Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 13/02/2019
Título: Aprovados pelo Sisu já podem fazer a matrícula presencial na UFJF
Os aprovados precisam ficar atentos aos horários estabelecidos para a matrícula de cada curso.
Por G1 Zona da Mata
13/02/2019 10h39 Atualizado há um mês
Começam nesta quarta-feira (13) as matrículas presenciais para os candidatos aprovados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Apenas os candidatos que realizaram a pré-matrícula on-line, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, poderão participar desta etapa presencial.
As inscrições, que vão até sexta-feira (15), acontecem no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas em Juiz de Fora. Em Governador Valadares, a ação é na Faculdade Pitágoras, no Centro.
Para realizar a matrícula, os estudantes devem levar formulários e documentos necessários. Eles também precisam ficar atentos aos horários estabelecidos para a matrícula de cada curso. Confira abaixo:
CAMPUS JUIZ DE FORA
Local: Anfiteatro Prédio Novo ICH
Quarta-feira (13)
8h30 às 10h : Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Direito e Estatística;
10h às 11h30: Letras, Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Psicologia e Serviço Social;
13h30 às 15h: Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia, História, Turismo e Pedagogia.
Quinta-feira (14)
08h30 às 10h: Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Física e Farmácia;
10h às 11h30: Ciências Exatas, Enfermagem, Educação Física, Matemática, Medicina Veterinária e Fisioterapia;
13h30 às 15h: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Computacional.
Sexta-feira (15)
8h30 às 10h: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Química;
10h às 11h30: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação;
13h30 às 15h: Ciências Biológicas, Nutrição, Odontologia e Medicina.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 13/02/2019
Título: Aluna com deficiência visual faz matrícula na UFJF
Jandira de Andrade, de 63 anos, foi aprovada para o curso de Letras e fez matrícula nesta quarta
Por Renan Ribeiro
13/02/2019 às 19h36- Atualizada 13/02/2019 às 20h17
A matrícula presencial dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou na manhã dessa quarta-feira (13) e segue até sexta (15). A agora universitária Jandira Lopes de Andrade, 63 anos, aprovada para o curso de Letras, foi uma das primeiras a chegar para se inscrever. Tendo passado pelo Curso Preparatório para Concursos (CPC) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e lidado com as limitações da deficiência visual, a caloura contou que se sentia emocionada.
“Estou me sentindo no céu. Foi tudo muito bem. Cheguei, eles dividiram os cursos e a matrícula para Letras foi às 10h. Todos foram muito atenciosos, me ajudaram muito, porque tem muita coisa para escrever. Fui ao Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) onde também fui muito bem acolhida. Agora está feito, as aulas começam no dia 11. Se Deus quiser, nessa data, estarei lá em cima (na faculdade)”, disse Jandira, que elogiou a forma como foi acolhida, desde a primeira vez que teve contato com a universidade, quando teve o apoio de um ledor durante o Enem.
De acordo com a professora Katiúscia Vargas, coordenadora do NAI, oferecer esse recurso já no momento da prova é o primeiro passo para democratizar o acesso ao ensino superior, com diferentes alternativas, como a política de cotas. “Precisamos pensar em processos seletivos que também sejam inclusivos. Para uma pessoa cega, ter uma ajuda do ledor, ou de um transcritor, e até mesmo a uma prova em braile é fundamental. Se não for assim, nem adianta garantir a vaga, se a prova não condiz com esse princípio de acessibilidade.”
Ainda segundo Katiúscia, a importância de ter pessoas como Jandira dentro da universidade começa com o exercício do direito de ter acesso a esse nível de escolaridade, independente de ter ou não deficiência, partindo da ideia que é uma grande conquista para o grupo, que precisou superar muitos processos de exclusão até agora.
“É muito rico para a universidade conviver com essa diversidade e trazer outros grupos, que, historicamente, foram excluídos do ensino superior. Mas por outro lado, também é um grande desafio.”
Isso acontece, conforme a coordenadora do NAI, porque a instituição precisa se organizar para garantir a permanência desses alunos. “Seja na oferta de recursos, de tecnologias e de acessibilidade, como para nós professores, para pensarmos estratégias metodológicas que possam contemplar as especificidades desses alunos.”
Ao fazer a matrícula, Jandira teve seu primeiro contato com o NAI, que tem por objetivo, como explicou Katiúscia, se organizar para atender às demandas dos estudantes. “No caso dela, o primeiro passo é vermos quais estratégias ela mesma utilizou e utiliza em seu processo de escolarização. A partir dali, buscamos proporcionar para ela a utilização de tecnologias assistidas, como o computador, com programas específicos, para adaptar o material didático”.
Ela ainda pontua que a UFJF já tem espaços sinalizados com piso tátil para pessoas com deficiência visual. Mas nem todos têm essa sinalização. “Dentro dessa perspectiva, eu penso que é com esses estudantes que conseguimos pensar no que é melhor para eles. A política do NAI é sempre conversar com o estudante e acompanhá-lo. Temos outros estudantes com deficiência visual na UFJF, mas cada um deles apresenta uma demanda específica. Depende muito do curso que a pessoa escolhe, dentro daquela área de formação”.
Garantindo a oportunidade de acesso
Em sua preparação, no CPC, Jandira participava das aulas, embora não tivesse como ver a matéria que era passada no quadro. Mas os professores se preocuparam em ajudá-la a se preparar para a prova. “Procuramos lançar um olhar especial para as pessoas mais vulneráveis. Vimos a necessidade de um acompanhamento maior nos simulados. Procuramos tornar esse ambiente mais acolhedor com ela. Para os alunos, a Jandira se tornou um modelo e ajudou a despertar a vontade de outras pessoas para atingir seus objetivos. Isso é muito gratificante,” disse Jaqueline Trovato.
A professora de Física Michelly Andrade acompanhou Jandira em um dos simulados que ela fez, como ledora. “Como ela tem baixa visão, líamos o simulado. Como eu dou aula de Física, a acompanhei na prova de Ciências da Natureza e Matemática. Fizemos a prova em uma sala separada, com o tempo que o Enem proporciona, de cinco horas e meia, mas se ela quisesse parar para tomar água, ou ir ao banheiro, tinha o tempo dela. Nós líamos aos poucos. Ela é muito esforçada. Então, apesar de não conseguir enxergar, conseguia visualizar bem as questões na cabeça dela e guardar as alternativas.”
Para Michelly, a primeira experiência como ledora deu a ela outra visão sobre a aplicação de provas para pessoas com deficiência. “Principalmente na área de exatas, mudou muita coisa. Nem todos os cursos têm alguém que possa auxiliar, ter essa base no nosso cursinho é um diferencial. Muitas vezes, essas instituições nem aceitam essas pessoas. É especial e muito edificante. Fiquei receosa, porque nunca tinha trabalhado dessa forma. A gente tentou ao máximo deixá-la à vontade. Seguíamos o ritmo dela e funcionou bastante.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 13/02/2019
Título: UFJF divulga editais de reclassificação do Pism e do Sisu
Candidatos têm até às 23h59 da próxima sexta para a realização da pré-matrícula on-line
Por Tribuna
13/02/2019 às 18h50
A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) divulgou, nesta quarta-feira (13), os primeiros editais de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os candidatos convocados pelos editais têm até às 23h59 da próxima sexta-feira (15) para a realização da pré-matrícula on-line, que assegura a vaga até a matrícula presencial, entre os dias 20 a 22 de fevereiro. A universidade recomenda que, além de realizar a pré-matrícula on-line, o futuro universitário verifique, com antecedência, as datas e horários das matrículas presenciais, já divulgadas para cada curso. Os aprovados, tanto pelo Pism, quanto pelo Sisu, devem se preparar, checando a documentação necessária para apresentar no ato da matrícula.
