Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 07/06/2018
Título: Monja Karma Lekshe Tsomo participa na UFJF de encontro para discutir papel e empoderamento das mulheres
Um encontro para discutir o papel e o empoderamento das mulheres nos meios de estudos religiosos e da sociedade será realizado nesta quinta-feira (7) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A palestra “Mulheres, compaixão e justiça social” será ministrada pela pesquisadora, monja e ativista feminista, Karma Lekshe Tsomo.
A palestra ocorrerá a partir das 18h30, na sala BI-7 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e acontece por mediação do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (Cebb), com tradução simultânea.
Karma Lekshe
Karma Lekshe é estudiosa de Ciências da Religião e realiza, desde maio, palestras em várias cidades do Brasil. Ela estudou durante 15 anos o budismo tibetano na cidade de Dharamsala, no norte da Índia e, atualmente, leciona na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.
Lekshe tem mais de nove livros publicados discutindo a temática das mulheres no Budismo, questões da morte e o morrer além da filosofia e ética budista.
No Budismo, a discussão do papel da mulher é recorrente, principalmente pela estrutura que sustenta o sistema ético e filosófico dos fiéis falando sobre o protagonismo da mulher frente a novas dinâmicas que é cada vez mais necessário.
— —
Veículo: SIMI
Editoria: Editais
Data: 07/06/2018
Link: http://www.simi.org.br/edital/processo-seletivo-para-o-condom%C3%ADnio-de-empresas-da-ufjf
Título: Incubação de Empresas
O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) é um órgão institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), voltado para a transferência de tecnologia e soluções inovadoras. O Critt atua junto a empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Caderno Educação
Data: 07/06/2018
Título: UFJF divulga 1º edital reclassificação do PISM
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou hoje,6, o edital de reclassificação do PISM (triênio 2015 – 2017), confira aqui. Os candidatos convocados devem realizar a pré-matrícula on-line a partir do meio-dia desta quarta-feira até as 23h59 de sexta-feira, 8 de junho.
Reclassificação PISM UFJF
Segundo a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), os estudantes chamados devem ficar atentos à lista de documentos exigidos para a realização da matrícula presencial e aos prazos, pois são os problemas mais recorrentes desse processo.
Fique ligado: A pré-matrícula on-line e a matrícula presencial são fases obrigatórias da matrícula na UFJF.
Estão previstos ainda até 11 editais de reclassificação, sendo os dois últimos apenas para o curso de Odontologia do campus de Governador Valadares, que tem seu calendário desalinhado em relação aos demais cursos.
— —
Veículo: SIMI
Editoria: SIMI
Data: 07/06/2018
Link: http://www.simi.org.br/noticia/juiz-de-fora-recebe-o-programa-agita-da-escola-do-sebrae
Título: Juiz de Fora recebe o programa AGITA da Escola do Sebrae
A cidade de Juiz de Fora vai receber, em agosto, o programa Agita da Escola do Sebrae. A agitadora tem como objetivo apoiar jovens empreendedores na geração de novos negócios e vai selecionar 10 equipes para o projeto, que tem três meses de duração.
O Agita será lançado no dia 8 de junho, no Exchange Sebrae, evento gratuito que estimula a criação de negócios inovadoras, apresenta soluções e tendências do mercado e oferece capacitações nos segmentos de tecnologia, inovação e startup. O evento será realizado no Centro de Ciências da UFJF.
Para participar do Agita, as equipes precisam ter de dois a cinco integrantes. Os projetos devem abranger as áreas de varejo, educação, negócios digitais, negócios sociais e economia criativa, além de estarem em fase inicial de desenvolvimento (ideia ou protótipo funcional).
O programa terá início no dia 17 de agosto, na Faculdade Doctum, terá 12 semanas de duração e 36 encontros, realizados sempre às sextas e aos sábados. Serão várias atividades, como palestras, mentorias, capacitações e networking.
