Da esquerda para a direita: Luiz Felipe Falcão, professora Iluska Coutinho, professor Fernando Oliveira Paulino (no vídeo) e professora Sonia Virginia Moreira (foto: arquivo pessoal)

Refletir sobre a mobilização social a partir de uma campanha de valorização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da comunicação pública brasileira, após ameaças de extinção e privatização, foi o que motivou a pesquisa de mestrado do jornalista Luiz Felipe Falcão. O estudo busca analisar os processos de mobilização nos conteúdos audiovisuais divulgados na campanha “Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública”. A  dissertação foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As principais questões apresentadas na dissertação estão relacionadas ao retrato de um período histórico da comunicação pública no Brasil, que começa em 2016, com o afastamento do então presidente da EBC e com a extinção do conselho curador. “A partir destas ameaças ao caráter público da EBC e da TV Brasil, as pessoas se reuniram em torno desta causa”, contextualiza Falcão. Segundo ele, a campanha mobilizou diversas pessoas nas redes sociais, que gravaram depoimentos em vídeo defendendo a comunicação pública como um direito. “Diante deste cenário, então, eu busco entender de que forma a mobilização social aconteceu e em que medida os imaginários envolvidos na manutenção e na preservação da TV Brasil são trabalhados a partir de narrativas construídas com o intuito de alavancar a campanha e mobilizar a sociedade”.

De acordo com o pesquisador, foram realizadas pesquisas bibliográficas, coletas de dados e análise audiovisual que permitiram entender quais as implicações deste processo. “O mais interessante é que a metodologia me levou a resultados que extrapolam a questão se a campanha deu certo ou não. Se olharmos do ponto de vista de que a EBC acabou sofrendo com o desmonte do conselho curador e a substituição do presidente por outro vinculado ao executivo, houve uma perda. Mas houve também um ganho significativo, uma vez que discutiu-se a comunicação pública no cenário brasileiro de forma mais intensa”.

Para Falcão, a análise dos mais de 80 vídeos divulgados pela campanha permitiu compreender de que modo os diversos setores da sociedade civil enxergam o que é a comunicação pública e qual o papel da EBC e da TV Brasil neste cenário.  “Foi possível ter a dimensão de como ainda é necessário discutir a comunicação pública no nosso país. Talvez a mobilização da campanha não tenha atingido o resultado inicial, que era de manter a EBC da forma como estava, mas pelo menos avançou com as discussões, abriu o debate e buscou o exercício da democracia, uma vez que a comunicação pública é fundamental para uma sociedade democrática”.

A orientadora da dissertação, professora Iluska Coutinho, ressalta que o diferencial do trabalho foi um mergulho ao conjunto de vídeos, hoje históricos, por meio da análise da materialidade audiovisual. “A pesquisa tem uma dupla importância. Primeiro por abordar um tema ainda  pouco conhecido mas muito necessário, sobretudo atualmente: a comunicação pública. O segundo é a reflexão sobre a mobilização social em ambientes digitais por meio de vídeo. E, cada dia mais, precisamos falar sobre isso”.

Contatos:
Luiz Felipe Falcão – (mestrando)
luizfelipefalcao@gmail.com

Iluska Maria da Silva Coutinho (orientadora – UFJF)
iluska.coutinho@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Iluska Maria da Silva Coutinho (orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira (UFJF)
Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino (UNB)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-graduação em Comunicação