Novas chamadas
Ainda há possibilidades para os candidatos que não foram convocados no primeiro edital de reclassificação. Os cronogramas de reclassificações do Pism e do Sisu estão disponíveis no portal da Cdara. Segundo a instituição, existe possibilidade de novas convocações até a terceira semana letiva do primeiro semestre de 2019. Os segundos editais de reclassificação de ambos os programas de ingresso têm previsão de divulgação para o próximo dia 20.
— —
Veículo: Vestibular – Brasil Escola
Editoria: Notícias
Data: 13/02/2019
Título: Minas Gerais: UFJF solta 1ª reclassificação do Pism 2019
NOTÍCIAS
A pré-matrícula virtual começa hoje, 13 de fevereiro, e se encerra na próxima sexta-feira (15).
Por Lorraine Vilela Campos
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou a primeira reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro. A pré-matrícula virtual começa hoje e se encerra na próxima sexta-feira (15).
Confira os aprovados
A UFJF tem outras reclassificações previstas para os dois semestres letivos:
=> Primeiro semestre: 20 de fevereiro e 13, 20 e 27 de março.
=> Segundo semestre: 5, 12 e 26 de junho; 3, 10, 17, 24 e 31 de julho; 7, 14 e 21 de agosto.
Somando a reclassificação do Pism aos convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a UFJF classificou 492 candidatos nesta quarta-feira (13).
Pism UFJF
A UFJF aplicou as provas do Pism em 1º e 2 de dezembro, no período da tarde, nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, além de Volta Redonda (RJ). A seleção contou com questões objetivas comuns a todos os cursos e perguntas discursivas específicas às graduações escolhidas pelos candidatos.
A oferta para a terceira etapa do Pism foi de 2.316 vagas gerais e duas adicionais, sendo a metade para estudantes de escolas públicas (por renda ou não; por etnia ou não) e pessoas com deficiência. As oportunidades foram para Juiz de Fora e Governador Valadares.
As demais etapas do Pism puderam conferir suas notas ontem, 12 de fevereiro, pontuação que será acumulada para as próximas fases. Mais informações no Edital e no site da Cdara UFJF.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 13/02/2019
Título: Zagueiro desfalca o Tupynambás contra a URT, e meia deixa o clube
Felipe Gregory teve lesão no nariz contra o Tombense, e Marcelinho deve herdar vaga. Meia Vanger acerta rescisão com o clube
Por Bruno Kaehler
13/02/2019 às 19h49- Atualizada 13/02/2019 às 19h51
De olho na partida contra a URT, em Patos de Minas, da próxima segunda-feira (18), às 19h, o Tupynambás treinou na tarde desta quarta-feira (13) no gramado do José Paiz Soares, no Poço Rico, sem contar com dois jogadores. O zagueiro Felipe Gregory operou o nariz, lesionado em duelo contra o Tombense, e o meia Vanger acertou rescisão com o clube.
A previsão é que Gregory perca a partida da próxima rodada, mas já esteja à disposição do técnico Felipe Surian para o duelo contra o Guarani, dia 24. Já Vanger, que iniciou campanha no Mineiro como titular e perdeu espaço durante o torneio, acertou, segundo o clube, sua liberação em comum acordo.
Durante a primeira parte dos exercícios, o técnico Felipe Surian treinou a construção de jogadas no terço final do gramado com superioridade numérica do grupo atacante, formado por seis atletas contra quatro. Na atividade, a linha defensiva principal foi formada por Paulinho, Marcelinho, Adriano e Lucas Hipólito. O lateral-direito Paulinho pode ganhar vaga de Gustavo Crecci, enquanto Marcelinho, que sentiu incômodo na coxa antes do jogo com o Cruzeiro, enfim pode estrear pelo Baeta.
A intensidade permaneceu em atividade técnica, assim como a formação da primeira linha juiz-forana. O time titular teve Renan; Paulinho, Marcelinho, Adriano e Lucas Hipólito; Marcel, Léo Salino (Gustavo) e Leandro Salino; Igor Soares, Geovani e Ademilson.
Parceria confirmada
No final da manhã desta quinta, uma coletiva de imprensa com presenças da diretoria do Baeta e do projeto de extensão de futebol da UFJF oficializa parceria entre os projetos. A relação tem o principal objetivo de viabilizar a participação do Futebol UFJF na segunda divisão do Campeonato Mineiro de base, após a Federação Mineira de Futebol (FMF) ter passado a exigir, nesta temporada, a filiação das equipes junto à uma entidade profissional ou que detenham o Certificado de Clube Formador válido, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 13/02/2019
Título: UFJF divulga editais de reclassificação do Pism e do Sisu
Candidatos têm até às 23h59 da próxima sexta para a realização da pré-matrícula on-line
Por Tribuna
13/02/2019 às 18h50
A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) divulgou, nesta quarta-feira (13), os primeiros editais de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os candidatos convocados pelos editais têm até às 23h59 da próxima sexta-feira (15) para a realização da pré-matrícula on-line, que assegura a vaga até a matrícula presencial, entre os dias 20 a 22 de fevereiro. A universidade recomenda que, além de realizar a pré-matrícula on-line, o futuro universitário verifique, com antecedência, as datas e horários das matrículas presenciais, já divulgadas para cada curso. Os aprovados, tanto pelo Pism, quanto pelo Sisu, devem se preparar, checando a documentação necessária para apresentar no ato da matrícula.
Novas chamadas
Ainda há possibilidades para os candidatos que não foram convocados no primeiro edital de reclassificação. Os cronogramas de reclassificações do Pism e do Sisu estão disponíveis no portal da Cdara. Segundo a instituição, existe possibilidade de novas convocações até a terceira semana letiva do primeiro semestre de 2019. Os segundos editais de reclassificação de ambos os programas de ingresso têm previsão de divulgação para o próximo dia 20.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 13/02/2019
Título: UFJF divulga editais de reclassificação do Pism e Sisu
Há possibilidade de novas convocações até a terceira semana letiva do primeiro semestre de 2019.
Por G1 Zona da Mata
13/02/2019 17h00 Atualizado há um mês
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira (13) os primeiros editais de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os candidatos convocados pelos editais devem fazer a matrícula online até as 23h59 de sexta-feira (15), assegurando a vaga até a matrícula presencial que será entre os dias 20 e 22.
A UFJF recomenda que o candidato verifique com antecedência as datas e horários das matrículas presenciais para cada curso, além de conferir a documentação necessária que deve ser apresentada no ato da matrícula, tanto para os aprovados no Pism quanto pelo Sisu.
Nesta quarta começaram as matrículas presenciais para os candidatos aprovados na UFJF pela chamada regular do Sisu.
Novas chamadas
Os cronogramas de reclassificações do Pism e do Sisu estão disponíveis no portal da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) da UFJF. Há possibilidade de novas convocações até a terceira semana letiva do primeiro semestre de 2019.
A previsão é que no dia 20 seja divulgado os segundos editais de reclassificação dos dois programas de ingresso. Mais informações pelo site ou telefone (32) 2102-3911/3978.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 13/02/2019
Título: Frente fria deixa tempo instável em JF
Nesta quarta, máxima não passou dos 22,7ºC; chuva entre sexta e sábado pode chegar a 100mm
Por Tribuna
13/02/2019 às 12h28- Atualizada 13/02/2019 às 20h13
A chegada de uma frente fria na região deixa o tempo instável em Juiz de Fora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição é propícia a tempestades, por vezes fortes, a qualquer hora do dia. Ainda conforme o Inmet, a maior concentração de chuvas na cidade deverá ser observada entre sexta-feira (15) e sábado (16), com acumulados que podem superar os 100 milímetros. Para fins de comparação, em todo o mês de fevereiro chove em Juiz de Fora, historicamente, média de 174,7 milímetros.
Por conta da instabilidade – que deixou o Estado do Rio de Janeiro em alerta para condições de eventos severos desde a terça-feira (12) -, a Concer pede atenção redobrada na rodovia BR-040, principalmente no trecho entre Duque de Caxias e Três Rios. A concessionária solicita prudência, principalmente, na Serra de Petrópolis, onde uma obra de recuperação de pavimento deixa o tráfego em meia pista no km 82, em Quitandinha.
Por causa da frente fria, os termômetros deverão registrar temperaturas mais baixas nos próximos dias. Conforme dados do Inmet, Juiz de Fora registrou, nesta quarta-feira (13), temperaturas mínimas de 19,6ºC e máxima de 22,7ºC. Para esta quinta-feira (14), os termômetros devem variar entre 19ºC e 25ºC.
Rompimento de fiação
Os ventos da noite da última terça-feira (12) causaram rompimento em fiações e deixaram os moradores do Bairro Graminha sem fornecimento elétrico, conforme relatos de um leitor da Tribuna. A população na área chegou a ficar sem energia desde 20h30, por cerca de 16 horas. A fim de comparação, de acordo com o Inmet, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as rajadas de vento chegaram a 40,3 Km/h, por volta de 20h. A redação fez contato com a Cemig para confirmar as causas da falta de energia no Bairro, mas não obteve retorno.
— —
Veículo: Página Revista
Editoria: Notícias
Data: 13/02/2019
Link: http://www.paginarevista.com.br/noticia/xique-xiquense-de-17-anos-e-aprovado-em-tres-federais/2696
Título: XIQUE-XIQUENSE DE 17 ANOS É APROVADO EM TRÊS FEDERAIS
Rick Rodrigues, 17, natural de Xique-Xique/BA, escolheu Medicina como carreira, mas para alcançar o tão sonhado curso, teve de contar com a ajuda de um profissional valioso e muito especial: o professor.
Elis Regina – mãe de Rick.
O sorriso estampado no rosto de Elis Regina, mãe de Rick, tem dono. O filho caçula, Rick Rodrigues, de 17 anos, que sempre foi motivo de orgulho agora vai estudar Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Para qualquer mãe, só isso seria motivo para estar delirando de felicidade, mas a história do adolescente é diferente. “Desde pequena, a minha filha, Carla Regina, sempre brincou com ele de ‘escolinha’, junto com as colegas dele; lá em casa tinha um quadro onde ela fazia as atividades, ela era a professora e ele o aluno, e ali ela foi ajudando ele, incentivando”, conta a mãe Elis Regina, que é professora.
Rick Rodrigues é de Xique-Xique, na Bahia, e com sete anos, veio de mudança da Bahia para Governador Valadares. Curioso, observador, sempre gostou de se sentir desafiado na escola, e com quatro anos já conseguia ler sozinho. Questionada por vários professores, sua mãe, começou a buscar orientação profissional para explorar o talento do filho. “Na época, a professora ficou preocupada porque ele ‘tava’ acima da média das demais crianças, porém, ele não tinha idade, e ela ficou preocupada dele não poder acompanhar pra escrever pelo quadro, mas ele deu conta de tudo e surpreendeu todo mundo”, explica Elis.
O estudante fez o ensino médio no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, e ajudava aos outros alunos com mais dificuldades. Como se não bastasse, também conseguiu uma bolsa de estudos em um cursinho particular. O segredo do sucesso de Rick veio do foco e da determinação; no ensino Médio, ele estudava mais de 12 horas por dia. Hoje, com apenas 17 anos, o adolescente conseguiu ser aprovado em três vestibulares de Medicina, sendo todos federais. “A ficha nem caiu ainda, sabe? Aí você olha pra trás e vê que tudo valeu a pena, é uma emoção muito grande”, conta Rick.
A trajetória do estudante nem sempre foi fácil. Por causa da dificuldade em aprender, afirma que chegou a sofrer perseguição nas escolas onde estudou. “Sofri bullyng, perseguição na escola”, diz o adolescente. “Desde lá do interior da Bahia, que os colegas ficavam pressionando ele, davam livros pra ele, porque não acreditavam que ele estava lendo, chegando ao ponto da diretora da escola chegar pra os alunos e falar: ‘deixa ele’ em paz!”, conta Elis.
O conselho do adolescente Rick.
O adolescente se sente pronto para a nova jornada, e vestiu a camisa do curso, aliás, o ‘jaleco’. Animado com a mudança e com o início das aulas, o futuro dr. Rick Rodrigues deixa um conselho para os colegas que continuam em busca de uma cadeira na Universidade. “Procure pessoas, professores que te apoiam, porque eu tive professores que foram muito importantes pra minha formação; e nunca desistir, pois se você lutar vai conseguir”.
MG Record – Transcrito pela redação do Pagina Revista.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esporte
Data: 14/02/2019
Título: Tupynambás e Futebol UFJF selam parceria para a base
Times sub-15 e sub-17 disputarão o Mineiro com a camisa do Baeta, que já aproveita atleta da Federal no profissional
Por Bruno Kaehler
14/02/2019 às 14h42
O projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Futebol UFJF, será Tupynambás nas disputas da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro sub-15 e sub-17 deste ano. A parceria entre as partes foi detalhada nesta quinta-feira (14), durante entrevista coletiva na Faefid com representantes da UFJF e do Baeta.
Para este ano, a Federação Mineira de Futebol (FMF) passou a condicionar a participação das equipes no Estadual de base. Só podem disputar os campeonatos sub-15 e sub-17 aqueles que possuírem filiação no profissional junto à entidade ou que detenham o Certificado de Clube Formador válido, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O acordo entre as equipes da cidade, como explicou o coordenador do projeto de extensão da Faefid, Marcelo Matta, à CBN Juiz de Fora, viabiliza a sequência da participação da Federal.
“Essa parceria vai permitir que nossas equipes sub-15 e sub-17 participem do Campeonato Mineiro realizado pela FMF, além de permitir que aqueles atletas que aqui terminam seu processo, que é até o sub-17, tenham oportunidade de dar sequência à sua formação, profissionalizando-se no Tupynambás. E, por fim, cumprindo uma missão da UFJF, de capacitar os acadêmicos de educação física através de estágios com a equipe profissional do Tupynambás”, destrinchou.
Em 2018, a equipe sub-17 do Futebol UFJF foi campeã da Segunda Divisão estadual na categoria. Apesar disso, a vaga na elite se dava pela soma das campanhas sub-15 e sub-17, o que impossibilitou o acesso juiz-forano.
Os treinos da Federal já foram iniciados, com direito a seletiva marcada pela expressiva participação de 250 jovens. Há, ainda, período de seleção de novos talentos para as equipes do sub-11 ao sub-17. O Congresso Técnico do Mineiro de base ocorre na próxima semana, com início dos jogos previsto para abril.
Lateral treina no Baeta e vai para a Arábia Saudita
Ao longo dos últimos cinco anos, o projeto da Federal já levou atletas para testes em diversas equipes de primeiro escalão no Brasil. Há, ainda, o aproveitamento em treinos de equipes locais, como o caso de Lucas Santos, lateral-direito de 18 anos, que despertou interesse até do exterior.
“O Lucas Santos participa do projeto desde a sua origem, quando tinha 12 para 13 anos. Cinco temporadas de participação de treinos, competições na cidade e no estado, foi campeão sub-15 e sub-17, campeão mineiro no futsal, e estourou a idade. Neste ano o Felipe Surian (técnico do Baeta) solicitou jogadores nossos para avaliação e enviamos cinco. E o Lucas foi selecionado. Vem treinando com a equipe profissional do Tupynambás. Nesse tempo apareceu uma empresa da Arábia Saudita e manifestou interesse em levá-lo para uma avaliação lá, com a possível contratação de uma equipe”, explica Marcelo Matta.
O jovem, presente na coletiva desta quinta, comemorou a possibilidade de treinar com o Baeta e, ainda, ir para a Arábia Saudita, sem data definida até o momento, para avaliação. “No começo achei muito complicado, porque a seletiva envolvia mais de 40 atletas na Federal. Tive a oportunidade de começar treinando no elenco profissional agora e é uma experiência nova. Estou gostando bastante, me adaptando bem e veio essa oportunidade. A expectativa é muito grande, porque é um país novo, em que não estou acostumado, mas espero ser um grande atleta futuramente”, conta o jogador, grato por todo o crescimento obtido na UFJF. “Foi fundamental porque estou aqui há cinco anos e sei que sem o projeto não seria o atleta de hoje. A ajuda dos estagiários e do Marcelão foi essencial”, garante.
— —
Veículo: Portal O Dia
Editoria: Campeonato Brasileiro
Data: 14/02/2019
Título: Tupynambás e UFJF firmam parceria para futebol de base
Tupynambás e UFJF firmam parceria para futebol de base
Além de Marcelo, estiveram presentes o diretor da Faculdade de Educação Física (Faefid), Jeferson Vianna e o vice-presidente de futebol do Baeta, Cláudio Dias.
O primeiro fruto da parceria é o atleta Lucas Santos, que integrava o time sub-17 do projeto. Ele foi aprovado pela comissão técnica do Leão do Poço Rico e será o primeiro jogador do projeto a ser profissionalizado pelo Tupynambás.
14/02/2019 15:54h
Fonte: Globo Esporte
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Painel
Data: 14/02/2019
Título: Zema chama juiz-forano para ocupar a Saúde
Por Paulo Cesar Magella
14/02/2019 às 10h50 – Atualizada 14/02/2019 às 20h03
O neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral Pereira, servidor público de carreira e professor da UFJF, foi anunciado na manhã desta quinta-feira (14) como o novo secretário de Estado da Saúde, como o Painel antecipou sem citar o nome. Ele ocupará a vaga do atual secretário Wagner Eduardo Pereira, que se afastou por problemas de saúde. Atuando no Hospital Dr. João Penido desde 1994, Carlos Eduardo é filiado ao Partido Novo e disputou as últimas eleições como candidato a deputado federal, obtendo 19 mil votos. Desde o início da semana ele estava passando pelo processo seletivo e foi aprovado.
O neurologista Carlos Eduardo Amaral Pereira trabalhava no Hospital Dr. João Penido desde 1994
Mais um na fila
Há quem aposte que o Partido Novo de Juiz de Fora deve emplacar mais um nome no Governo, provavelmente no conselho do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Sub queimado
A indicação do novo secretário foi rápida, pois o subsecretário de Saúde, José Farah Júnior, ora respondendo interinamente pela pasta, sequer foi cogitado para continuar no cargo. Ele queimou o próprio filme por meio de um vídeo, disponível no whatsApp, no qual faz duras críticas ao governador. Delegado de carreira, ele disse, no período de campanha, que o empresário não tinha a menor condição de dirigir os destinos de Minas. Provavelmente, não ficará, sequer, na subsecretaria.
Fim do cabide
Além de ter utilizado sua conta no twitter para falar da indicação do médico Carlos Eduardo Amaral para a secretaria de Estado da Saúde, o governador Romeu Zema também postou suas expectativas em torno da Cemig, após ter indicado o especialista em gestão Cledorvino Belini para a sua presidência. “Um dos compromissos que assumi foi o de profissionalizar a gestão pública, em especial as empresas estatais que por muitos anos serviram de cabide de empregos e ferramentas políticas. Estamos começando esse processo pela Cemig, através de seu novo presidente Cledorvino Belini”, destacou.
Volta às reuniões
Na volta às reuniões ordinárias, nesta sexta-feira, a Câmara vai receber o projeto de resolução da Mesa Diretora que trata das medidas de contenção de gastos e na elaboração de um novo modelo para as verbas de gabinete. Após a leitura, o documento será encaminhado às Comissões Técnicas. Durante entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, no quadro Pequeno Expediente, o presidente Luiz Octavio Coelho (Pardal) revelou que sua expectativa é de que as mudanças entrem em vigor logo no início do segundo semestre.
Juiz-forano na intervenção
Ex diretor-jurídico da Câmara Municipal, o advogado André de Assis Moreira foi nomeado pelo interventor federal no Rio de Janeiro para o cargo de coordenador-geral de Planejamento da Secretaria de Administração do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro da Casa Civil da Presidência da República. O ato de nomeação foi publicado nessa quinta-feira no Diário Oficial.
Comissões Técnicas
Os deputados Sheila Oliveira (PSL) e Noraldino Júnior (PSC) emplacaram a presidência de comissões técnicas na Assembleia. Sheila irá presidir a Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras drogas, enquanto Noraldino vai presidente a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
— —
Veículo: O Tempo
Editoria: Política
Data: 14/02/2019
Título: Romeu Zema nomeia neurocirurgião como secretário de Saúde
Servidor público de carreira, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva é professor da UFJF e passou por processo seletivo
Por RICARDO CORRÊA
14/02/19 – 09h44
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou na manhã desta quinta-feira (14) o novo secretário de Saúde do Estado. Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva vai substituir Wagner Eduardo Pereira que, conforme antecipou O TEMPO em sua edição desta quinta, está deixando o governo para tratar de problemas de saúde.
O novo titular da pasta da saúde é neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista e dá aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Apesar da formação na área, Carlos Eduardo Amaral teve indicação política e atende às reivindicações de espaço feitas pelo partido Novo. Ele foi candidato a deputado federal pelo partido nas últimas eleições, mas teve 19 mil votos e não foi eleito.
Ao apresentar o novo secretário, Zema destacou que ele é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, tendo experiência como gerente assistencial do hospital regional Doutor João Penido. Além disso, de acordo com o governador, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva tem MBA em gestão de negócios, MBA em gestão hospitalar e passou por um processo seletivo.
Desde o afastamento de Wagner Eduardo Pereira, a pasta vinha sendo ocupada por José Farah Júnior, um ex-delegado de polícia que vinha causando insatisfações no governo. Ele é alvo de reclamações constantes de servidores e de outros dirigentes da pasta. Além disso, se envolveu em uma polêmica com a divulgação e um áudio em que critica Romeu Zema ainda na época da campanha.
— —
Veículo: Diário de Araxá
Editoria: Saúde
Data: 14/02/2019
Título: Primeira baixa no Governo Zema: Neurocirurgião assume Secretaria de Estado de Saúde
Data: 14/02/2019em: Minas, Saúde
Primeira baixa no Governo Zema: Neurocirurgião assume Secretaria de Estado de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) passa a ser comandada, a partir desta quinta-feira (14), pelo médico Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, nomeado pelo governador de Minas, Romeu Zema.
Com larga experiência profissional, o neurocirurgião, neurorradiologista intervencionista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai substituir o médico Wagner Eduardo Ferreira, que pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares.
O novo titular da Saúde é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, tendo experiência como gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O secretário possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, afirmou o governador Romeu Zema.
Fonte: Agência Minas
— —
Veículo: EM.com.br
Editoria: Política
Data: 14/02/2019
Título: Zema troca secretário de Saúde por candidato derrotado do Novo
O médico Carlos Eduardo, que assume a pasta nesta quinta-feira, concorreu a deputado federal e teve 19,6 mil votos
Juliana Cipriani
postado em 14/02/2019 09:16 / atualizado em 14/02/2019 11:00
Um mês e meio depois do início da gestão, o governador Romeu Zema (Novo) teve nesta quinta-feira (14) a primeira baixa do seu governo com a saída do secretário de Saúde Wagner Eduardo Ferreira. Em seu lugar foi nomeado o médico Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, candidato a deputado federal pelo Partido Novo derrotado nas urnas em outubro do ano passado. A troca ocorreu por questões de saúde do primeiro escolhido para a pasta.
