Supernova Rocketry fez exibição na Mostra Brasileira de Foguetes (Foto: Divulgação)

Supernova Rocketry fez exibição na Mostra Brasileira de Foguetes (Foto: Divulgação)

A equipe de foguetemodelismo da UFJF, Supernova Rocketry, participou, na última terça-feira, 23, da Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento é uma competição entre equipes de ensino médio para lançar foguetes de garrafa pet. A equipe juizforana fez uma demonstração de um foguete maior para os alunos. A Mobfog tem reconhecimento nacional e reuniu equipes de ensino médio de todo o Brasil. Participaram dos lançamentos de garrafa pet, 179 alunos; três equipes fizeram demonstrações, incluindo a Supernova Rocketry.

Para o presidente da Supernova Rocketry, Gabriel de Almeida Rocha, a experiência foi gratificante, com destaque para a boa recepção da organização e do professor João Batista Garcia Canalle, presidente da comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Foi uma excelente oportunidade para a equipe, visto que, salvo alguns ajustes, o foguete lançado já está pronto para o Festival Nacional de Minifoguetes, que ocorre em maio de 2019, em Curitiba.” O objetivo da equipe era testar o projeto de seu atual foguete. “Sem a meta de demonstrarmos na Mobfog, estabelecida para outubro, poderíamos não estar com o objetivo que traçamos tão avançado”, contabiliza Gabriel.

Victor Almeida, diretor de finanças e RH da equipe, conta que oportunidades como essas acabam se tornando uma grande troca de informações e conhecimentos, já que uma equipe pode mostrar seus componentes de foguetes a outras estudantes. “Não é uma competição escondida. Apesar de todos almejarem ter o melhor foguete, o mais importante é ver o lançamento dando certo, o foguete subindo e todos os sistemas de recuperação sendo acionados, seja o da sua equipe ou das outras”, ressalta Victor.

A equipe da Supernova Rocketry conseguiu realizar dois lançamentos. No primeiro, houve uma falha quando o foguete saiu da base, mas todas as partes importantes foram recuperadas, permitindo que, em seguida, um segundo lançamento fosse um sucesso.

O foguete alcançou a altura de 190 metros, aproximadamente, abaixo do esperado, segundo o diretor de projetos da Supernova Rocketry, Yan Coutinho, uma vez que o foguete foi projetado para voar 300 metros de altura. “No entanto, conseguimos trocar bastante conhecimento com as equipes que lá estavam, sendo assim possível aplicar algumas dessas ideias em nossos projetos, para estarmos sempre os aperfeiçoando e conseguindo ser cada vez mais precisos.” O foguete foi recuperado e com ele, todos os dados do vôo.

A Supernova Rocketry

A Supernova Rocketry foi fundada em 2015 e busca aplicar seus estudos na prática, por meio da construção de minifoguetes de curto e longo alcance, usando os mesmos princípios de foguetes de tamanho normal. O grupo participa de competições e procura desenvolver seus trabalhos, conforme seus conhecimentos nas diversas áreas de conhecimento que integram a equipe.

A equipe é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, Química e Artes e Design, contando, atualmente, com mais de 40 integrante, entre efetivos, estagiários e colaboradores.