Teve início nesta segunda, 12, no Colégio de Aplicação João XXIII, o evento “Ubuntu: Ação e Consciência negra”. A palavra Ubuntu existe nas línguas Zulu e Xhosa, faladas na África do Sul, e significa “sou o que sou pelo que nós somos”, expressando a convivência social organizada pela fraternidade e colaboração entre os seres humanos.
As atividades acontecem até 30 de novembro, com rodas de conversas, palestras, oficinas, mostra de cinema, e exposições fotográficas e artísticas. O objetivo é celebrar o Mês da Consciência Negra, com intuito de homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou para a libertação do seu povo contra o sistema escravocrata, por meio da fundação de um quilombo.
O evento busca aprofundar conhecimentos sobre a cultura negra, conforme prevê a implementação da Lei 10.639/03, em relação ao tema da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A série de atividades acontece no ambiente escolar e pretende valorizar a herança cultural dos povos africanos trazidos para o Brasil, fator que faz parte do Patrimônio Material e Imaterial de todos os brasileiros.