As inscrições podem ser feitas pelo link www.agita.escoladosebrae.com.br/zona-da-mata.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 07/06/2018
Título: Tupi Futsal divulga esquema de venda de ingressos para jogo contra o Corinthians
O Tupi Futsal anunciou nesta quinta-feira (7) os procedimentos para venda de ingressos para o jogo de volta contra o Corinthians/Unip, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A decisão acontece no dia 16 de junho, às 18h, no Ginásio da Faefid, na UFJF. Os ingressos devem ser comercializados a partir da próxima segunda-feira (11), aos preços de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), na loja Torcedor Esporte Clube, na Galeria Pio X, no Centro.
Segundo o comunicado, a carga total de ingressos, incluindo gratuidades, será de 450. Destes, 50 ingressos serão destinados para a torcida do Corinthians, que somente poderá ocupar o espaço destinado aos visitantes. A capacidade restante – 400 ingressos – será destinada à torcida carijó, sendo 180 de meia entrada para as pessoas que possuem esse direito e 25 para o acesso de graça de crianças menores de 12 anos. Pais ou responsáveis legais deverão apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento comprovando a menoridade do beneficiário.
Na partida de ida, realizada na última segunda-feira (4), em São Paulo, a equipe juiz-forana foi derrotada por 5 a 0. No entanto, em caso de qualquer vitória do Tupi, o jogo será decidido na prorrogação, uma vez que o saldo de gols não é critério de desempate no torneio. Se o empate persistir, a decisão da vaga será disputada nos pênaltis.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 07/06/2018
Título: Mãe descobre estupro da filha de 12 anos após checar aplicativo
A Polícia Civil vai investigar um caso de estupro de vulnerável envolvendo uma garota de 12 anos, moradora da Cidade Alta, em Juiz de Fora. O crime foi descoberto na quarta-feira (6), um dia após a mãe da vítima, uma auxiliar de serviços gerais, 33, verificar no celular da filha mensagens em grupos do aplicativo WhatsApp. A mulher encontrou conteúdos pornográficos, incluindo imagens e vídeos expondo órgãos genitais e cenas de sexo. As conversas também sugeriam haver relações sexuais entre os participantes. Ao ser questionada pela responsável, no entanto, a adolescente fugiu de casa e passou a noite fora. Ela foi encontrada no dia seguinte, quando foi vista por um parente no Campus da UFJF.
A Polícia Militar foi acionada diante da suspeita de que a garota estava sendo abusada – manter qualquer relação sexual com menor de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, conforme o artigo 217, da Lei de Crimes Sexuais, com pena de oito a 15 anos de reclusão. Junto com a filha, a mãe compareceu à 99ª Companhia da PM, no São Pedro. Ela afirmou ter tentado conversar com a adolescente para saber o que de fato estava acontecendo, mas contou que elas acabaram brigando. A mulher acrescentou ter checado o celular da garota após ouvir comentários de que ela poderia estar grávida.
Militares conversaram com a jovem para tentar desvendar o crime, mas, segundo o boletim de ocorrência, ela disse apenas ter passado a noite na varanda da casa de uma amiga. Os policiais providenciaram atendimento médico no HPS, conforme o Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (Parbos). De acordo com a PM, os exames constataram conjunção carnal recente.
Ainda segundo a polícia, apesar de aceitar passar pelos procedimentos no hospital, inicialmente a vítima disse não querer voltar para casa, porque estaria cansada de ouvir que “só causava problemas” para seus pais. O Conselho Tutelar chegou a ser acionado para acompanhar o caso, mas a adolescente retornou para sua residência. Ela não revelou com quem teria mantido relação sexual, afirmando apenas se tratar de um amigo. Nenhum suspeito foi encontrado, e o caso seguiu para investigação na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 07/06/2018
Título: Terminam no domingo inscrições para 12º Encontro de Musicologia Histórica em Juiz de Fora
O 12º Encontro de Musicologia Histórica recebe inscrições para apresentação de trabalhos até o próximo domingo (10). Realizado a cada dois anos, em 2018, o evento irá debater o tema “Identidades Musicais Brasileiras: da Colônia à Belle Époque”, nos dias 19 e 20 de julho no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
“Este encontro foi o primeiro do gênero do país, se mantém e cumpre bem o papel de contribuir para o momento de estudar, valorizar e compreender a relação da música brasileira nestes períodos. Gera gera discussão, produção de conhecimento, pesquisas novas e material de referência”, explicou a coordenadora da comissão organizadora, Mayra Pereira.
