Wellington Rosa Pereira, trouxe a filha Yasmin Marinho Pereira, 3 anos, para aproveitar o domingo (Foto: Victor Marcelino)

Na manhã deste domingo, 5, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu crianças e adultos, na continuidade do projeto Domingo no Campus. Juntos, resgataram brincadeiras de rua, oficina de bordado e artesanato com materiais recicláveis.

A manhã de clima ameno foi ideal para a realização de brincadeiras, contação de histórias, e gincanas, ao som de sucessos tocados pelo DJ Álvaro Martins.

Presente pela primeira vez, Wellington Rosa Pereira, trouxe a filha Yasmin Marinho Pereira, 3 anos, para aproveitar o domingo. “Saímos de casa e viemos para a Universidade sem saber que esse projeto acontecia aqui. Foi uma coincidência feliz, pois a Yasmin pôde brincar e aproveitar o clima ao ar livre, participando de brincadeiras educativas que ajudam no seu desenvolvimento, como a confecção de instrumentos com material reciclável”.

Os presentes puderam conferir o projeto de Musicalização do Núcleo de Desenvolvimento Musical – Funga Alafaia, que ensina a criação de instrumentos aproveitando objetos recicláveis e o grupo de brincadeiras populares, que contou com jogos de rebater, futebol de botão, de prego e vôlei. “Nunca tinha vindo aqui na Praça Cívica, mas sempre ando de bicicleta no entorno do Campus. Hoje tive a oportunidade de ver o que estava acontecendo e me animei a jogar vôlei”, ressalta Marcelo Bruni. “O legal é que você vê adultos e crianças convivendo em um mesmo ambiente ao ar livre, aproveitando uma das principais áreas de lazer da cidade”.

Para a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, mãe do Francisco Alves, 5, o projeto Domingo no Campus cumpre seu papel de espaço de lazer que agrega a população. “Eu sempre trago o Francisco por ele aprender muito, com uma equipe cuidadosa, em um projeto que é a cara da UFJF, uma universidade aberta, simples e acolhedora. O rosto das crianças, o brilho nos seus olhos e seus sorrisos demonstram a importância do projeto para a sociedade”.

Adoção de animais

Além das atividades do projeto, a Praça Cívica da UFJF recebeu também, uma feira de adoção promovida pelo Canil Municipal de Juiz de Fora.

Feira de adoção contou com 20 animais, entre cães e gatos (Foto: Victor Marcelino)

A feira teve a presença de 20 cachorros e oito gatos, que foram disponibilizados para adoção, mediante apresentação de documentação (CPF, Identidade e Comprovante de residência). Destes, quatro cachorros e seis gatos foram adotados.

De acordo com Felipe do Carmo, que veio com a mãe, Juliana Aparecida do Carmo, a adoção de um bicho depende de afinidade. “Eu sou escoteiro, então já tenho uma proximidade maior com os bichos, e sempre quis um gato. Hoje foi a oportunidade perfeita para adotar o Pompom, um macho de dois meses”.

A adoção de animais depende da aprovação do perfil do possível dono do animal, que precisa ser maior de idade e deve passar por uma entrevista. Caso o dono tenha perfil compatível com o do animal desejado a adoção é aprovada.

De acordo com a gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, as feiras na UFJF sempre têm boa aceitação, principalmente quando reúnem grande o público como o do Domingo no Campus. “Em feiras como esta as pessoas percebem a importância do nosso trabalho e começam a se interessar pelos bichos. Isso já ajudou a reduzir o número de bichos abandonados e também a aumentar a quantidade de adoções em momentos posteriores”.

Interessados em adotar um bichinho que não puderam comparecer na UFJF, também podem entrar em contato pelo Disque-Adoção, pelo número (32) 3225-9933, ou ir direto ao Canil, que fica na Avenida Francisco Valadares, n° 1.000, no Bairro Vila Ideal.