Reitor e equipe apresentaram plano estratégico para os próximos anos (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na tarde desta terça-feira, 16, a visita de membros da Administração Superior da UFJF. Os gestores conversaram com estudantes, técnico-administrativos e professores. O encontro integra o programa de visitas que está sendo realizado desde o início de setembro e irá contemplar todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da Universidade, sendo a Faefid a 20ª a ser visitada.

No início do encontro, o reitor Marcus Vinicius David e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, apresentaram as principais ações desenvolvidas pela gestão desde o início do reitorado – instaurado em abril de 2016 – e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

Além de apresentar a atual situação econômica da Universidade, David abordou a questão das obras paralisadas dentro e fora do campus e destacou a eminente entrega dos novos equipamentos da Faculdade de Educação Física, como um dos principais objetivos a serem atingidos. “Todo o trabalho tem sido desenvolvido junto ao Conselho Superior, de forma colegiada. Assim, está sendo possível, por exemplo, a conclusão do novo ginásio da Faefid e do novo prédio de laboratórios esportivos , dentre outras obras”, afirmou o reitor.

Várias demandas

Após as apresentações, os participantes puderam conversar com os gestores, e apresentar-lhes as demandas atuais da Faefid. Desta forma, foi debatida a desburocratização da Universidade; a importância da prática desportiva; o melhor aproveitamento das fontes de água do campus, especificamente aquelas citadas na Faefid; além da necessidade de apoio logístico e financeiro aos projetos de extensão ligados à Faculdade, como despesas de transporte e alimentação dos participantes durante as viagens.

Os professores ainda vislumbraram a possível criação de um centro de excelência em esportes e questionaram especificidades do novo modelo de matriz orçamentária. Também foram mencionadas as bocas de lobo que desaguam na pista de atletismo, a preocupação com o número de funcionários lotados na Faefid, especialmente com relação à utilização dos novos prédios, e questões técnicas do espaço da piscina, como a manutenção do sistema solar de aquecimento de água; além da questão dos contratos de manutenção do campo de futebol e da piscina, que têm apresentado problemas e interferido no andamento das aulas.

Já os representantes do Diretório Acadêmico conversaram com o reitor e apresentaram demandas referentes ao encaminhamento dos processos de denúncia contra fraudes ao sistema de cotas, a possibilidade dos terceirizados fazerem uso das ouvidorias universitárias, questões de acessibilidade nos prédios da Unidade, além das necessidades de intérprete de Libras para atender os alunos surdos, da instalação dos elevadores no prédio novo e de uma possível construção de um novo Restaurante Universitário no campus-sede.

Participaram da visita o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Oliveira, o secretário-geral da Universidade, Rodrigo Souza, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Katia Maria Castro, a diretora de Avaliação Institucional, Michéle Farage, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert e  a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria.