Com o objetivo de reunir cientistas sociais da região para o compartilhamento de pesquisas em andamento e troca de experiências, visando a cooperação entre os pesquisadores – professores, alunos de graduação e pós-graduação- será realizado nos próximos dias 25 e 26 o  Encontro Regional Pré-SBS Sudeste de Minas Gerais.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento acontecerá no auditório e em salas do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

O encontro está vinculado às atividades do 19º Congresso Brasileiro de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e seu tema, proposto em consonância com a temática do evento, é “Em que sociedade vivemos? A sociologia brasileira diante de novos desafios nacionais e globais contemporâneos”. A escolha foi feita visando reforçar a importância da temática entre os pesquisadores e contribuir com o debate, a divulgação e o fortalecimento dessa forma de associação dos sociólogos no país.

A participação no evento se faz de duas formas gratuitas: por meio da inscrição como ouvinte, ou da submissão de resumos. Caso necessário, o interessado pode se inscrever no momento do evento. O certificado de participação será obtido mediante participação mínima de 75% do evento.

A programação do encontro regional prevê diversos momentos de discussão em mesa-redonda, entre eles, Crise política e suas possibilidades de interpretação e Para onde vai o trabalho. O evento contará, ainda, com atividades culturais e apresentações dos grupos de trabalho.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Paulo Fraga, o evento é o maior encontro que antecede o Congresso Brasileiro de Sociologia. “Ele está vinculado à Sociedade Brasileira de Sociologia do Brasil, e estamos com muita expectativa. É a primeira vez que nós organizamos o encontro, e para isso contamos com o apoio de outras instituições: a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Campus Barbacena.”

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais