as obras que Jorge dos Santos traz a Juiz de Fora fazem parte de uma série que trabalha suas referências culturais (Foto: Laura Santos)

Entre os próximos dias 17 e 23, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará com uma série de atividades especiais em razão da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com entrada franca. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”,  as atividades se voltarão para mostrar o papel educativo das instituições museais e sua importância no despertar do interesse por diferentes áreas do conhecimento. No Mamm, estão agendadas visitas especiais ao acervo e aos setores de restauração e à biblioteca, além de apresentações musicais, abertura de nova exposição e palestras.

Durante a semana da Primavera dos Museus, o Mamm funcionará em horário especial, das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, dando oportunidade para os visitantes conhecerem as exposições e o espaço depois dos horários de trabalho. No final de semana, estará aberto em horário normal, das 12h às 18h.  

Programação

– Dia 17: exposição “Jorge dos Anjos: A Ferro e Fogo”,  “Terceira Idade vai ao Museu” e “Laboratórios de Portas Abertas”

Três ações marcam a abertura da programação. A primeira é a  mostra “Jorge dos Anjos: A Ferro e Fogo”. Com esculturas em ferro oxidado e instalações com impressões produzidas literalmente a ferro e fogo sobre longas faixas de feltro, as obras que Jorge dos Santos traz a Juiz de Fora fazem parte de uma série que trabalha suas referências culturais.

Também na segunda-feira, o Mamm abrirá suas portas para dois tipos de visitas mediadas especiais. Adotando o mote de seu patrono “A memória é uma construção do futuro”, o setor educativo do museu realizará um conjunto de visitas com grupos de idosos durante a semana da Primavera dos Museus. Na lista do grupos estão: o Abrigo Santa Helena; a Casa de Repouso Madre Maria de São Miguel; a Fundação Espírita João de Freitas; Lar dos Idosos Santa Luiza de Marilac; entre outros.  

No mesmo dia, ainda acontece a ação “Laboratórios de Portas Abertas”. A proposta é levar os visitantes a conhecerem o importante trabalho dos laboratórios de conservação e restauração de Papel, Pinturas e Esculturas do Mamm. Com vagas limitadas, a visita ocorrerá  em duas sessões, a primeira às 14h e, a segunda, às 16h. Para esta ação é preciso inscrição antecipada, que deve ser feita na secretaria do Mamm, por telefone (3229-7651) ou presencialmente. A ação volta a acontecer no mesmo formato e horário na sexta-feira, 21.

– Dia 18: “Biblioteca para Terceira Idade”,  “Encontro com o Artista” e palestra “A Memória na Construção de Murilo Mendes”

Palestra “A memória poética de Murilo Mendes”, com Leila Barbosa e Marisa Timponi é uma das atrações (Foto: Blog História Literária/Arquivo)

A partir das 14h, outra atividade com grupo de idosos promete desencadear emoções. Na ação “Biblioteca para a Terceira Idade”, haverá uma leitura mediada de excertos dos títulos “A idade do Serrote” e “Chronicas Mundanas” de Murilo Mendes. Nos textos, o poeta narra acontecimentos marcantes da história de Juiz de Fora, que serão apresentados ao grupo, juntamente com slides de cenas do passado da cidade. A proposta é reativar as lembranças dos idosos, instigando-os a contar lembranças sobre cenários e fatos marcantes de suas vidas.

Também na terça-feira, acontecem duas palestras. A primeira é “A memória poética de Murilo Mendes”, com Leila Barbosa e Marisa Timponi, aberta ao público, e contando com a presença do coletivo CAC. Para quem não puder comparecer nesse dia, a palestra será reapresentada no dia seguinte, quarta-feira, 19, no mesmo horário, para o grupo Vivendo e Aprendendo Sempre.

Das 20h às 22h, Jorge dos Anjos estará no Mamm para falar um pouco de seu trabalho na ação “Encontro com o Artista”.  Nascido em 1957, começou bem cedo a formação. O caráter emblemático de sua produção está nos trabalhos desenvolvidos para áreas públicas de diversas cidades brasileiras, todos com forte simbologia e estética afrodescendente.

– Dia 19: apresentação Musical “Do Universal ao Brasileiro” com o Coro Acadêmico da UFJF

Às 20h, o Coro Acadêmico da UFJF apresenta o concerto “Do Universal ao Brasileiro”. Conduzido pelo maestro Willsterman Sottani, e com cerca de 30 vozes, o grupo interpreta à capela um repertório de composições eruditas e populares, de músicos como Villa-Lobos, Claudio Monteverdi, Charles Gounod e Luiz Gonzaga.

