Estão abertas as inscrições para a 12ª Jornada Acadêmica de Saúde Mental. O encontro é organizado pela Liga Acadêmica de Saúde Mental (Lasmental), formada por alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento ocorrerá entre 3 e 5 de outubro, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde no campus sede da UFJF. O objetivo é promover a discussão sobre saúde mental e seu impacto nas diversas parcelas da sociedade. Além disso, a jornada busca integrar acadêmicos e profissionais de diversas áreas para estimular e divulgar a produção científica.

Para se inscrever é preciso procurar um membro da Liga ou entrar em contato com o tesoureiro Jorgy Viana, por meio do WhatsApp (31) 98364-8666 ou pelo e-mail lasmental@gmail.com, para obter os dados bancários. Após efetuar o pagamento, o participante precisa enviar um e-mail para lasmental@gmail.com, com nome completo, curso ou ocupação, e foto do comprovante de depósito. As inscrições vão até um dia antes do evento ou enquanto houver vagas.

Submissão de trabalhos

Alunos de todos os cursos, incluindo os de outras instituições além da UFJF, que tenham estudo científico relacionado ao tema de Saúde Mental, podem submeter suas pesquisas até a próxima segunda-feira, 17. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail lasmental@gmail.com em formato de PDF com o assunto “Submissão de trabalho”. É necessário que todos os autores estejam inscritos na jornada no momento da submissão.

A avaliação dos materiais será feita por uma comissão composta por professores das áreas de Medicina, Serviço Social e residência em Psicologia e Saúde Mental, de instituições associadas à organização da jornada. Alguns dos itens avaliados serão a explicitação dos conceitos e das operações utilizadas e a consistência da fundamentação teórica para atender ao caráter científico de textos de graduação e pós-graduação; a objetividade da exposição dos resultados nas considerações finais; e a contribuição da pesquisa para a área de estudo proposta.

Todos os itens avaliados, bem como os detalhes para a submissão de trabalhos, constam no edital. Já o template pode ser acessado neste link.

Programação

De acordo com a vice-presidente da Lasmental, Késia Rodrigues, a programação da jornada foi organizada para abordar questões sobre camadas da população marginalizadas e violadas. “Buscamos tirar o estigma da saúde mental como algo relacionada estritamente a transtornos mentais. Queremos expandir o assunto e trabalhá-lo de forma multidisciplinar. O evento foi pensado para haver troca de conhecimentos entre os participantes.”

A apresentação dos trabalhos enviados será feita no primeiro dia. Em sequência, cada um dos três dias do evento contará com três palestras, das 18h às 21h. O conteúdo abordado no dia 4, às 20h, será O “Cotidiano das Mulheres Trans nos Atendimentos à Saúde”. A palestra fica por conta da professora e vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Zuleyce Maria Lessa Pacheco. Já no dia 5, às 19h, a “Saúde Mental da População Negra” será discutida com a mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Vanessa Diniz da Silva. A linha de estudo da pesquisadora é “Política, Subjetividade e processos de Exclusão”.

Para fechar o evento, será tratado o tema “Na Beira da Tábua da Beirada: a população em Situação de Rua”. A palestra ocorrerá no dia 5, às 20h, e contará com a explanação do médico psiquiatra Uriel Heckert. O pesquisador se formou em Medicina pela UFJF, em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez mestrado em Filosofia pela UFJF e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP).

O investimento no evento é de R$ 25 para acadêmicos e R$ 30 para profissionais. O valor está sujeito a mudança de lote.

Outras informações:  Página do evento no Facebook