, 24, e vão até o final de semana. Às 10h, estão programadas roda de conversa e micro-oficina de tecido acrobático, ministradas pela professora Clara Mockdece, no Clube Filadélfia. A Oficina de tecido acrobático acontece às 14h30, também com a professora Clara Mockdece, no mesmo local.

Amanhã, 25, a partir das 14h30, acontece a roda de conversa “A dança como agente de transformação social”, com Tatiana Tassis e a socióloga Merly Gonçalves, na  Unipac.

As atividades do dia 26 começam a partir das 9h, no Filadélfia, onde haverá roda de conversa e micro-oficina de Sapateado, ministradas pela professora Mariclara Mockdece, de Juiz de Fora. A Oficina de Sapateado acontece às 14h30, também com a professora Mariclara Mockdece, no Núcleo de Dança Lívia Metzker. Os interessados em participar receberão os sapatos durante as atividades.

No sábado, 27, o encerramento da Semana da Dança 2019 será na Praça Serra Lima, com a concentração para realização de um flash mob. Toda a comunidade valadarense está convidada.

As inscrições para as micro-oficinas e rodas de conversa são gratuitas, e podem ser realizadas neste link. Para participar das oficinas de tecido acrobático e sapateado é preciso se inscrever na Loja Plié, localizada à Rua Israel Pinheiro, 2.397, no Centro. Haverá emissão de certificado de participação nas atividades. O evento é uma realização da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, e Plié, com apoio da Pró-reitoria de Cultura da UFJF.