Alunos e professores do campus falaram sobre os cursos e as áreas de atuação profissional. (Foto: Maria Clara Leite)

A escolha da futura profissão é um dilema que aflige a maioria dos estudantes do ensino médio. A fim de dar sua contribuição nesse processo, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) participou, no último sábado, 15, da quarta edição da Mostra de Profissões do Colégio Ibituruna. Alunos e professores da universidade apresentaram ao público, por meio de estandes, palestras e oficinas, um pouco sobre os cursos de graduação oferecidos pelo campus e sobre a rotina profissional nas diversas áreas de formação.

Na opinião da professora e coordenadora do curso de Nutrição da UFJF-GV, Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, além da oportunidade de abordar cada curso e profissão, a participação no evento também é uma forma de prestação de serviço. “O aluno em potencial passa a compreender as áreas de atuação, os campos de trabalho que pode ter em diversos cursos. Ele ouve dos profissionais que já são formados e também dos alunos qual é a experiência. E tem a prestação de serviço, onde a gente tem a oportunidade de falar sobre assuntos relacionados a áreas de cada curso. Especificamente na nutrição, a gente trouxe sobre alimentos minimamente processados e in natura, os processados e os ultraprocessados, o que é cada um deles e qual a necessidade e importância de evitar alguns e privilegiar outros”, explicou Angélica.

Prestação de serviço: população recebeu informações e orientações sobre saúde e alimentação. (Foto: Sebastião Junior)

A participação na mostra de profissões também contribui para ampliar a relação entre os discentes e destes com os futuros alunos, como garante Priscila Coelho, presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Ciências Contábeis do campus GV. “Eu acho importante esse contato com os alunos, justamente para dar uma orientação para eles. Tem uma troca de conhecimentos muito grande entre os outros cursos, apresentações. É muito bacana essa interação”, afirma a estudante.

Essa troca de conhecimento agradou a adolescente Stéfany Vithoria de Oliveira, 16. “Eu tô muito em dúvida ainda e achei bacana esse evento. Eu já conversei com bastantes profissionais e alunos também”, afirmou a estudante do primeiro ano do ensino médio, que está pensando em cursar Nutrição ou Psicologia.

O evento foi uma oportunidade de diálogo com os estudantes do ensino médio. (Foto: Sebastião Junior)

Para a professora do curso de Ciências Contábeis Shirley Maria Policarpo, atividades como a do último sábado são tão importantes para o campus que deveriam fazer parte do calendário da universidade, para “ampliar o público e abranger um número cada vez maior de pessoas”. Com isso, segundo ela, seria possível mostrar “todo o potencial” da UFJF-GV.

No próximo sábado, 22, é a vez de apresentar os cursos do campus de Governador Valadares e as várias possibilidades de atuação profissional para os alunos de escolas públicas. O evento começa às 8h, na Escola Estadual Israel Pinheiro.

Para ver mais imagens do evento, clique aqui.