As comunicações devem ser enviadas pela internet, seguindo as orientações que também está disponível no site do evento. A coordenadora destacou a sequência do 11º Encontro.
“O usual era tratar do período colonial, mas decidimos manter a ampliação do tema que iniciamos no evento de 2016 para analisar a questão da identidade musical brasileira em diferentes períodos. Neste ano, vamos abordar até a Primeira República. Como nosso último encontro foi um sucesso, nossas expectativas são das melhores”, disse.
A comissão científica avaliará os artigos entre 11 a 22 de junho e o resultado da seleção será conhecido em 25 de junho. Iniciando o prazo para revisão e envio da versão final dos trabalhos.
“Os pesquisadores ficam muito interessados nas publicações que resultam do Encontro. E como o evento ocorre dentro do ambiente universitário, nossos alunos também se envolvem e apresentamos nosso curso de Música aos visitantes”, explicou Mayra Pereira.
Os aprovados serão distribuídos por quatro sessões temáticas, compostas por três comunicações cada, totalizando doze trabalhos a serem apresentados.
O evento terá três mesas-redondas, cada qual dedicada a um dos períodos da história política brasileira: Colônia, Império e Primeira República.
De acordo com o tema, estão previstas as falas das professoras doutoras Edite Rocha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mónica Vermes, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); dos professores doutores Alberto Pacheco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lutero Rodrigues, da Universidade do Estado de São Paulo (UESP), Luiz Guilherme Goldberg, da Universidade Federal de Pelotas; e dos professores portugueses Ana Maria Liberal, da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, Portugal, Lino de Almeida Cardoso, do Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM) – Universidade Nova de Lisboa.
“Todos estes períodos são alinhavados por influências das etapas anteriores. Fizemos a divisão por questão acadêmica. Dois convidados que realizam pesquisas na área farão uma exposição sobre um tema livre. O Encontro permite a redescoberta de como se deram estas relações e da música brasileira com outros universos”, destacou Mayra Pereira.
Depois da seleção dos trabalhos, serão abertas as inscrições gratuitas para participantes entre 25 de junho e 18 de julho. “Não precisa ser estudioso e pesquisador, uma pessoa curiosa e interessada no tema pode vir. Vamos ter ouvintes, pesquisadores e autores. Estamos ocupando o espaço da universidade e todos são bem-vindos”, ressaltou a coordenadora.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 07/06/2018
Título: ‘Um passo atrás, mas na realidade de JF’, garante presidente do JF Imperadores
Uma parceria de dois anos que durou pouco menos de três meses em rompimento justificado apenas em notas oficiais até essa quarta-feira (6). O projeto considerado inédito no futebol americano do país, que mirava o profissionalismo, em pouco tempo levou Juiz de Fora Imperadores e Cruzeiro para lados distintos. Em entrevista exclusiva à Tribuna, o presidente da equipe local, Laércio Azalim, reiterou a importância do Cruzeiro Imperadores para os atletas da cidade no âmbito financeiro, mas admitiu ter encontrado mais dificuldades do que as previstas em uma relação que acabou desgastada.
