Como a física pode contribuir na melhora dos alimentos que ingerimos? Dois assuntos tão diferentes foram combinados na tese de doutorado do acadêmico Leandro da Conceição Luiz, que verificou um método eficaz de identificar resíduos de medicamentos veterinários no leite. A pesquisa foi desenvolvida e apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A professora orientadora da pesquisa, Maria José Valenzuela Bell, explica que há uma legislação brasileira que estabelece um limite máximo de resíduos no leite, mas, em muitos casos, encontram-se valores de medicamentos acima do permitido. Ela afirma que, nessas situações, o excesso “é extremamente prejudicial à saúde, e além disso, os medicamentos dados à vaca normalmente estabelecem um tempo de carência, cerca de uma semana, ou seja, o animal durante esse tempo não poderia ter seu leite coletado. O que infelizmente acontece é que alguns produtores não respeitam essa carência e acabam obtendo leite com altos resíduos de remédios”. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi desenvolver uma metodologia rápida para detectar esses componentes no leite, por meio da Espectroscopia no Infravermelho Próximo por Transformada de Fourier (FT-NIR) associada à Análise de Componentes Principais (PCA).
Segundo o acadêmico, a metodologia mostrou-se capaz de detectar os resíduos dos medicamentos de forma rápida e precisa: “os resultados foram além de nossas expectativas, pois o processo não somente detectou as substâncias veterinárias usadas, como também identificou abaixo do limite máximo de resíduos na amostra real, uma vez que um dos testes padrão utilizados para tal tarefa deu negativo. Isto mostra o quão sensível é a técnica”.
O pesquisador pontua também que “o assunto foi abordado teórico e experimentalmente, sendo este último mais trabalhado”. Leandro destaca, ainda, que para as amostras de leite genuíno, confiáveis, livres de medicamentos, contou com a colaboração da Embrapa Gado de Leite, na cidade de Coronel Pacheco, e da Fazenda Pouso Alegre, em Rio Pomba. Ele afirma que, como se tratava de um assunto que envolvia diversas áreas de conhecimento, não somente a Física, houve a necessidade de estudar muitos conceitos e definições nas áreas de alimentos, farmácia e medicina veterinária, tornando o trabalho multidisciplinar. Sua experiência como docente nos cursos superiores de Farmácia e Enfermagem, contribuíram no desenvolvimento do estudo e na compreensão de conceitos das áreas que não são da Física.
A professora orientadora da tese enfatiza a sua importância: “em termos acadêmicos foi desenvolvido um processo rápido e que não requer manipulação do leite para as análises para quantificar os resíduos de medicamentos. Para a sociedade oferecemos uma forma de verificar a qualidade desse alimento e seus derivados, evitando problemas devidos à eventual ingestão de medicamentos que poderiam ser prejudiciais a nossa saúde”. Já Leandro reitera que o estudo é importante, pois “mostra como a Física, esta maravilhosa ciência, está presente no nosso cotidiano, em um dos alimentos mais consumidos no mundo, por exemplo. Também, há conceitos que podem ser abordados em outras faculdades: engenharia de alimentos, farmácia, nutrição, química, matemática, como ponto inicial para que o docente entre em determinado assunto, servindo como motivação”.
Contatos:
Leandro da Conceição Luiz (doutorando)
livroleandro@gmail.com
Maria José Valenzuela Bell : (orientadora – UFJF)
mjbell06@gmail.com
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Maria José Valenzuela Bell (UFJF – orientadora)
Prof. Dr. Virgílio de Carvalho dos Anjos (UFJF – coorientador)
Profa. Dra. Zélia Maria Da Costa Ludwig (UFJF)
Profa. Dra. Fabíola Fonseca Ângelo (UFJF)
Profa. Dra. Carla Christine Lange (Embrapa)
Prof. Dr. Leonarde do Nascimento Rodrigues (UFV)
Outras informações: (32) 2102 – 3300 – Programa de Pós-Graduação em Física