Evento “Rastros de lama” aproxima debate acadêmico da sociedade (Foto: Maria Otávia Rezende)

A questão é quando. Essa parece ser a resposta de pesquisadores da mineração sobre a possibilidade de haver outros acidentes com barragens. Desde o desastre em Mariana (MG), estudiosos têm alertado sobre os riscos da atividade mineradora no país, ampliando o debate deste tema junto à sociedade. Este é o caso do evento “Rastros de lama: Perspectivas sobre Mariana e Brumadinho”, que acontece no dia 15 de março, no Anfiteatro 3 do Centro de Ciências, no campus da UFJF, das 10h às 18h.

Professores envolvidos em projetos de pesquisa e extensão relacionados ao assunto irão discutir com o público aspectos socioambientais, técnicos e humanos, a partir das duas tragédias ocorridas em Minas Gerais. A inscrição é gratuita, aberta a toda comunidade, e pode ser feita por meio deste formulário.

A programação (veja abaixo) conta com três painéis de discussão, organizados de acordo com os eixos: Impactos socioambientais dos crimes; Engenharia e controle de barragens; e Mineração e direitos humanos. Serão três debatedores em cada painel e um mediador. Também haverá uma roda de conversa sobre a cobertura jornalística do desastre, com profissionais da imprensa e da Universidade. Ao final do dia, o lançamento da exposição fotográfica “Às Margens”, da aluna Maria Otávia Rezende, encerra o evento.

A iniciativa surge a partir da relevância das pesquisas desenvolvidas pela UFJF dentro da temática e está inserida nos esforços da Rede de Pesquisa, Extensão e Ensino formada logo após o rompimento da barragem em Brumadinho.

“A importância desse encontro está, principalmente, no protagonismo da Universidade na criação desta rede. É extremamente importante valorizar o conhecimento adquirido e o empenho dos docentes em oferecer um retorno para a sociedade, na forma de discussão e reflexão sobre esse problema que afeta a todos”, comenta Mônica de Oliveira, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa.

Trazer pesquisadores para debater com a sociedade é fundamental para que as pessoas compreendam a diversidade dos problemas envolvidos na atividade mineral. (Foto: Maria Otávia Rezende)

“Eventos como esse são importantes em vários aspectos. Um deles é reunir pesquisadores que já estão trabalhando nesse campo (conjuntamente ou de forma separada), desde o rompimento da Barragem do Fundão. Esse conhecimento acumulado será útil para interpretar de forma mais completa o desastre em Brumadinho, entendendo os elementos comuns a esses dois desastres”, aponta o professor Bruno Milanez, um dos debatedores do evento.

Milanez explica, ainda, que trazer esses pesquisadores para debater com a sociedade, especialmente considerando a importância da mineração para Minas Gerais, é fundamental para que as pessoas compreendam a diversidade dos problemas envolvidos na atividade mineral. “A mineração não se resume a uma atividade econômica como outra qualquer; ela incorre em riscos ambientais e humanos, e tem impactos sociais e ecológicos significativos. É importante que as pessoas tomem consciência disso para tentar reformular e repensar a presença da mineração e criar novas estratégias para romper com a dependência do estado com essa atividade.”

O evento é organizado em parceria pelas pró-reitorias de  Pós-graduação e Pesquisa, de Extensão, de Graduação e pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. A presença em, pelo menos, 75% das atividades programadas confere certificado ao participante.

Dia 15 de março, sexta-feira

Centro de Ciências, campus da UFJF

10h – Abertura – Márcio Guerra (Imagem), Mônica Ribeiro de Oliveira (Propp), Ana Lívia Coimbra (Proex) e  Prograd

10h30 – Painel 1 – Engenharia e controle de barragens

Convidados: Prof. Dr. Jordan Souza (Engenharia); Prof. Dr. Mário Riccio (Engenharia) e Profa. Dra. Tatiana Rodriguez (Engenharia)

12h – Intervalo

14h – Roda de conversa – A cobertura jornalística do desastre

Profa. Dra. Iluska Coutinho (Facom); jornalistas Raul Mourão (UFJF) e Cláudia Mourão (Globo Minas)
Mediação: Carolina Nalon (Imagem/UFJF)

15h – Painel 2 – Impactos socioambientais dos crimes em Mariana e Brumadinho

Convidados: Prof. Dr. Miguel Felippe (Geografia); Prof. Dr. Paulo Henrique Peixoto (Botânica); Prof. Dr. Celso Bandeira (Engenharia Sanitária e Ambiental)
Mediação: Prof. Dr. Wagner Batella (Geografia)

16h30 – Painel 3 – Mineração e Direitos Humanos no Brasil

Convidados: Prof. Dr. Bruno Milanez (Engenharia); Profa. Dra. Manoela Roland (Direito); Representante dos atingidos por barragens (a confirmar).

18h – Abertura da exposição fotográfica “Às Margens”, de Maria Otávia Rezende – Saguão da Reitoria

Outras informações:
(32) 2102-3970 (Diretoria de Imagem Institucional)
Inscrições gratuitas on-line