Na solenidade de posse, o vice-diretor, Frederico Pittella; o diretor, Marcelo Silvério; reitor Marcus David; vice-reitora, Girlene Alves; e o ex-diretor, José Otávio do Amaral Côrrea (Foto: Twin Alvarenga)

Os professores Marcelo Silva Silvério e Frederico Pittella Silva assumiram a direção da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em cerimônia de posse, na noite desta segunda-feira, dia 10, no Anfiteatro da Farmácia. No evento estavam presentes o reitor da UFJF, Marcos David; a vice-reitora Girlene Alves; além de familiares e amigos dos empossados.

O reitor parabenizou a gestão empossada e destacou a eficiência da direção anterior. “Testemunhei o trabalho do José Otávio e enfatizo duas ações em sua gestão: a defesa da Faculdade de Farmácia e sua busca de investimentos para infraestrutura aliadas à participação ativa em decisões do conselho superior, ou seja, seu papel foi muito além dos interesses da faculdade”.

Silvério, que era a vice-diretor na última gestão,  ressaltou a relevância de dirigir a Faculdade de Farmácia onde se graduou em 1997 e destacou os principais desafios da nova gestão. “Nosso maior desafio é buscar novas parcerias para que possamos avançar na Faculdade de Farmácia e ampliar a internacionalização dos nossos cursos de pós-graduação e aumentar a visibilidade do curso no cenário nacional. Temos um curso de graduação que é um dos melhores do Brasil, sempre muito bem avaliado, com dois programas de pós-graduação e um doutorado se iniciando no próximo ano”.

O ex-diretor, José Otávio do Amaral Côrrea, destacou que sua gestão se pautou no diálogo e na transparência na administração e acredita que o seu  legado acadêmico foi a aprovação do curso de doutorado. No ano de 2019  o curso de farmácia completa 115 anos. As inscrições para nosso doutorado em Ciências Farmacêuticas já estão abertas, ou seja, nosso grande legado foi investir na pós-graduação”.

Os novos diretores

Marcelo Silva Silvério, possui graduação em Farmácia pela UFJF, graduação em Farmácia e Bioquímica – Análises Clínicas, pela mesma instituição. Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Saúde – Área de concentração Saúde Brasileira pela Faculdade de Medicina da UFJF. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFJF nas áreas de Farmacologia e Atenção Farmacêutica. Na área acadêmica é Coordenador do Programa de Residência em Farmácia e Coordenador de Curso de Especialização em Farmacologia Clínica.

Frederico Pittella Silva é professor adjunto no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorado pelo programa Jovens Talentos em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis. Pós-doutorado em Medicina (Departamento de Biotecnologia Clínica) na The University of Tokyo, Japão.

Outras informações: (32) 2102-3803 – Faculdade de Farmácia