Orquestra Sinfônica Pró-Música comanda o espetáculo  (Foto: Divulgação)

No dicionário, ópera é uma obra dramática musicada. No entanto, a Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF quer mostrar que o gênero vai muito além dessa definição. A segunda edição do projeto “Operando” chega ao Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na sexta-feira, dia 30, com o objetivo de popularizar a música clássica, contando a história do gênero ópera. O espetáculo gratuito pretende levar à população a produção cultural da Universidade. Os ingressos estão disponíveis no Centro Cultural Pró-Música.

A apresentação acontece às 20h, mas o evento começa às 19h com uma palestra a cargo do  professor da UFJF e um dos idealizadores do projeto, Rodolfo Valverde. Na conversa, o professor do Departamento de Música contará a história da ópera, contextualizando o repertório a ser apresentado. Logo após, o público assistirá à segunda edição do espetáculo “Operando”, composto de trechos de algumas das mais célebres obras da música clássica, apresentações de cantores solistas e dançarinos.

Regente da Orquestra Sinfônica Pró-Música e bacharelando do curso de Música da UFJF, Victor Cassemiro destaca o sucesso do concerto em 2017, ano de estreia do projeto. “A apresentação teve um sucesso de público, o Central encheu. Algumas pessoas me procuraram depois e falaram que nunca tiveram interesse por ópera, mas depois do espetáculo ficaram ansiosas por assistir uma ópera completa.” O regente ressalta que o objetivo do projeto é democratizar a música erudita: “Queremos mostrar para as pessoas que ópera não é chato, só é preciso entender para apreciar.”

A segunda edição conta com novo repertório. Para esse ano, a Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF está em parceria com o Coral Pró-Música/UFJF, cantores solistas – alunos e ex-alunos do curso de Música da instituição – e o Studio de Dança Vivian Mockdece.

Objetivo é popularizar a música clássica, contando a história do gênero ópera (Foto: Divulgação)

Os cantores são Tâmara Lessa; Lucas Miranda; Cecília Fajardo; Elmir Santos; Alexandre Pereira; Lucas Rodrigues; Tamara Medeiros; Letícia Almeida; e Thalita Mileny. Já o grupo de dança é composto por meninas de 8 a 14 anos, alunas do Studio Vivian Mockdece, convidadas a participarem do evento. A coreógrafa do Studio que leva seu nome, Vivian, conta do desafio dado ao grupo de se apresentar em mais uma edição do espetáculo que reúne dança, orquestra e coral: “Muito nos gratifica poder fazer parte deste evento. Trazer três grandes artes reunidas em um só lugar e em um só momento engrandece a nós, participantes, e contribui para a divulgação da dança e de todas as artes.”

A professora de dança também ressalta a importância do evento na comunidade, que na maioria das vezes não tem acesso à música clássica. “O acesso ao teatro nem sempre é viável para o público, infelizmente. Mas o projeto ‘Operando’ está dando ao público de Juiz de Fora a oportunidade de apreciação dessa arte. Isso é fantástico.” Vivian garante que o público pode esperar uma dança alegre e com muita energia.

O Centro Cultural Pró-Música fica localizado na Avenida Rio Branco 2.329, e o Cine-Theatro Central na Praça João Pessoa, s/n, ambos no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)