Romeu Zema anuncia mais três secretários para integrar novo governo
A indicação faz parte de uma articulação para acalmar os ânimos do partido de Zema, que se sentiu desprestigiado nas posições políticas definidas pelo Palácio Tiradentes. A legenda perdeu a liderança de governo no Legislativo, por exemplo, para o PSDB.
Nos bastidores, os parlamentares também estão incomodados por não conseguir a presidência de uma comissão de peso no Legislativo. O grupo chegou a pleitear a de Fiscalização Financeira e Orçamentária mas, com o peso de apenas três cadeiras e a falta de experiência, não devem ser atendidos.
O novo secretário da Saúde Carlos Eduardo 19.683 votos e ficou como terceiro suplente do Novo para a Câmara dos Deputados. Ele é neurocirurgião de Juiz de Fora desde 1996, na Zona da Mata, onde é professor na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1998. Médico de carreira da rede Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), tem MBA em Gestão de Negócios e Gestão de Saúde e Segurança do Paciente. Tambénm foi presidente da Sociedade Mineira de Neurocirurgia.
O vice-líder do governo Guilherme da Cunha (NOVO) negou que a legenda tenha articulado a indicação. “Era inevitável a procura por causa das questões de saúde do secretário anterior e encontramos um nome que tem não só qualificação médica, mas experiência em gestão de saúde pública. É um acadêmico que tem pós-graduação na área mas também vivência prática”, disse.
Segundo o deputado, pesou o fato de ele ter histórico de gestão na Fhemig da Zona da Mata e ser um médico que atua na ponta do serviço.
“Não existe indicação da bancada do novo e nem isso de recompensar uma pessoa porque foi candidato. Temos candidato a deputado federal mais bem votado que ele e não está na secretaria. Além disso, se fosse questão de colocar ex-candidatos ele já estaria no cargo desde 1º de janeiro”, afirmou Guilherme da Cunha.Continua depois da publicidade
Como vem fazendo, Zema usou o Facebook na manhã desta quinta-feira para comunicar a troca de secretários. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, disse o governador.
O antigo secretário da pasta, Wagner Eduardo Ferreira, ex-presidente da Fhemig e da Feluma, praticamente não assumiu a função em razão de problemas médicos.
Cargo também na Prodemge
Em seu lugar estava atuando interinamente o delegado José Farah Junior. Em áudios que circularam na internet que seriam da época da campanha, ele havia dito que Zema não tem capacidade para distinguir o público do privado. Farah permanece no cargo de secretário adjunto de Saúde.
O Novo também emplacou na Presidência da Prodemge o candidato derrotado ao Senado Rodrigo Paiva. Com 1,3 milhão de votos, o candidato teve a quinta colocação, ficando atrás dos senadores eleitos Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PSD), do ex-deputado Dinis Pinheiro (SD) e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
— —
Veículo: BHAZ
Editoria: Política
Data: 14/02/2019
Link: https://bhaz.com.br/2019/02/14/zema-novo-secretario-saude-mg/
Título: Zema anuncia médico ex-candidato do Novo para Secretaria de Saúde
De Rafael D’Oliveira 14/02/2019
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta quarta-feira (14) o novo titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O cargo será ocupado pelo neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva. De acordo com o governo mineiro, Carlos passou por um processo seletivo e foi aprovado para o cargo.
Carlos foi candidato ao cargo de deputado federal, mas terminou com 19,6 mil votos e não conseguiu se eleger para a Câmara Federal, ficando como terceiro suplente. Essa é a primeira troca no secretariado de Zema, após cerca de 45 dias do início da gestão, como foi adiantado pelo colunista do BHAZ Orion Teixeira (relembre aqui).
A pasta antes era chefiada por Wagner Eduardo Ferreira, que deixou o posto por problemas particulares. A secretaria passou então a ser comandada pelo interino José Farah Júnior. Logo após isso, uma gravação de Farah criticando Zema por sua “inexperiência e incapacidade” para o cargo de governador veio à tona. O áudio foi gravado na época das eleições em 2018. O ex-secretário interino se desculpou.
Perfil
O novo secretário é servidor público de carreira e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele tem experiências como neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista.
O novo titular da Saúde é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, tendo experiência como gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora.
O secretário possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, afirmou o governador Romeu Zema.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna César Romero
Data: 14/02/2019
Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/14-02-2019/k.html
Título: Jéssica Marisol e Camila Ribeiro clicadas no Bloco Nega Maria, no Trade Hotel
Por Cesar Romero
14/02/2019 às 07h30 – Atualizada 13/02/2019 às 19h45
Voo Livre
Quem retornou de temporada no gelado Canadá foi Laura Pereira Abrão.
Aniversariando, Luiz Henrique Duarte, Ronaldo Nazareth, José Luiz Rodrigues, Suely Masini Frederico, Priscila Reis Gribel, Leonardo Zacarias, Angélica Venâncio Villar, Daniel Ortiz Miotto, Adriana Giacomini, Joyce Altaf, Priscilla Bastos Netto, Yasminne Felix e o arquiteto Ueslei Bonin.
A nutróloga Alice Amaral fará doutorado no Instituto Universitário Italiano de Rosário, na Argentina.
Começa amanhã e vai até domingo, no Shopping Jardim Norte, o “Esquenta Folia” com chope da Antuérpia, Grizas Beer, NOI e Escola Mirante.
Aluno de medicina da UFJF, Lucas Mizrahy está em Montpellier, na França, participando de pesquisas sobre câncer de mama.
A ‘chef’ Vanessa Martins fala no workshop de ‘love cake’, hoje, na Camicado.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 14/02/2019
Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/14-02-2019/nexa-desmontara-barragem-inativa.html
Título: Nexa desmontará barragem inativa
A capacidade da Barragem dos Peixes esgotou em 2007. Processo de descomissionamento, contudo, manterá rejeitos impermeabilizados sob o solo
Por Gabriel Ferreira Borges
14/02/2019 às 07h00- Atualizada 14/02/2019 às 18h35
Inativa desde 2007 após o esgotamento da capacidade de armazenamento de 870 mil metros cúbicos, a Barragem dos Peixes, localizada às margens da BR-267, próxima à planta industrial da Nexa Resources, no Bairro Igrejinha, será descomissionada. Sem aproveitar a polpa de jarosita acumulada pela estrutura, a metalúrgica planeja descomissionar a barragem por meio de colocação de uma manta impermeabilizante sobre os rejeitos e, posteriormente, de solo e de “cobertura vegetal de pequeno porte”. Ainda durante a operação da Barragem dos Peixes, a Nexa iniciou o processo de manejo da Barragem da Pedra, único maciço em atividade da metalúrgica, cuja estrutura está em fase final de obras para receber 3,5 milhões de metros cúbicos de rejeitos industriais; a atual capacidade é 1,6 milhão. Nesta quinta-feira (14), a respeito do cronograma de obras de descomissionamento, a Nexa respondeu que “está avaliando a melhor forma e momento para iniciar o descomissionamento”.
Conforme informa, por nota, a empresa de propriedade do Grupo Votorantim, para a Barragem dos Peixes, “está prevista a colocação de uma cobertura impermeabilizante e, sobre ela, a colocação de solo e cobertura vegetal de pequeno porte”. Os resíduos de jarosita — composta por sulfatos metálicos, como ferro, zinco, chumbo, cobre, prata e cádmio —, portanto, serão impermeabilizados para evitar o contato com o solo a ser jogado em cima da represa de rejeitos. Questionada pela Tribuna sobre o descomissionamento apenas depois de anos de inatividade, a Nexa afirma que estudava alternativas tecnológicas para reprocessamento do material. “Até o momento ainda não temos tecnologia que permita o reaproveitamento do rejeito da barragem de Juiz de Fora. Por esta razão, no plano de descomissionamento, está considerado o fechamento. Mas estamos estudando continuamente a oportunidade de redução de resíduos.”
Como a Nexa não propõe o aproveitamento econômico dos rejeitos industriais armazenados, o descomissionamento da Barragem dos Peixes, conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inexige licenciamento ambiental. “Somente será necessária a autorização ambiental nos casos em que a empresa propuser o beneficiamento do rejeito depositado para aproveitamento econômico”, confirmou, em nota, a pasta. A metalúrgica nega, ainda, a manutenção da Barragem dos Peixes como alternativa à Barragem da Pedra em caso de ocorrência de situações emergenciais. “Esta barragem não é considerada um back up para a Barragem da Pedra, pois já atingiu a sua capacidade máxima. Toda disposição de rejeito feita na barragem foi feita de acordo com o projetado e licenciado.”
Descaracterização
Em 30 de janeiro, por meio da resolução nº 2.765/2019, a Semad, em conjunto com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), determinou a descaracterização — processo no qual as barragens responsáveis pela contenção de rejeitos são destinadas a outra finalidade — de todas os maciços que armazenam rejeitos proveniente de atividades minerais alteadas a montante. Entretanto, as barragens da Pedra e dos Peixes estão à parte da determinação, uma vez que acumulam resíduos de atividades metalúrgicas. Além disso, segundo a Nexa, ambas foram alteadas pelo método de linha de centro.
Especialista defende monitoramento de águas no entorno
A Semad compreende descomissionamento o processo no qual todo o empreendimento de barragem é desativado, “com a remoção do rejeito, o desmonte da estrutura do barramento e a reconformação topográfica e da região da vegetação, ou seja, tornar o ambiente em sua forma original”. Cézar Henrique Barra Rocha, professor do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), embora destaque a agressividade dos componentes da jarosita, considera prudente o projeto de descomissionamento da Nexa Resources.
“O envelopamento — processo que será utilizado pela Nexa — tem que ser muito bem feito. Os rejeitos industriais devem ser completamente impermeabilizados — por baixo, pelas laterais e por cima —, assim como ocorre em aterros industriais. Há algumas soluções. A própria Vale já está reaproveitando os rejeitos para a geração de outros materiais, o que não é o caso da Nexa. A polpa de jarosita é mais agressiva do que os resíduos minerais da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, sobretudo ao sistema nervoso. Neste caso, a Nexa está sendo prudente”, conclui.
Barra, entretanto, alertou para a qualidade dos recursos hídricos do entorno, inclusive, nas comunidades próximas à barragem. “As águas devem ser monitoradas. Se há nascentes ou fluxos de água que convergem para a área, uma boa drenagem dos fluxos deve ser feita para evitar que se acumulem [resíduos]. O cuidado com as águas é muito importante. Minas Gerais tem uma hidrografia muito rica; há muitas nascentes. O monitoramento em cursos de água e nascentes é importante para saber se está passando água por dentro do maciço e chegando nas comunidades. Naquela região, não há atendimento da Cesama. Muitos moradores utilizam poços artesianos e superficiais.”
Foi reproduzido em: JF Clipping
— —
Veículo: Meridional FM
Editoria: Vestibular
Data: 14/02/2019
Link: https://www.meridionalfm.com.br/2019/02/14/ufjf-mg-libera-1a-reclassificacao-do-pism-2019/
Título: UFJF (MG) libera 1ª reclassificação do Pism 2019
14/02/2019
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou a primeira reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro. A pré-matrícula virtual começa hoje e se encerra na próxima sexta-feira (15).
Confira os aprovados
A UFJF tem outras reclassificações previstas para os dois semestres letivos:
=> Primeiro semestre: 20 de fevereiro e 13, 20 e 27 de março.
=> Segundo semestre: 5, 12 e 26 de junho; 3, 10, 17, 24 e 31 de julho; 7, 14 e 21 de agosto.
Somando a reclassificação do Pism aos convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a UFJF classificou 492 candidatos nesta quarta-feira (13).
Pism UFJF
A UFJF aplicou as provas do Pism em 1º e 2 de dezembro, no período da tarde, nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, além de Volta Redonda (RJ). A seleção contou com questões objetivas comuns a todos os cursos e perguntas discursivas específicas às graduações escolhidas pelos candidatos.
A oferta para a terceira etapa do Pism foi de 2.316 vagas gerais e duas adicionais, sendo a metade para estudantes de escolas públicas (por renda ou não; por etnia ou não) e pessoas com deficiência. As oportunidades foram para Juiz de Fora e Governador Valadares.
As demais etapas do Pism puderam conferir suas notas ontem, 12 de fevereiro, pontuação que será acumulada para as próximas fases. Mais informações no Edital e no site da Cdara UFJF.
— —
Veículo: Globo Esporte
Editoria: Notícias
Data: 14/02/2019
Título: Tupynambás e UFJF firmam parceria para futebol de base
Clube e Universidade se associam para atender a requisito da Federação e fortalecer formação de jogadores
Por GloboEsporte.com — Juiz de Fora, MG
14/02/2019 15h55 Atualizado há um mês
Tupynambás e Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF oficializaram na manhã desta quinta-feira, em Juiz de Fora, uma parceria por tempo indeterminado visando o futebol de base. Com o acordo, os times do projeto de extensão Futebol UFJF jogarão as competições como Tupynambás FC.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) exige que, a partir de 2019, apenas equipes registradas profissionalmente possam disputar a segunda divisão do Campeonato Mineiro sub-15 e sub-17. Com a parceria entre as partes, o projeto de futebol da Universidade poderá dar sequência na principal competição de base.
O Campeonato Mineiro das duas categorias está previsto para ocorrer de 6 de abril a 19 de outubro, com 22 datas. Em 2018, o time conquistou pela primeira vez o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17. A equipe sub-15 terminou a fase final em sexto lugar.
O coordenador da iniciativa, professor Marcelo Matta, explica que, como a UFJF não é um time profissional, a parceria com um clube da cidade permite a adequação às exigências da Federação quanto à participação na disputa.
– É a primeira vez que teremos um clube profissional como parceiro do projeto. Além disso, o Tupynambás tem uma história e uma torcida muito respeitada na cidade. Por ser um clube que gera muita emoção para os torcedores, esperamos que seja uma experiência diferente e enriquecedora – falou.
Além de Marcelo, estiveram presentes o diretor da Faculdade de Educação Física (Faefid), Jeferson Vianna e o vice-presidente de futebol do Baeta, Cláudio Dias.
O primeiro fruto da parceria é o atleta Lucas Santos, que integrava o time sub-17 do projeto. Ele foi aprovado pela comissão técnica do Leão do Poço Rico e será o primeiro jogador do projeto a ser profissionalizado pelo Tupynambás.
— —
Veículo: Rádio Itatiaia JF
Editoria: Saúde
Data: 14/02/2019
Link: http://radioitatiaiajf.com.br/professor-da-ufjf-e-o-novo-secretario-de-saude-de-minas-gerais/
Título: Professor da UFJF é o novo secretário de Saúde de Minas Gerais
14 de fevereiro de 2019 Redação
Médico de Juiz de Fora, Carlos Eduardo do Amaral Pereira da Silva, de 50 anos, é o novo secretário de Estado de Saúde.
Ele substitui o também médico Wagner Eduardo Ferreira, que pediu licença do cargo para tratar assuntos particulares.
O anúncio foi realizado pelo governador Romeu Zema (Novo) na manhã desta quinta-feira, 14/2, nas redes sociais.
Servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), desde 1994, Carlos é neurocirurgião, Neurorradiologista Intervencionista e Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Ele tem experiência como Gerente Assistencial do Hospital Regional Doutor João Penido. Possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade.
O novo secretário foi candidato a deputado federal pelo Partido Novo nas eleições de 2018.
