Estão abertas as inscrições para 2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade (Conupes), que acontece nos dias 29 e 30 de março, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Faculdade de Medicina da UFJF.  Os interessados devem realizar inscrição on-line.

O coordenador do Nupes, Alexander Moreira de Almeida,  destaca que atualmente o Brasil é o quinto maior produtor de pesquisa sobre saúde e espiritualidade no mundo. “Como avançar ainda mais? Por isso o tema do Conupes 2019 será  ‘Desafios na Pesquisa em Espiritualidade e Saúde’. A programação vai contemplar desde os pesquisadores iniciantes até os mais experientes, atendendo também os anseios daqueles que planejam dar os primeiros passos no segmento de pesquisa científica.”

Almeida acrescenta que o congresso irá contar com conferências, mesas-redondas e três minicursos. “No caso dos minicursos, haverá um básico e outro avançado sobre ‘Pesquisa em Espiritualidade em Saúde’, e um a respeito de ‘Pesquisa em Experiência Espiritual e Relação Mente-Cérebro’. Além disso, é claro, teremos espaço para a apresentação de pôsteres.”

Conferencistas

Além de pesquisadores do Nupes/UFJF, o 2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade terá conferencistas que são referência na pesquisa da temática em todo o mundo.

“Confirmamos a presença de  Tyler VanderWeele, professor titular de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Harvard e referência mundial em pesquisas sobre saúde e espiritualidade. Também participarão do evento Álvaro Avezum, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, idealizador e fundador do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia; e Mário Peres, neurologista, pesquisador sênior do Hospital Albert Einstein e referência internacional no estudo de cefaleias e dores crônicas”, explica Almeida.

As taxas do primeiro lote variam de R$ 120 a R$ 200, sendo oferecidos descontos para grupo com mais de 10 pessoas.

Para submissão de trabalhos, clique aqui.

Outras informações no site do evento.