Entender o funcionamento e a gestão pedagógica no contexto de uma escola da rede pública na periferia de Juiz de Fora, abordando os desafios e as possibilidades de atuação. Este foi um dos principais objetivos da dissertação de mestrado da acadêmica Nathalia Krepker. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo foi pautado em uma escola da cidade, que tem apresentado resultados positivos no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais do ensino fundamental.

O trabalho analisou o gerenciamento educacional por meio da atuação da equipe gestora (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico). A metodologia contou com uma pesquisa qualitativa, baseada  no estudo de caso, como explica Nathália: “a investigação foi muito bem recebida por todos. Utilizei de instrumentos metodológicos como observação não participante, questionário e entrevistas individuais semiestruturadas com os membros da equipe.”

Atuando como coordenadora pedagógica, a acadêmica observa, ao longo dos anos, a importância da administração em uma unidade escolar, daí o interesse pelo tema pesquisado. “Percebo na prática cotidiana que a gestão pedagógica nas escolas públicas se constitui em um dos principais fatores que concorrem para a garantia dos direitos de aprendizagem.”

A pesquisadora destaca que a importância de sua dissertação está na possibilidade de promover a concepção de que a atuação da equipe gestora é essencial para o aperfeiçoamento da educação. “É uma forma de auxiliar os gestores a refletirem sobre como suas ações podem colaborar na melhoria dos processos educativos, principalmente em contextos sociais adversos nos quais os desafios são maiores.”

De acordo com o professor orientador da pesquisa, Eduardo Magrone, a dissertação se mostra relevante, na medida que demonstra como a escola desempenha a função de fundamentar o papel do estudo em alunos que têm famílias de baixa escolaridade. “Historicamente na educação existe, em vários países e épocas, a associação muito forte entre o nível socioeconômico das famílias dos estudantes e o baixo rendimento escolar. A Nathália teve a oportunidade de estudar uma unidade escolar que contraria essa tendência. É preciso apreender o padrão de gestão que conduza ao sucesso esses estudantes, cuja a relação com a escola é mais difícil, em que não há uma cultura familiar de escolarização. Nesses casos, a unidade escolar tem parte importante na elevação da escolarização. ”

Contatos:
Nathalia Krepker (mestranda)
nakrepker@gmail.com

Eduardo Magrone (orientador – UFJF)
eduardo.magrone@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Eduardo Magrone (orientador – UFJF)
Profª. Drª. Elita Betânia de Andrade Martins (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Burgos (PUC/Rio)

Outras informações: (32) 2102 – 3665 –  Programa de Pós-graduação em Educação