Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 04/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/04-06-2018/servicos-sao-retomados-em-juiz-de-fora-nesta-segunda-feira.html

Título: Serviços são retomados em Juiz de Fora nesta segunda-feira

Juiz de Fora amanheceu nesta segunda-feira (4) com seu movimento habitual, diferente do que foi observado na última semana, em consequência da paralisação dos caminhoneiros, que durou dez dias. Desde a revogação do decreto de situação de emergência pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no último sábado (2), praticamente todos os serviços foram normalizados no município. Segundo a PJF, o expediente de atividades da administração municipal já opera dentro do horário normal (das 8h às 18h), as aulas nas escolas municipais e o funcionamento nas creches também foram retomadas, assim como o serviço de transporte coletivo.

De acordo com a assessoria de comunicação dos Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb), 100% da frota – de cerca de 600 veículos – já circulam pelas ruas e obedecendo aos horários habituais. Já no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, conforme a Sinart, que administra o local, as empresas de ônibus que realizam o transporte intermunicipal e interestadual já normalizaram seus quadros de horário e não há previsão de cancelamento de viagens.

O serviço de táxi, segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora, Aparecido Fagundes, está normalizado desde que a categoria teve prioridade no abastecimento nos postos de combustível na cidade, na última terça-feira. Com isso, toda a frota – 650 veículos – já está nas ruas.

Ainda na tarde desta segunda, o prefeito Antônio Almas (PSDB), juntamente com o comitê de gerenciamento de crise, apresentará o balanço do período e os números do impacto da greve na economia da cidade e nos demais setores durante a vigência do decreto.

Ensino

Além das escolas municipais, as instituições de ensino estaduais e federais – UFJF e IF Sudeste MG – retomaram as aulas nesta segunda. No caso da universidade, a Administração Superior informou que outros serviços também voltaram à normalidade, como o funcionamento nas unidades do Restaurante Universitário, com o cardápio tradicional, e os ônibus internos que circulam no campus destinados aos servidores e aos alunos, que cumprem seus horários habituais. O atendimento em todos os setores administrativos e nas bibliotecas também retorna sem alterações. Nas entidades de ensino da rede privada, bem como colégios e faculdades, as aulas e demais atividades voltam à regularidade nesta segunda.

Correios

Em nota divulgada à imprensa na última sexta-feira, os Correios informaram que cerca de 85 milhões de objetos postais, entre encomendas e mensagens, deixaram de ser entregues em consequência da paralisação dos caminhoneiros devido aos bloqueios nas estradas e também à falta de combustível. Contudo, os serviços com dia e hora marcados (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) permanecem temporariamente suspensos, mas o Sedex convencional e o PAC foram mantidos e tiveram apenas o prazo de entrega ampliado. A empresa ainda ressaltou que, com o fim da greve, trabalha para regularizar as operações e normalizar todos os serviços. A estimativa dos Correios é que as entregas sejam normalizadas dentro de 15 dias.

— —

Veículo: ONu Brasil

Editoria: Desenvolvimento Sustentável

Data: 04/06/2018

Link: https://nacoesunidas.org/em-manaus-onu-defende-que-debate-sobre-saude-universal-nao-fique-restrito-a-especialistas/

Título: Em Manaus, ONU defende que debate sobre saúde universal não fique restrito a especialistas

Em Manaus, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ressaltou na semana passada que a defesa da universalidade da saúde não pode estar só nas mãos de gestores e profissionais de saúde. “Precisamos levar esse conceito também para outras redes, outros grupos de pessoas”, afirmou Joaquín Molina, representante do organismo regional no Brasil, durante o 13º Congresso Internacional da Rede Unida.

Ter saúde universal significa que todas as pessoas, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade, não importa onde estejam, tenham acesso a cuidados de saúde efetivos e de qualidade. A universalização do atendimento também indica que todos os cidadãos sejam protegidos de dificuldades financeiras no momento em que necessitam de assistência.

