Acontece nesta terça, 19, a etapa final da VIII LinusBot – Corrida de Robôs, a partir das 12h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, aberto a todos os interessados, reúne, nesta edição, calouros do período 2018.1. São 38 alunos divididos em cinco equipes, que aprendem a montar um robô seguidor de linha (LinusBot) capaz de completar um circuito reconhecendo uma linha preta no chão.
Este reconhecimento é feito por sensores instalados na parte de baixo dos robôs e, na parte da frente, por sensores sônicos que identificam a distância do robô em relação ao obstáculo colocado na pista, fazendo-o desviar do mesmo. Além da construção dos robôs Linus, os estudantes precisam criar um código que os guie durante a prova.
A competição é organizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica (PET Elétrica) e visa aproximar os calouros ao mundo do desenvolvimento de projetos. Integrante do PET, David Knop, destaca que a iniciativa possibilita aos novatos lidarem com a prática logo no primeiro período. “O LinusBot é um incentivo a eles no início do curso, em que a quantidade de matérias teóricas é maior e pode desestimular seu interesse. Participando do projeto, os calouros conseguem aplicar toda a teoria que aprendem à criação do robô, o que estimula sua caminhada.”
Os participantes têm aulas teóricas e práticas com os próprios veteranos que participam do PET sobre eletrônica e programação, principalmente. Durante todo o processo, são desenvolvidas habilidades em eletrônica básica, plataforma arduíno, lógica de programação e pesquisa autônoma, entre outras. O projeto ainda possibilita à equipe organizadora o aperfeiçoamento de competências relacionadas à aplicação de projetos.
Esta última etapa do programa, a competição entre as equipes, é aberta ao público, e a equipe vencedora ganha prêmios, assim como a que tiver a torcida mais animada. A plateia também participa por meio quiz de conhecimentos gerais feito pelo PET e do sorteio de brindes.
Outras informações
PET Elétrica no Facebook