A revista Com a palavra, o professor abriu chamada para a submissão de artigos com foco em pesquisas e relatos de experiência em avaliação nas suas diversas vertentes. Os interessados devem encaminhar as propostas de publicação até o dia 13 de fevereiro e a data prevista para a publicação dos artigos aprovados será agosto de 2019.
Avaliada como Qualis B2-Ensino, a revista será editada pelos professores Marco Aurélio Kistemann, do departamento de Matemática da UFJF, e Glauco da Silva Aguiar, da Fundação Cesgranrio. A presente Edição Temática tem o objetivo de promover e compartilhar o debate sobre vivências em todos os âmbitos de ensino, sejam eles a nível fundamental, médio, técnico, universitário, ensino a distância (EAD) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A referida edição, além de estar aberta para todos os níveis de ensino, também possibilita trabalhos relacionados a todas as áreas de saber. “O foco dessa edição é reunir pesquisas ligadas ao tema “Avaliação”. Nosso objetivo é auxiliar a prática docente, queremos publicar artigos com relatos de experiências inovadoras, com resultados voltados para a prática de sala de aula, reflexão docente com apresentação de metodologias alternativas para avaliação”, destaca o pesquisador Marco Aurélio Kistemann, líder do Grupo de Pesquisa de Ponta da UFJF.
Se enquadram à proposta da revista, pesquisas que difundem a avaliação em suas diversas possibilidades, seja no aspecto de aprendizagem escolar e/ou estudos realizados em contextos escolares diversos. Artigos e relatos que abordam investigações realizadas sobre a avaliação em contexto de larga escala e que contribuam para a reflexão e prática docente também serão aceitos. Outras questões relevantes, se relacionam aos usos de metodologias e a leitura dos quadros sobre avaliação, interna e externa, dentro do contexto brasileiro.
De acordo com Kistemann, o tema da avaliação é de suma importância para a comunidade escolar e acadêmica. Destaca que formas únicas de “avaliar” por meio de provas se constituem como exames, que muitas vezes excluem talentos nas escolas e nas universidades. “A comunidade escolar e acadêmica deve colocar o tema da Avaliação nas reuniões e promover novas formas de incluir os saberes com avaliações dinâmicas e que respeitem a diversidade cultural de cada grupo de estudantes. A prova é conveniente para os docentes, mas muitos não gostam de ser examinados, muito menos avaliados”, finaliza.
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Sobre a Revista
A revista Com a palavra, o professor é um periódico de publicação eletrônica fruto de um projeto inicial do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), juntamente com o Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE). O periódico destina-se à publicação eletrônica com periodicidade quadrimestral, visando a divulgação de produção de discentes, professores da Educação Básica, graduandos, pós-graduandos, desde que seja uma produção inédita de artigos de professores dos diversos níveis.
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