Agora, de volta com o nome do município e a vaga na Brasil Futebol Americano (BFA), primeira divisão nacional da modalidade no país, o Juiz de Fora Imperadores terá menos de dois meses para a preparação para a estreia prevista para 21 de julho, contra o Patriotas FA. Além de contar com ainda mais juiz-foranos no elenco, a equipe irá tentar o retorno do quarterback norte-americano Casey (KC) Frost, destaque da equipe em 2017, e a reaproximação com o torcedor, que teve apoio fundamental no acesso à BFA em partidas na UFJF. Confira abaixo a íntegra da entrevista.
Tribuna de Minas – O que motivou o fim da parceria?
Laércio Azalim – O motivo do término envolve a questão cronológica da distância entre as duas cidades e o alto custo que isto estava gerando ao projeto, um efeito colateral que estava fazendo com que a gente perdesse a essência do projeto de futebol americano porque muita gente estava desistindo pela quantidade de treinamentos, um contexto diferente do que tínhamos até o início da parceria. Preferimos, então, dar um passo atrás, em comum acordo com o Cruzeiro, e voltar ao planejamento anterior a estes três meses e continuar na BFA, mas voltados para a realidade dos jogadores de Juiz de Fora.
Houve mais dificuldades do que o esperado?
Com certeza. Esperava que as coisas acontecessem em uma excelência que não conseguimos chegar justamente por esse problema de distância, da logística entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
A parceria ficou desgastada com o imbróglio no Mineiro, distância e cinco treinos por semana?
Um pouco, sim, porque não estava dentro do contexto dos jogadores do JF Imperadores conseguir conciliar trabalho, estudo à rotina de treinos. É óbvio que as questões extracampo deram uma desgastada, mas não foram o motivo do rompimento. Foi exclusivamente a questão de não conseguirmos conciliar os processos para deixar o projeto na excelência que as duas entidades gostariam.
O que acontecerá com os atletas contratados da Seleção Brasileira, além dos estrangeiros?
Todos vão para o Cruzeiro. Não sei qual o próximo capítulo da história deles. A vaga na BFA é do JF Imperadores.
Já há uma definição da comissão técnica e da formação do elenco?
Muitos atletas vão voltar por conta da frequência de treinos estar mais dentro da realidade de quem trabalha e estuda. Teremos um inchaço grande no elenco. A comissão técnica vai ser basicamente a de 2017, com o headcoach Rodrigo Mudo, e talvez, dependendo do andamento dos incentivos e arrecadação de patrocínios, tentaremos trazer um quarterback como fizemos no ano passado com o KC (Casey Frost). Talvez até seja ele mesmo.
Então há uma chance do KC retornar?
É um sonho nosso. Na verdade, do povo de Juiz de Fora, que gosta do estilo de jogo e carisma do atleta. Seria algo excepcional, e não é uma coisa totalmente fora da realidade. Mas tudo depende desses 45 dias que serão destinados à busca de patrocínios.
O contrato era de 24 meses. Houve algum prejuízo financeiro?
Não, para nenhuma das partes. O Cruzeiro continua seu projeto em BH e nós retomamos o projeto de três meses atrás com o JF Imperadores. Perdemos esses 90 dias, mas continuaremos no processo anterior à parceria para os próximos dias.
O feedback do torcedor tem sido muito negativo?
Tivemos bons e maus feedbacks. Estávamos, no papel, com um projeto muito grande, que não existia no Brasil e que acredito que o Cruzeiro, em BH, vai conseguir executar. Nosso grande problema foi a distância, o desgaste com os trâmites de ida e vinda, coisas que não encaixaram muito bem. Tem muito feedback negativo porque esperavam algo muito grande em Juiz de Fora e, por ora, isso não vai acontecer, afinal sabemos que o que temos de financeiro e técnico é para seguir na BFA, não disputar título. Ao mesmo tempo, os jogos serão 100% na cidade. Tentaremos reconquistar a confiança do torcedor e deixar claro que buscamos o melhor para os atletas, para que não tivessem todos esses custos, que infelizmente irão acontecer ainda, mas seguiremos trabalhando para diminuir. Quem sabe conseguimos crescer aqui e, mais para frente, ninguém precise desembolsar mais verbas de casa, por exemplo, para praticar o esporte que ama, representando a cidade que reside.