– Dia 20: Encontro de Educadores de Museus com Museu do Amanhã – RJ (Ademildes José de Freitas)

Às 19h, acontece a segunda edição do ano do Encontro de Educadores de Museus, quando o Mamm receberá o arte-educador do Museu do Amanhã (RJ) Ademildes José de Freitas. O convidado apresentará  as propostas pedagógicas e os desafios de um dos maiores setores de arte-educação do país, com capacidade de receber até 90 mil pessoas por ano. As estratégias para discutir, com várias faixas etárias,  questões como a relação do homem com o ambiente, o consumo sustentável, a saúde e a multiculturalidade são um dos pontos fortes da proposta do Museu do Amanhã que serão apresentadas por Ademildes Freitas.

Voltado para todos os tipos de educadores, estudantes de arte e demais interessados, o Encontro de Educadores convida profissionais atuantes em setores educativos de diversas instituições do país para compartilhar seus conhecimentos e experiências na área de educação. A cada encontro é emitido um certificado de participação. Os interessados devem se inscrever com antecipação pelo e-mail arteeducacao.mamm@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 3229-7621.

– Dia 21: Recital de Canto e Piano, com Fernando Vago, Juliana Costa e Guilherme Oliveira, “Biblioteca para a Terceira Idade” e “Laboratório de Portas Abertas”

As ações “Biblioteca para a Terceira Idade” e “Laboratório de Portas Abertas” acontecerão  das 14h às 16h. A partir das 20h, os pianistas Fernando Vago e Juliana Costa e o cantor Guilherme Oliveira apresentam um recital de canto e piano. Dividido em duas partes, o recital começa com um repertório para Piano Solo, pelas mãos de Fernando Vago, pianista premiado tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFJF.

Na segunda parte, será executado um repertório de câmara para Canto e Piano executado pelo baixo Guilherme Oliveira e pela pianista Juliana Costa. O programa da noite contará com peças musicais de compositores eruditos e populares, como Beethoven, Bemberg, Hekel Tavares, Dorival Caymmi, entre outros.

Juliana Oliveira integra o quadro funcional da UFJF, no qual desenvolve atividades de preparação e acompanhamento musical para os alunos do Departamento de Música. É licenciada em Música, habilitação piano, pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e atuou como pianista acompanhadora juntos aos coros: Coral Canarinhos de Itabirito, Coral Pró-Música,Coro Acadêmico da UFJF, Coro da UFJF e também solistas cantores e instrumentistas.

Guilherme Oliveira é formando em canto pela Ufop e atua como professor de música, técnica vocal, regente e solista. Por quatro anos, trabalhou como preparador vocal do Coral Canarinhos de Itabirito, com o qual gravou os DVDs “Viva Mozart” (2006) e “Paixão e Fé” (2007). Também fez parte do Coral Lírico de Minas Gerais em vários concertos. Em maio de 2017, foi solista no “Réquiem” de Mozart junto a Orquestra e Coro da Cidade de São Paulo com a regência de Luciano Camargo no Teatro Bradesco em São Paulo.  Como regente dirigiu diversos corais, entre eles o Coral da UFJF, no período do espetáculo “Cantorias”, que teve CD lançado em 2014.

Vago é Bacharel em Piano pela Fames (2011), mestre em Piano pela University of Kentucky-EUA (2014), doutor em Música pela Unirio (2017) e licenciando em Música pelo Claretiano. Foi vencedor de importantes concursos como Edna Bassetti Habith (Curitiba, 2010) e Souza Lima (São Paulo, 2011) e premiado na Young Artists Competition da MTNA nos EUA (Lexington-KY e Greensboro-NC, EUA, 2013/2014). Laureado com o Nathaniel Patch Award por realização excepcional em performance pianística (2013). Desde dezembro de 2017 é professor adjunto do Departamento de Música da UFJF, onde atua como professor de Piano e coordenador do programa de extensão Oficinas de Música da UFJF.

– Dias 22 e 23: Coletivo Cultural Mamm, Museu Mariano Procópio (Mapro) e Ferroviário

Encerrando a programação, no sábado e domingo, dias 22 e 23, das 14h às 18h, acontece uma ação conjunta entre Mamm, Museu Mariano Procópio (Mapro) e Museu Ferroviário. O ônibus do coletivo cultural do Mamm levará um grupo de estudantes de Turismo para visitar os três espaços. O objetivo é apresentar aos futuros turismólogos o potencial turístico dos museus da cidade.  

Confira a programação completa da Primavera dos Museus

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)

(32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)