Objetivo é discutir características específicas da assistência estudantil, considerada um campo novo na área (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) sedia, no dia 9 de novembro, o 1º Seminário Estadual de Assistência Estudantil. O evento é voltado para profissionais atuantes na área em instituições de ensino e estudantes de Serviço Social ou cursos que tenham afinidade com este campo. O objetivo é de que o encontro no âmbito estadual seja um preparativo para o Seminário Nacional “O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil”, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, em Cuiabá (MT).

A participação é gratuita, sendo destinadas 70% das vagas para assistentes sociais com registro no Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG) e 30% para estudantes. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

A programação acontece das 9h às 18h. Pela manhã, a mesa “O desmonte da Política de Educação e seus impactos” recebe os professores Ney Luiz Teixeira de Almeida, da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ney Luiz Teixeira de Almeida, e Janete Luzia Leite, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). À tarde, o painel “O trabalho da e do assistente social nos diversos campos de atuação profissional na Política de Assistência Estudantil” conta com a participação de representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Colégio de Aplicação João XXIII e de escolas do nível médio.

Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFJF, Marcos Freitas, o evento representa um momento importante na área, que, de acordo com ele, é um campo novo dentro das instituições de ensino. “É um espaço para que os assistentes sociais discutam as características específicas deste universo. Além de agregar em termos de produção de conhecimentos, é a oportunidade de estabelecer uma ação social ainda mais precisa e mais adequada para atender os nossos estudantes”.

O Seminário é organizado em parceria entre a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFJF e o Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS)

Site do evento