Financeiramente os atletas voltam a ter que arcar com gastos de viagem, por exemplo?
O principal motivo da parceria era justamente que os atletas não tivessem mais o ônus de ter que fazer as vaquinhas, como no ano passado. Infelizmente, como o modelo não deu certo, voltamos também com o planejamento financeiro anterior. Temos muitos e bons patrocínios, mas que infelizmente não cobrem um esporte com 50 atletas como o futebol americano. Muito vai continuar a cargo dos atletas, e todos já sabem, foi em comum acordo.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 08/06/2018
Título: UFJF e IEF assinam acordos de cooperação para desenvolvimento ambiental em Juiz de Fora
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinaram na manhã desta sexta-feira (8) três documentos para o desenvolvimento ambiental de Juiz de Fora. Os acordos têm como objetivo a cooperação dos entes em diversas atividades relacionadas à preservação e à sustentabilidade.
Um dos documentos assinados trata-se de um protocolo de intenções amplo entre UFJF e IEF. É ele que abre as possibilidades para a cooperação em atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico, entre outras possíveis ações na área a que se propõe, a ambiental.
Também foi assinado um acordo que especifica a cooperação na área do Jardim Botânico da UFJF, no ensino, na pesquisa, extensão, franqueando espaço para o IEF no lugar, preservando a autonomia dos dois entes. O local fica próximo à Mata do Krambeck, onde o IEF está trabalhando para que se torne uma unidade de preservação permanente.
O terceiro acordo firmado foi o de cooperação técnica para desenvolvimento de projetos de pesquisa relativos à fauna silvestre nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora. Com a parceria, o IEF vai trabalhar em conjunto com representantes dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia Ambiental e Sanitária.
Os acordos são de interesse comum dos órgãos e não envolvem repasses de recursos financeiros. O IEF entra com a colaboração e vai encontrar na UFJF uma parceira para capacitação e pesquisa. Já a universidade terá, no instituto, um parceiro responsável pela regulação das ações de preservação de áreas de floresta.
A parceria com o IEF vai permitir que o ensino e o conhecimento gerado na UFJF sejam balizados pelo horizonte da sustentabilidade.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Notícias
Data: 08/06/2018
Título: UFJF altera calendário devido à greve dos caminhoneiros
Após uma reunião nesta sexta-feira (08), o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alterou a data do fim do primeiro semestre letivo e adiou o início do próximo período. O motivo é a reposição das aulas que não ocorreram por causa da greve dos caminhoneiros.
A previsão de término era 10 de julho e agora é 17. As notas registradas pelos docentes é até 18 de julho. Já com relação ao segundo semestre, as matrículas dos estudantes ocorrerão nos dias 19 e 20 de julho.
O segundo semestre letivo de 2018 da UFJF, que começaria no dia 30 de julho, terá início no dia 6 de agosto. Segundo divulgação da Diretoria de Imagem Institucional da universidade, as alterações nas demais datas do segundo semestre ainda serão discutidas pelo Congrad.