— —
Veículo: Plox
Editoria: Notícias
Data: 14/02/2019
Link: https://plox.com.br/noticia/14/02/2019/dr-carlos-eduardo-assume-secretaria-de-saude-de-minas-gerais
Título: Dr. Carlos Eduardo assume a Secretaria de Saúde de Minas Gerais
14/02/2019
Servidor público de carreira, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva é professor da UFJF e passou por processo seletivo
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) passa a ser comandada, a partir desta quinta-feira (14), pelo médico Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, nomeado pelo governador de Minas, Romeu Zema. Com larga experiência profissional, o neurocirurgião, neurorradiologista intervencionista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai substituir o médico Wagner Eduardo Ferreira, que pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares.
O novo titular da Saúde é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, tendo experiência como gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O secretário possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, afirmou o governador Romeu Zema.
— —
Veículo: Hoje em Dia
Editoria: Primeiro Plano
Data: 14/02/2019
Título: Zema anuncia neurocirurgião como novo secretário de saúde
Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/02/2019 – 08h49 – Atualizado 08h57
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (14), que o médico Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva assumiu a Secretaria de Saúde. Especialista em neurocirurgia e neurorradiologia intervencionista, o novo secretário também é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral substituirá o posto deixado pelo médico Wagner Eduardo Ferreira, que pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares. Indicado por Zema em dezembro do ano passado, Wagner Eduardo foi consultor da Organização Mundial da Saúde para a América Latina de DST/AIDS, vice-presidente Fhemig e presidente do MG Transplantes.
Pelas redes sociais, Zema frisou o currículo e a experiência em gestão do mais recente integrante do governo mineiro. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, afirmou
Perfil
Carlos Eduardo Amaral é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, e já foi gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O secretário possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade.
— —
Veículo: Colégio Santa Catarina JF
Editoria: Notícias
Data: 14/02/2019
Título: Mais de 100 aprovações – CSC festeja mais um ano de sucesso com ingresso de alunos nas principais universidades públicas do país
O Colégio Santa Catarina (CSC) recebeu na última sexta-feira, 8 de fevereiro, os estudantes aprovados no vestibular das mais diversas universidades públicas do país. Com a divulgação de resultados do Pism da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Sisu, foi possível fazer um balanço pré-liminar de aprovação e mais de 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio do no ano passado conseguiram a tão sonhada vaga no ensino superior. E esse percentual pode aumentar, ainda, conforme forem acontecendo novas classificações, como a que está prevista para a próxima semana.
Na volta ao Colégio, os agora ex-alunos puderam ser abraçados e parabenizados por professores e equipe pedagógica. Um backdrop colorido foi montado para que os estudantes pudessem tirar fotos e registrar o momento de alegria e confraternização. Após a fotos oficial, com todos os alunos reunidos, foi servido um lanche para o grupo. Depois disso, a festa começou. Rostos e braços pintados exibiam com orgulho o curso para o qual cada candidato foi aprovado. E foram muitas as aprovações. Carlos Miguel Brum da Silva garantiu o primeiro lugar geral no Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, liderando, também, a lista dos aprovados no curso de Medicina, o mais concorrido da instituição, no qual outros dez alunos, pelo menos, já garantiram vaga.
Além do 1º lugar do Carlos Miguel, o CSC teve outros alunos que também estão no topo de aprovação na UFJF: Rafael Turolla Guimarães (1º Administração Pism); Diego Chaves Moreira (1º Ciências Econômicas Pism); João Stephan Silva Maurício (1º Engenharia Computacional Pism); Pedro Daibert Moreira (1º Eng. Eletrônica Sistemas de Potência Pism); Larissa Antonucci Mazzoni (1º Nutrição Pism); Rafaela Caldas de Morais (1º Turismo Pism); Teresa de Fillipo Cavalini (1º Ciências Biológicas Pism); Maria Eduarda Muniz (1º Fisioterapia Pism); Isabela Maciel dos Santos (1º Odontologia Pism); Júlio César Silva Munck (1º Farmácia Pism); Mariana Cardinali (1º lugar Ciências Contábeis Enem); Milena Fagundes Lima (1º lugar Ed. Física Enem); Carlos Eduardo Mattos (2º Ciência da Computação); Marina Almeida Pereira (2º Psicologia); Laura Esmério Barbosa (2º Pedagogia); Ana Paula Cúgula de Melo (2º Serviço Social); João Victor Dornelas (2º Ciências Biológicas); Bruno Simões Júnior (2º Fisioterapia); Samuel Mageste Almeida (2º Odontologia); Matheus Rodrigues (2º lugar Eng. Elétrica – Telecomunicações Enem).
Tivemos, ainda, duas alunas aprovadas na Universidade de São Paulo (USP), que tem um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do país. Nicolle Coimbra Ishii garantiu vaga no curso de Medicina e Teresa de Filippo Cavalini em Ciências Biológicas. Ambas também aprovadas, nos mesmos cursos, no Pism da UFJF. E para fechar nosso time de feras, não podemos deixar de citar Amabile Cirilo da Silva, uma dos 55 candidatos, dentro de um universo de 4,1 milhões de estudantes de todo o Brasil, que alcançou a pontuação máxima na redação do Enem. A jovem está como excedente no curso de Medicina UFJF e nós estamos na torcida para que ela seja chamada no próximo edital de reclassificação.
“A excelência nos resultados é uma construção feita a muitas mãos e com muita generosidade. Temos que reconhecer o esforço e a disciplina do estudante. Há o papel importante da escola, desde o Infantil até o Ensino Médio, com professores generosos, buscando oferecer o máximo de repertório possível aos alunos. E há a família, de onde vem a base e que se esforça, inclusive financeiramente, para oferecer uma educação de qualidade aos seus filhos. O Colégio Santa Catarina celebra e reconhece o papel de todos e todas nessas conquistas. Somos muito gratos pela confiança. E abraçamos cada um, certos de que o tempo sempre reconhecerá o esforço genuíno de todos”, afirma o Diretor Flávio Sousa.
* Outras informações, com a Assessoria de Comunicação do CSC, pelo telefone 2101-9867.
— —
Veículo: O Popular
Editoria: Administração
Data: 14/02/2019
Link: https://www.opopularns.com.br/governo-de-minas-nomeia-novo-secretario-estadual-de-saude/
Título: Governo de Minas nomeia novo secretário Estadual de Saúde
Publicados 1 mês atrás em 14 de fevereiro de 2019 De Portal O Popular
Neurocirurgião com experiência em gestão que assume a pasta é Servidor público de carreira, professor da UFJF e passou por processo seletivo
O governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) passa a ser comandada, pelo médico Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, nomeado pelo governador de Minas, Romeu Zema.
Segundo informado pela comunicação do governo de Minas, o médico tem larga experiência profissional, como neurocirurgião, neurorradiologista intervencionista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Ainda segundo o governo de Minas, o novo gestor substitui o médico Wagner Eduardo Ferreira, que pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares.
O novo titular da Saúde é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, tendo experiência como gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Dr. Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva também possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, afirmou o governador Romeu Zema.
— —
Veículo: G37
Editoria: Saúde
Data: 14/02/2019
Link: https://g37.com.br/c/estadual/neurocirurgiao-com-experiencia-em-gestao-assume-secretaria-de-saude
Título: Neurocirurgião com experiência em gestão assume Secretaria de Saúde
Servidor público de carreira, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva é professor da UFJF e passou por processo seletivo.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) passa a ser comandada, a partir desta quinta-feira (14/2), pelo médico Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, nomeado pelo governador de Minas, Romeu Zema. Com larga experiência profissional, o neurocirurgião, neurorradiologista intervencionista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai substituir o médico Wagner Eduardo Ferreira, que pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares.
O novo titular da Saúde é servidor público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994, tendo experiência como gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O secretário possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade. “Ele também passou por um processo seletivo. É um profissional com experiência tanto com medicina quanto com gestão”, afirmou o governador Romeu Zema.
