“Fluxos emergentes e conexões expandidas no ecossistema digital” é a temática principal do XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que começa nesta quarta-feira, dia 21, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade de abertura será às 18h, seguida de lançamento do documentário “ABCiber 10 anos” e, às 19h, a palestra “Consequências humanas na inteligência artificial”, com a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lúcia Santaella (PUC-SP), no anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom).
Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e vários grupos de pesquisa, o evento tem programação diversificada até o próximo sábado, 24, reunindo conferencistas nacionais e internacionais. Em sua décima edição, o simpósio tem o objetivo de propor uma reflexão teórica multi e transdisciplinar, a partir de diferentes fenômenos insurgentes no ecossistema conectivo digital. O intuito é basear os debates em conceitos, fundamentação e proposições voltados a entender o novo ambiente comunicacional e de sociabilidade da atualidade.
De acordo com a organizadora do evento e professora da Facom, Soraya Ferreira, “nós estamos imersos em uma realidade conectiva e estamos pensando esse ecossistema digital. Hoje nós estamos conectados por diferentes modos, então, temos que entender em que tipo de sociedade estamos convivendo e qual é esse ecossistema que se apresenta”.
A mestranda Luisa Melo destaca a necessidade de se levantar essas questões. “Para a área acadêmica é importante um evento deste nível, de renome internacional, pela primeira vez em Minas Gerais e que propõe uma discussão interdisciplinar, abrangendo pesquisas da área da Comunicação, Educação, Engenharia, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Artes. Acredito que praticamente todos os cursos da UFJF podem se encaixar na temática do evento.”
A programação conta com palestras e mesas de conferência (keynote speakers e convidados); mesas temáticas; painéis temáticos e mesas coordenadas (vinculados a call for papers); reunião científica; além de sessões de lançamentos de livros; performances artísticas e culturais; e apresentações musicais. O evento é aberto ao público em geral.