— —
Veículo: Correio Braziliense
Editoria: Eu Estudante
Data: 08/06/2018
Título: Encceja Nacional 2018 inicia capacitação da equipe que atuará no Exame
Inicialmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) capacitará os 60 coordenadores estaduais que atuarão em todas as unidades da federação. O treinamento será realizado no Rio de Janeiro (RJ). Além dos coordenadores estaduais, a capacitação reunirá as equipes do Inep e do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com oito horas de duração, a programação da capacitação inclui uma contextualização do Encceja, a exibição de um vídeo de sensibilização e a apresentação dos procedimentos de aplicação. Todo o conteúdo é apresentado em vídeo, mas os participantes contam também com um caderno de atividades. A próxima etapa de capacitação, direcionada aos coordenadores municipais, será nos dias 23 e 30 de junho. O Encceja Nacional será aplicado em 5 de agosto, com recorde de inscritos: 1.695.607 pessoas. O Exame é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas, para tentar a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do Ensino Médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 08/06/2018
Título: Comportamento emocional no esporte é tema de curso neste sábado
Juiz de Fora terá neste sábado (9), entre 8h e 12h, e 13h30 e 17h30, na sala de treinamento da Santa Casa de Misericórdia (Av. Barão do Rio Branco, 3353, Centro), um curso de capacitação sobre o comportamento emocional no esporte. O evento terá como palestrantes o professor da UFJF Renato Miranda, Doutor em Psicologia do Esporte e que lançou nessa quinta-feira (7) o livro “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte”, além do psiquiatra especializado na área esportiva, Hélio Fadel, atual membro do departamento médico do Tupi, co-autor e tradutor do livro “Psiquiatria do Esporte – Estratégias para a qualidade de vida e desempenho máximo”.
As inscrições, limitadas, custam R$ 60 para profissionais e R$ 40 para estudantes. O valor deve ser transferido para conta divulgada no site. Os interessados devem enviar comprovante de pagamento e dados pessoais (nome, e-mail, data de nascimento e instituição de estudo ou trabalho) para asepelcursos@gmail.com. Há possibilidade de inscrição no dia, se restarem vagas.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Cesar Romero
Data: 08/06/2018
Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/08-06-2018/a-93.html
Título: Voo livre
Marcilene e Kleiton Brandão comemoram o sucesso do filho Caio Samuel, aprovado para Direito na UFJF.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Política
Data: 08/06/2018
Título: Pré-candidatos movimentam JF no fim de semana
Juiz de Fora volta a entrar no radar de postulantes a cargos majoritários neste fim de semana. Pelo menos três nomes cotados para estar nas urnas nas eleições nacional e estadual de outubro estarão na cidade entre esta sexta-feira (8) e este sábado (9), quando passarão pelo município o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, um dos pré-candidatos à Presidência da República pelo MDB; a líder indígena Sônia Guajajara, pré-candidata à vice-presidência pelo PSOL, na chapa encabeçada pelo coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL); e o senador Antonio Anastasia, que deve voltar a disputar o Governo de Minas Gerais pelo PSDB, após ter exercido a função por duas vezes, entre 31 de março e dezembro de 2010 e 1º de janeiro e 4 de abril de 2014. No próximo dia 15, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), cotada à disputa pelo Senado, também é esperada na cidade.
Na disputa pela vice-presidência da República, Sônia Guajajara cumpre agenda em Juiz de Fora nesta sexta-feira. Um ato público com a participação da pré-candidata à vice-presidente pelo PSOL está marcado para a noite, a partir das 19h, no Tenetehara Instituto Cultural, na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro São Pedro. De acordo com a descrição de um evento criado no Facebook para apoiadores da pré-candidatura do PSOL e do PCB, a visita de Guajajara contará com uma roda de conversa, em que a líder indígena irá abordar temas sobre os povos originários do país e a questão ambiental, além da situação das mulheres e dos setores oprimidos na conjuntura nacional.