— —
Veículo: G1 Minas Gerais
Editoria: Notícias
Data: 14/02/2019
Link: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/14/zema-troca-secretario-de-saude-de-mg.ghtml
Título: Romeu Zema troca secretário de Saúde de MG
Wagner Eduardo Ferreira deixou cargo para “tratar de assuntos particulares”.
Por G1 Minas — Belo Horizonte
14/02/2019 10h32 Atualizado há um mês
A gestão de Romeu Zema (Novo) teve nesta quinta-feira (14) sua primeira baixa no secretariado, um mês e 14 dias após o início do governo. A troca foi feita na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva assume no lugar do médico Wagner Eduardo Ferreira.
A exoneração do antigo e a nomeação do novo titular foram publicadas na edição desta quinta do jornal Minas Gerais. De acordo com nota da secretaria, Wagner Eduardo “pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares”.
Segundo a assessoria da pasta, o novo titular é servidor público de carreira, professor da UFJF. Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva é funcionário da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) desde 1994 e passou por processo seletivo do governo para ocupar o cargo.
O médico tem experiência como gerente assistencial do Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O secretário possui MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente com experiência em gestão de qualidade.
— —
Veículo: De Fato Online
Editoria: Governo de Minas
Data: 14/02/2019
Link: https://www.defatoonline.com.br/zema-confirma-nome-de-novo-secretario-de-saude/
Título: Zema confirma nome de novo secretário de saúde
[Texto não copiável]
— —
Veículo: GR News
Editoria: Notícias
Data: 14/02/2019
Link: https://grnews.com.br/14022019/grnews/neurocirurgiao-assume-secretaria-de-estado-de-saude-em-mg
Título: Neurocirurgião assume secretaria de estado de saúde em MG
[Texto não copiável]
— —
Veículo: Central Notícia
Editoria: Notícias
Data: 15/02/2019
Título: Aos 17 anos, estudante de Xique-Xique passa em 3 universidades federais para medicina
Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Notícias
O adolescente Rick Rodrigues, de 17 anos, natural de Xique-Xique, mas que mora com os pais desde os 7 anos de idade em Governador Valadares, em Minais Gerais, estudou em média 12 horas por dia e abriu mão de todas as atividades de lazer durante a semana para se dedicar aos estudos. O esforço rendeu a ele a aprovação em medicina em três universidades federais do país.
“A ficha nem caiu ainda, sabe? Aí você olha pra trás e vê que tudo valeu a pena, é uma emoção muito grande”, conta Rick.
Rick fez o terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e ajudava aos outros alunos com mais dificuldades. Com foco e determinação, o estudante também conseguiu uma bolsa de estudos em um cursinho particular, o qual lhe ajudou muito.
“Procure pessoas, professores que te apoiam, porque eu tive professores que foram muito importantes pra minha formação; e nunca desistir, pois se você lutar vai conseguir”.
O xiquexiquense está animado e vai seguir carreira na medicina. Ele vai estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.
— —
Veículo: Envolverde
Editoria: Notícias
Data: 15/02/2019
Título: Cinco barragens vizinhas a Córrego do Feijão não têm sirene nem plano de evacuação
Ana Maria 15/02/2019 0 Comentários
Por Brasil de Fato –
Empresa Mineração Ibirité Ltda. (MIB) possui cinco empreendimentos com rejeitos a 800 metros da comunidade
Moradores de Brumadinho (MG) manifestaram preocupação com as condições da mineradora da empresa Mineração Ibirité Ltda. (MIB). A mineradora está instalada em Córrego do Feijão, área atingida pelo crime socioambiental de 25 de janeiro, quando uma barragem da Vale se rompeu e causou a morte de 166 pessoas. A MIB possui cinco barragens de rejeitos sem sirenes de emergência a 800 metros da comunidade de Córrego de Feijão e, segundo os moradores, não apresentou à comunidade um plano de evacuação em caso de rompimento.
As atividades da MIB estão paralisadas a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), já que a área de atividade de mineração da MIB fica próxima ao local do rompimento da barragem da Vale. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) determinou que a MIB adote medidas para impedir “todo e qualquer carreamento de sedimentos para os Córregos do Feijão e Samambaia”.
Além de temer pela falta de plano diante de um possível rompimento de alguma das barragens da MIB, os moradores sofrem os impactos do funcionamento cotidiano da mineradora. Segundo Rejane e Ricardo Morais, casal que mora ao lado da mineradora, os transtornos causados pela MIB começaram em 2008. “Estamos há mais de dez anos sofrendo com os barulhos dos explosivos e falta de energia, a poeira do minério e rachaduras na estrutura. Nossa casa está sustentada por duas pilastras de madeira”, denunciam.
Em 2017, o TJ-MG determinou que a mineradora deixasse de fazer desmontes explosivos. O método utilizado pela mineradora provoca vibrações que poderiam causar danos às estruturas das barragens.
A reportagem entrou em contato com o MIB para conhecer o posicionamento da empresa sobre as denúncias, mas não obteve resposta.
Modelo de alto risco
Há dois métodos básicos na construção de barragens: os alteamentos à jusante e à montante. Em entrevista recente ao Brasil de Fato, Bruno Milanez, professor do Departamento de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explicou o que causa instabilidade no segundo modelo – usado pela Vale e pela MIB. “A barragem à montante é construída em direção aos rejeitos. À medida que a barragem vai se tornando mais alta, fazendo os subsequentes alteamentos, os ‘degraus’ que vemos, ela tem uma inclinação, subindo sobre o rejeito. Chega um momento em que se faz a barragem sobre o próprio rejeito, um material, pelo seu teor de água, que não é muito estável”, disse.
Milanez também apontou que, nas barragens à jusante, os níveis são construídos na direção oposta aos rejeitos e utilizam como base o solo compactado. Esse elemento em que se fundam as barragens, tecnicamente chamado de “material de empréstimo”, torna a barragem à jusante mais cara.
É essa diferença de custos que explica a opção das mineradoras privadas pelo método de alteamento à montante, apesar do alto risco aos moradores.
*Com informações do MAB
Edição: Mauro Ramos
(#Envolverde)
— —
Veículo: Diário do Aço
Editoria: Cidade
Data: 15/02/2019
Link: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0065823-zema-nomeia-neurocirurgiao-como-secretario-da-saude
Título: Zema nomeia neurocirurgião como secretário da saúde
[Texto não copiável]
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 15/02/2019
Link: https://jfclipping.com.br/2019/02/15/escritora-e-jornalista-jacyra-santana-lanca-a-saga-do-sete/
Título: Escritora e jornalista Jacyra Sant’Ana lança ‘A saga do sete’
TM Cultura em 15/02/2019 17:34
A escritora e jornalista Jacyra Sant’Ana lança neste sábado (16), às 16h, no Espaço Excalibur, seu mais recente livro, “A saga do sete”, seu sétimo trabalho na literatura e terceiro de ficção.
A história tem como personagem principal um homem que busca os mais variados recursos para se curar do mal que o aflige. Por conta disso, ele se submete a tratamentos médicos e terapias de todos os tipos.
Nascida em Viçosa, Jacyra Sant’Atana mudou-se na juventude para Juiz de Fora, onde se formou em jornalismo pela UFJF em 1971 e iniciou sua carreira profissional no extinto “Diário da Tarde”. Logo depois mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo trabalhado em jornais como “O Globo”, “Diário de Notícias” e “Jornal do Brasil”, entre outros. Ela já escreveu outros seis livros, sendo quatro de memórias e dois romances – o mais recente é “Os bailes do casarão”, de 2015. De volta a Juiz de Fora desde 2009, ela é membro da Academia Juiz-Forana de Letras e da Academia de Letras de Viçosa.
O post Escritora e jornalista Jacyra Sant’Ana lança ‘A saga do sete’ apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
— —