Duas alunas do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveram dissertações que tiveram como viés a sustentabilidade e a modernização nos processos de construção.
A acadêmica Juliana Lodi estudou em seu mestrado o tema “Reutilização de resíduos na construção civil: a desconstrução como forma de reaproveitamento”. A pesquisa tem como finalidade a criação de um protótipo que pode servir de ferramenta para auxiliar o profissional da construção com informações, como conceitos de coleta, reuso e reciclagem.
Juliana explica que o mecanismo possibilita o trabalhador adotar estratégias de desmontagem e reaproveitamento de materiais usados nas edificações desde a concepção. “Assim, seu trabalho diminui, as pesquisas se baseiam em pouca quantidade e menor tempo, já que, com alguns comandos (apenas alguns cliques), ele consegue entender um pouco mais sobre cada material que deverá aplicar ou ser aplicado em sua obra/projeto. Com isso, a pessoa consegue chegar em uma conclusão mais rápida com percepções sobre como construir/desmontar e entender benefícios e malefícios de cada um deles”.
A ideia de escrever sobre o tema surgiu da observação da pesquisadora quando era estagiária no quarto período do curso de Arquitetura e Urbanismo e, depois, ao atuar como arquiteta. “Observei o absurdo de quilos de desperdício que mereciam ser melhor avaliados e utilizados, sempre me incomodou o fato de serem considerados ‘entulhos’. Sempre tive um olhar crítico para todos os materiais que apareciam na minha frente, como papéis, canetas e caixas de papelão; desde cedo tive o costume de reciclar”.
A acadêmica ressalta que, por mais que o tema seja discutido nos diferentes veículos de comunicação, muitas vezes o que é abordado não é efetivado. “O assunto é discutido, mas faltam apoios para que seja realmente aplicado e tenha a devida funcionalidade. Acredito que, a longo prazo, muitas mudanças boas vão acontecer e melhorar para toda a população. Um passo de cada vez, inovando sempre que possível e ajudando da melhor maneira”.
Edificações tecnológicas
Com o tema “Edificações preparadas para automação, sustentabilidade e acessibilidade”, Tairine Cristine Bertola abordou as adaptações na instalação elétrica de uma residência visando a automação residencial. Nesse contexto, foi situado o conceito de pré-automação, que significa o preparo da infraestrutura para os protocolos de instalações futuras e flexíveis. “A pré-automação é um ‘upgrade’ na instalação elétrica convencional que permite ao usuário decidir como, quando e o que automatizar em seu imóvel”, pontua a acadêmica.
O estudo de Tairine tem como proposta o uso da tecnologia em residências não só para oferecer conforto, mas também melhoria na vida de pessoas com limitações. A ideia, segundo a pesquisadora, é usar automação residencial como instrumento de qualidade de vida com o uso do comando de voz para proporcionar maior autonomia, por exemplo, a deficientes e a idosos. Tairine acredita que a construção de casas tecnológicas é uma tendência cada vez mais presente. “É uma realidade em países desenvolvidos e faz parte da quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Se estamos consumindo carros, smartphones cada vez mais tecnológicos, porque não residências com tecnologia embarcada? É um processo natural e que já está acontecendo”, conclui a acadêmica.
Contato:
Tairine Cristine Bertola Cruz
tbertolacruz@hotmail.com
Banca examinadora:
Prof. Dr. Marcos Martins Borges – (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Eugênia Cristina Muller Giancoli Jabour – (coorientadora – IF sudeste)
Prof. Dr. Fernando Tadeu de Araújo Lima (IF Sudeste MG)
Profa. Dra. Márcia Cristina Valle Zanetti (IF Sudeste MG)
Contato:
Juliana Lodi Carvalho
julodicarvalho@gmail.com
Banca examinadora:
Prof. Dr. Marcos Martins Borges (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Eugênia Cristina Muller Giancoli Jabour (coorientadora – IF Sudeste MG)
Prof. Dr. Fernando Tadeu de Araújo Lima (IF Sudeste MG)
Profa. Dra. Márcia Cristina Valle Zanetti (IF Sudeste MG)
Outras informações: (32) 2102 – 6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído