Os estudantes aprovados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o segundo semestre de 2018 por meio dos editais de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e das chamadas regulares do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) realizaram matrículas presenciais nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares nesta quarta-feira, 4.
O processo é permitido para os candidatos que fizeram a pré-matrícula online em seu devido prazo. No campus de Juiz de Fora, o procedimento ocorreu no Anfiteatro das Pró-reitorias e, em Governador Valadares, no prédio da Faculdade Pitágoras. Foram recebidos 176 novos alunos durante o primeiro dia de matrículas e 40 ausências.
A futura caloura Camila Trece foi aprovada no Pism para cursar Nutrição. Natural de Além Paraíba (MG), a estudante, que foi convocada pela quarta Reclassificação do Programa, disse que não esperava a aprovação e que se emocionou quando recebeu a notícia. “Eu achei que não seria chamada. Então, quando eu vi meu nome na lista de convocação, comecei a chorar, pulei de alegria. Apesar de ter a necessidade de morar longe da minha família, é necessário porque é meu sonho”.
Mãe de Camila, Margarethe da Silva, vive a expectativa de ver a filha única entrar na vida universitária. Ela ressaltou a importância da política assistencial da UFJF na manutenção da caloura em outra cidade. “Foi uma instrução que eu dei para ela, procurar as informações sobre essa ajuda. E é um auxílio muito importante porque, por mais que a gente tente, fica muito difícil manter o filho aqui pelo alto custo ao vir de outra cidade”.
Aprovado pelo Sisu, o estudante Wesley Felisbino, de 21 anos, é natural de Juiz de Fora e, após três anos de tentativas frustradas, conseguiu o ingresso para cursar História na UFJF. O novo universitário foi outro que comemorou muito a aprovação, mas se preparou com antecedência para não enfrentar problemas com a documentação. “Confesso que chorei quando vi que havia sido aprovado. Logo em seguida eu fui no site checar como era o processo da matrícula e conferir os documentos necessários, mas foi bem tranquilo”.
O coordenador substituto da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), Mussolini Fernandes, afirmou que o andamento das matrículas seguiu o esperado. “A movimentação foi tranquila durante esse primeiro dia, com a maioria dos candidatos inscritos na pré-matrícula realmente finalizando esse processo. A maior parte das inscrições foi programada para o período da manhã”.
Portadores de deficiência
Os aprovados que possuem algum tipo de limitação física têm o auxílio do recém-criado Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) durante a realização da matrícula. O grupo, que integra a política de ações afirmativas da UFJF, faz, no momento da inscrição, o primeiro contato com os candidatos com deficiência, seja pelas cotas ou pela livre demanda.
A professora da Universidade e coordenadora do projeto, Katiuscia Antunes, ressaltou a participação do NAI durante os dois dias de recepção dos aprovados. “Nós procuramos entender o histórico desses candidatos, para conhecermos a trajetória deles durante todo o processo escolar até chegar aqui e entender quais são os limites que eles possuem em relação à mobilidade e comunicação e se utilizam alguns recursos específicos para o auxílio durante o trabalho pedagógico. E, a partir desse primeiro contato, podemos oferecer um acompanhamento que facilite a permanência deles aqui na Universidade”.
Cronograma de chamadas
As matrículas seguem sendo feitas nesta quinta, 5. As inscrições respeitam cronogramas previstos para cada curso. As datas e horários, bem como a documentação exigida podem ser conferidos nas páginas destinadas ao Sisu e ao Pism.
Os candidatos que não foram selecionados nos processos seletivos ainda têm chance de ingressarem na UFJF por meio dos editais de reclassificação. Há novas chamadas previstas para o Sisu e o Pism até o mês de agosto.
Outras informações
(32) 2102 – 3733 (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos)