O interesse pelo uso da argumentação em interações nas redes sociais motivou a acadêmica Fernanda de Paula Assis Campos a desenvolver sua dissertação no Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A parte prática do estudo foi realizada em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da escola em que a pesquisadora atua como professora, localizada em Lima Duarte (MG).

Fernanda revela que se interessou pelo tema ao notar que a argumentação é uma habilidade cada vez mais presente na vida das pessoas, tanto na infância como na vida adulta, e que ainda constitui-se uma dificuldade para muitos. “Argumenta-se no convívio familiar, quando a criança tenta convencer o adulto do que deseja, até a fase adulta, quando ela exerce seu papel cidadão no meio social, opinando e argumentando em diferentes situações. Entretanto, pude observar na turma em que realizei minha pesquisa uma grande dificuldade que os alunos apresentam na habilidade de desenvolver argumentos persuasivos e bem articulados, sobretudo na escrita.”                

No desenvolvimento da pesquisa empírica, a acadêmica utilizou a rede social Facebook e deu liberdade para que os alunos decidissem um tema para servir de base para uma atividade escolar. Em seguida, criou um grupo com os alunos da sala e a professora da disciplina referente ao tema escolhido: “proibição de guloseimas na escola.” Assim, o grupo tornou-se o local no qual os alunos tomariam decisões acerca do rumo do trabalho, junto à professora. “As estratégias enfocaram o protagonismo do estudante, pois as decisões foram tomadas através de sua participação – o que já é uma estratégia argumentativa. O Facebook, através da constituição de um grupo fechado em que interagiram os alunos e a professora, foi importante para que os estudantes pudessem argumentar sobre o tema de maneira mais livre e para que aprendessem a se expressar em lugar público.” O trabalho tinha por objetivo o desenvolvimento da habilidade argumentativa dos alunos e o uso consciente dos diversos tipos de argumentos.

Para o desenvolvimento da dissertação, Fernanda empregou uma pesquisa-ação realizada em três etapas. A primeira constituiu-se da apresentação do projeto à direção e supervisão da escola, aos pais e alunos envolvidos. Durante a segunda etapa, os estudantes realizaram atividades e oficinas no grupo do Facebook que tinham o objetivo de diagnosticar as limitações de cada aluno e trabalhá-las com os exercícios argumentativos. No terceiro e último momento,  os alunos divulgaram o projeto em outras escolas do município e entregaram o trabalho final realizado sobre o tema escolhido. A análise dos dados da pesquisa se deu através da comparação do trabalho inicial de cada estudante com as demais ações desenvolvidas durante o projeto. Além disso, a acadêmica registrou os tipos de argumentos que começaram a ser utilizados ao longo do tempo.

Ao final, Fernanda concluiu que os discentes passaram por um processo evolutivo no uso de argumentos e elementos da persuasão. “Além disso, pude notar uma maior conscientização dos alunos sobre o modo de se comportar em discussões, mudança na maneira de interagir entre si e com a professora, adequação da linguagem à situação comunicativa: os alunos usaram a linguagem própria ao espaço virtual no grupo da rede social Facebook, já que na maioria das postagens havia marcas da oralidade.

A professora orientadora, Denise Barros Weiss, defende a execução de pesquisas como a que Fernanda realizou e ressalta que esta é relevante para a atual sociedade. “Pesquisar e promover o aumento da capacidade de argumentação dos alunos é muito importante em um tempo que as pessoas só sabem brigar, sem estabelecer diálogo. Um dos ganhos do trabalho foi justamente treinar a capacidade do aluno de argumentar com propriedade baseado em fatos e naquilo que o outro disse. Com isso, eles aprendem a ouvir as pessoas e tirar do discurso dos outros aquilo que eles precisam, algo que não observamos no dia a dia.”

Contatos:
Fernanda de Paula Assis Campos (mestranda):
fcfcampos07@gmail.com

Denise Barros Weiss (orientadora- UFJF):
DBWEISS@TERRA.COM.BR

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Denise Barros Weiss (orientadora- UFJF)
Profa. Dra. Nathália Sathler Sigiliano (UFJF)
Profa. Dra. Cristiane Cataldi dos Santos Paes (UFV)

Outras informações: (32) 4009 -9319- Mestrado Profissional em Letras