No sábado pela manhã, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles retorna à cidade para participar de um encontro regional do MDB, na sede da legenda, no Bairro Poço Rico. Em movimentação para mobilizar e convocar a militância e apoiadores a participarem do evento, o presidente do diretório estadual da sigla, o vice-governador Antônio Andrade, defendeu que é chegado o momento de unir e fortalecer o partido para as eleições deste ano. Além de reunir lideranças políticas da região, como o ex-prefeito Bruno Siqueira, pré-candidato ao Senado, os emedebistas devem traçar estratégias visando eleger no estado bancadas expressivas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Governo do Estado
A agenda mais extensa, no entanto, deve ser cumprida na cidade pelo ex-governador Antonio Anastasia. Pré-candidato tucano ao Governo, o senador deve desembarcar na cidade por volta das 14h desta sexta-feira (7), no Aeroporto da Serrinha. Da estação aeroportuária, Anastasia segue direto para o Museu Mariano Procópio para, em seguida, visitar a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste/JF (Cisdeste), que atende a 94 municípios da Macrorregião Sudeste e gerencia a rede de urgência e emergência da região. Os compromissos continuam às 17h, quando o tucano participa de um debate sobre ações paro o desenvolvimento regional da Zona da Mata, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Zona da Mata. Por fim, à noite, participa de jantar organizado pela Associação Comercial de Juiz de Fora.
Outras visitas
Desde o ano passado, Juiz de Fora tem sido visitada por pré-candidatos à Presidência e ao Governo do Estado em suas peregrinações e contatos com as bases. Com relação aos presidenciáveis, desde março do ano passado, já passaram pela cidade o ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT); o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB) — que, neste sábado, retorna à cidade pela terceira vez no hiato de um ano; o banqueiro e empresário João Amoêdo (Novo), a jornalista Valéria Monteiro (PMN) e a deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB). No último dia 30 de maio, o pré-candidato à presidente pelo PSOL, Guilherme Boulos, também cumpriria agenda na cidade, mas o evento, que aconteceria na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acabou cancelado por conta das dificuldades de deslocamento — e a suspensão de atividades observadas na UFJF — causadas pela recente greve dos caminhoneiros.
Da mesma forma, pré-candidatos ao Governo de Minas também já visitaram Juiz de Fora recentemente. Além do senador Antônio Anastasia, que estará no município nesta sexta, a cidade já computa passagens recentes, com tons eleitorais e de olho no Palácio da Liberdade do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB); do deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM), que, nesta quinta-feira, retornou à região e cumpriu agenda em Goianá; do professor e sociólogo João Batista Mares Guia (Rede), que tem como pré-candidato a vice-governador o empresário e urbanista juiz-forano Eduardo Lucas (Rede); e o empresário Romeu Zema (Novo).
Recentemente, o governador Fernando Pimentel (PT), que vai correr pela reeleição, também esteve em Juiz de Fora, onde, no último dia 21 de maio, inaugurou obras e liberou recursos para obras de melhorias no entroncamento da AMG-3085 e da BR-040, intervenção estimada em R$ 1,5 milhão.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 08/06/2018
Título: Shows, exposições, festival de dança e encontro de moto marcam o fim de semana na Zona da Mata e Campo das Vertentes
Exposições
Neste fim de semana, a Galeria de Arte do Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a exposição “Menos é Mais” da artista Débora de Paula, composta por esculturas usando a técnica de papel machê e quadros com pigmentos naturais. As visitações poderão ser feitas até o dia 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 08/06/2018
Título: Jovens embaixadores dos EUA são recebidos em Juiz de Fora
Um grupo formado por nove estudantes dos Estados Unidos chegou a Juiz de Fora nessa sexta-feira (8), onde deve permanecer até o próximo dia 17. Os jovens com idades entre 15 e 17 anos vieram para o Brasil por meio do intercâmbio do Programa Jovens Embaixadores, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Acompanhados por dois coordenadores, os adolescentes passaram por Brasília antes de chegar a Juiz de Fora. Além deles, outros 28 alunos norte-americanos foram divididos em grupos que seguiram para as cidades de Guarapuava (PR) e Salvador (BA).
A intenção é que os estrangeiros tenham contato com elementos da cultura brasileira. Para isso, seguirão um cronograma, que conjuga o máximo de possibilidades de aprendizado. “Eles vão conhecer instalações de escolas públicas e privadas, terão aulas de maracatu, capoeira, língua portuguesa, forró e samba. Além disso, os intercambistas também vão fazer trabalho voluntário, assistir palestras e dividir um pouco das vivências deles nos Estados Unidos”, descreve a diretora administrativa da Associação Cultural Brasil- Estados Unidos e coordenadora do Programa Jovens Embaixadores em Juiz de Fora, Vanessa Barbosa Leite Ferreira.
