Filme do diretor Silvio Tendler trata do fim do estado de bem-estar social (Foto: Divulgação)

A crescente perda de direitos sociais e o ressurgimento de movimentos de extrema-direita são as temáticas trabalhadas no documentário “Dedo na Ferida”, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler. Com uma narrativa baseada em mais de 80 obras de cunho histórico e social, o diretor trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos anseios de uma vida mais igualitária, em uma conjuntura onde a lógica do capital financeiro torna inviáveis as alternativas de justiça social.

O documentário será exibido no dia 13 de novembro, às 18h, no Anfiteatro I do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A programação tem início às 17h30, quando acontece o credenciamento; e se encerra com uma mesa-redonda, às 19h45, composta por Silvio Tendler e o professor convidado, Paulo Roberto Figueira Leal, da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF.

As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. São 290 vagas, com possibilidade de lista de espera. O evento compõe a III Mostra de Ações de Extensão, organizada pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF, que conta com parceria do Instituto Federal Sudeste de Minas e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A atividade faz parte da programação da III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade. A participação é gratuita e aberta aos estudantes, técnico-administrativos e docentes da UFJF, bem como a toda a comunidade juiz-forana.

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, enfatiza a importância da discussão da academia, com efeitos para além desse espaço, a partir de questões contemporâneas que afetam o sistema político e social em nível nacional. “A universidade é um lugar de debate, de análise crítica, de vivência junto aos nossos estudantes e servidores”. Ela aponta que, assim, “é possível compreendermos melhor a conjuntura histórica do nosso país, pensando alternativas no campo da formação, da pesquisa e da extensão, que possam levar à melhoria de vida de todos os segmentos da sociedade brasileira.”

Assista ao trailer.

Outras informações
Pró-reitoria de Extensão (Proex) – UFJF – (32) 2102-3971