Estudantes do primeiro ano de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm a oportunidade de serem reconhecidos pelo seu desempenho. Eles podem concorrer, juntamente com calouros de todas as instituições de ensino superior públicas e privadas, ao Prêmio Calouro Destaque, uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O intuito é valorizar alunos com destacado grau de desenvolvimento de competências cognitivas, além de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Instituto.

Serão distribuídos prêmios de R$ 5 mil reais para os mil estudantes que obtiverem os melhores resultados em uma prova de conhecimentos gerais composta por 80 questões. A premiação será distribuída por Estado e pelo Distrito Federal, de modo que estudantes de todo o país sejam reconhecidos pelo seu desempenho.

Inscrições e prova

Os interessados devem se inscrever até as 23h59 deste domingo, 2 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço premiocalouro.inep.gov.br. A prova será aplicada no dia 21 de outubro, das 14h30 às 18h30, em 60 cidades de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal – inclusive Juiz de Fora.

A Política de Acessibilidade do Inep garante a realização de provas com os seguintes recursos de acessibilidade: prova ampliada; auxílio na leitura da prova (ledor); intérprete de Libras; sala de fácil acesso; e sala para amamentação.

Pode participar o estudante que cumprir, concomitantemente, três requisitos:
– ter concluído o Ensino Médio;
– ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017;
– ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018, regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em instituição de ensino superior pública ou privada.

Outras informações: Prêmio Calouro Destaque