Os adolescentes serão hospedados por famílias juiz-foranas e conhecerão alguns espaços da cidade, como o Morro do Cristo, o planetário da UFJF e a feira livre. “Estamos felizes e ansiosos para mostrar um pouco mais do país. Queremos que eles levem de Juiz de Fora esse sentimento de acolhimento.Vamos dividir um pouco da nossa cultura e esperamos que eles também contribuam com as visões de mundo deles”, afirma Vanessa.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Painel
Data: 08/06/2018
Título: Armas nas ruas
Ao participar do Pequeno Expediente, na Rádio CBN, nessa quinta-feira, o cientista social André Gaio, coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre violência e políticas de controle sociais, da UFJF, voltou a destacar que o excessivo número de armas nas ruas continua sendo uma das fontes do expressivo número de homicídios no país. Em outra associação, ele indicou o tráfico de drogas, mas lamentou que o Atlas da Violência, lançado na última sexta-feira, não especifica números dos casos de crimes contra o patrimônio, incluindo furtos e roubos. No seu entendimento, a população em geral é mais afetada por essa modalidade de crime.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 09/06/2018
Título: UFJF promove atividades de conscientização ambiental em Juiz de Fora
Será realizada neste domingo (10) a 2ª edição do evento “Manhã Ambiental” no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Na Praça Cívica da instituição, haverá, a partir das 9h, atividades com o objetivo de promover a conscientização ambiental. O evento é gratuito.
Entre as ações ofertadas estão oficinas infantis, aulas de yoga, contação de histórias, varal de fotos e desenhos e exposição da coleção científica zoológica da UFJF. Também será feita a distribuição de mudas de plantas e demonstração com animais vivos para alertar sobre o tráfico de animais.
O evento foi idealizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e é organizado pelo Instituto Aqualie, com apoio do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFJF e do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG).
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 09/06/2018
Título: Feira em Governador Valadares oferece serviços gratuitos à população neste sábado (9)
A Praça dos Pioneiros, em Governador Valadares (MG), recebe neste sábado (9) a 3ª Feira UFJF-GV, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora. De acordo com a organização, o evento conta com a participação de alunos e professores de 10 cursos da instituição e disponibilizará serviços na área da saúde, assistência jurídica e contábil, além de outras atividades destinadas ao público adulto e também aos idosos. O evento acontece até às 13h.
A gerente de graduação da UFJF-GV, Sibeli Aquino, explica que o principal da feira objetivo é aproximar os alunos da realidade da cidade. “Essa ação acontece para que, além de divulgarmos as atividades desenvolvidas pela universidade gratuitamente, possamos devolver em forma de serviço todo investimento que recebemos para a educação dos alunos. Toda edição nos surpreendemos muito com a participação da comunidade que acolhe e confia nos alunos que estão de prontidão para esclarecer dúvidas, fazer orientações e atendimentos”.
A ação contará com orientações sobre o câncer de pele, higienização bucal, aferimento de pressão arterial, teste de glicose, atividades físicas e de fisioterapia, atendimento jurídico e contábil, ajuda na elaboração de currículos e apresentações culturais de música e dança.
Além dos atendimentos vinculados aos alunos da UFJF-GV, neste ano a feira também terá a participação de acadêmicos do Instituto Federal de Minas Gerais, que vão falar sobre a importância do uso de equipamentos adequados e outras ações que envolvem a segurança do trabalho, ações em recuperação de áreas degradadas e apresentação de modelo de horta vertical produzida a partir de materiais recicláveis.
Todas as atividades são gratuitas. A Praça dos Pioneiros fica na Avenida Marechal Floriano, no Centro de Valadares.
— —