Em segunda visita, Administração Superior ouviu docentes, TAEs e alunos (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de discutir e construir de modo compartilhado a proposta de planejamento estratégico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Administração Superior participou, na manhã desta terça-feira, 4, na Faculdade de Enfermagem, da segunda visita programada para ocorrer nas Unidades Acadêmicas e Administrativas até outubro no campus sede.

O reitor Marcus Vinícius David destacou que o planejamento deve nortear  a condução das políticas da Universidade, reafirmando o compromisso de transparência da atual Gestão. “Convido todos vocês a compartilharem desse material de ação que foi pensado para ser discutido em conjunto com todos os entes e comunidades que integram a UFJF. Estamos no segundo momento de nossa administração, quando apresentamos propostas de avanço para maior excelência da UFJF”. O material ao qual o reitor se refere é o Plano de Ação de Gestão, documento que propõe o planejamento integrado para o biênio 2018-2020.

“Estamos no segundo momento de nossa administração, quando apresentamos propostas de avanço para maior excelência da UFJF” – Reitor Marcus David

Além de docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e alunos, estiveram presentes a vice-reitora Girlene Alves; o secretário geral, Rodrigo Souza; o pró-reitor de Planejamento e Finanças, Eduardo Condé; a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira; o pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo Barra; e o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim.

Girlene Alves pontuou a necessidade de discussão do Plano, surgida pelo desafio de articular cuidadosamente o tripé indissociável de ensino, pesquisa e extensão. “Precisamos debater em conjunto o papel social da Universidade e todos os demais assuntos que possam estar ligados a essa temática”. A vice-reitora destacou a importância da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e da Ouvidoria Especializada, no que tange ao espaço de visibilização da diversidade, contra preconceitos e a favor da integração dos diferentes públicos que compõem a UFJF e para além da Instituição.

Eduardo Condé explicou as estruturas integrantes das várias esferas que formam o quadro administrativo da Universidade e suas respectivas competências. “São os objetivos estratégicos que orientam as políticas da UFJF. O desafio do planejamento é o salto necessário de excelência e desenvolvimento, ao mesmo tempo que devemos enfrentar a crise externa com essa visão de integralização com a sociedade que a financia”.

A direção da Faculdade de Enfermagem, juntamente com professores, TAEs e alunos, agradeceram pelo espaço aberto ao diálogo e dirigiram demandas à Reitoria, como a necessidade de ampliação de recursos humanos; um espaço multifuncional para convivência de alunos; ampliação da biblioteca; criação do infocentro; além da construção de uma laboratório de pesquisas clínicas para a pós-graduação. Todas as solicitações foram ouvidas, ponderadas, e encaminhadas aos setores responsáveis.

O reitor encerrou o encontro destacando, além da importância da discussão, a abertura para o diálogo e consequente entendimento. “Estamos muito tranquilos para chegar nas unidades e ouvir o que vocês têm a dizer, uma vez que trabalhamos para manter nosso compromisso com a transparência e com o diálogo, elementos que devem caminhar conjuntamente”, finalizou.

As visitas e suas possibilidades de participação direta refletem os compromissos assumidos pela atual Administração quando de sua posse da Reitoria, em abril de 2016. A próxima visita acontece também nesta terça-feira, 4, às 17h, na Faculdade de Letras. Já na próxima segunda-feira, 10, as visitas acontecem na Faculdade de Direito, às 10h, e no Instituto de Ciências Humanas (ICH), às 15h30.