“Quando falamos de saúde universal, mais importante que debater o ponto de chegada é debater também as estratégias para chegar à saúde universal. O Programa Mais Médicos foi uma dessas estratégias, que veio para superar o problema da falta de médicos tanto em números quanto em formação profissional”, acrescentou Molina.

De janeiro de 2013 a janeiro de 2015), o número de consultas médicas na Estratégia de Saúde da Família aumentou 33% nos municípios que participaram do Mais Médicos. Já nas cidades que não estavam no programa, o aumento foi de menos da metade: 15%. Os dados são da Rede Observatório que monitora os avanços da iniciativa. Entidade é composta por pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA), da Fronteira Sul (UFFS), Mato Grosso do Sul (UFMS), Paraíba (UFPB) e Juiz de Fora (UFJF), da Fundação Oswaldo Cruz do Amazonas e Rio de Janeiro e da Communitas.

A pesquisa More doctors for deprived populations in Brazil mostrou que entre 2012 e 2015, em mais de mil municípios do Mais Médicos, houve um crescimento na cobertura da atenção básica — de 77,9% para 86,3%. No mesmo período, também foi identificada uma queda nas internações evitáveis, de 44,9% para 41,2%.

“Uma situação crítica no país — a da existência de um importante número de famílias em condições de vulnerabilidade, sem acesso à atenção primária — foi respondida de forma muito positiva pelo Programa Mais Médicos, que, ao ampliar a cobertura de atenção, contribuiu para a redução das desigualdades”, disse o coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da Representação da OPAS/OMS no Brasil, Renato Tasca.

Também presente no congresso, o professor da Universidade Federal de Pelotas, Luiz Augusto Facchini, ressaltou que a cobertura da Estratégia de Saúde da Família teve um pico de expansão com o programa. “O Mais Médicos foi capaz de ampliar rapidamente a cobertura, além de estabilizar a presença de médicos em um enorme número de equipes de saúde da família.”

Julio Schweickardt, coordenador nacional da Rede Unida, lembrou os diferentes usos do sistema de saúde, sobretudo em regiões fronteiriças.

“Estamos concluindo, em parceria com a OPAS, um estudo de caso sobre o Mais Médicos em Tabatinga (na fronteira do Brasil com Colômbia e Peru). E uma coisa que ficou muito evidente é que as pessoas trabalham em um lado, moram em outro e praticamente todo mundo tem parente em outro país. E aí, o acesso à saúde é feito onde a pessoa acha melhor. Ela paga, por exemplo, para fazer uma cirurgia na Colômbia e faz o pré-natal no Brasil pelo SUS. No Peru, é a mesma coisa. Aí, a gente pergunta sobre isso para os profissionais de saúde e eles respondem: ‘o SUS é universal’. Quer dizer, o direito à saúde é de todos.”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 04/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/04-06-2018/greve-dos-caminhoneiros-causa-perda-de-arrecadacao-superior-a-r-7-milhoes-em-jf.html

Título: Greve dos caminhoneiros causa perda de arrecadação superior a R$ 7 milhões em JF

Transporte coletivo

A PJF não quantificou a queda na demanda por transporte coletivo durante a greve, mas afirmou que, a partir do quarto dia de paralisação, começou a ser sentida redução no número de passageiros em decorrência da redução das aulas em UFJF, faculdades particulares e escolas das redes pública e privada. Em relação aos táxis, a informação é que, na quinta-feira (24), o número de corridas por veículo aumentou 20% na comparação com um dia comum. Nos dias 27 e 28, houve queda no número de viagens. Novo aumento, no entanto, foi registrado a partir do dia 29, com a chegada do combustível e a prioridade de abastecimento dada ao serviço de transporte coletivo.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 05/06/2018

Link:https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-abre-inscricoes-para-cursos-de-internacionalizacao.ghtml

Título: UFJF abre inscrições para cursos de internacionalização

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou nessa semana as inscrições para o programa de internacionalização Global July. Ao todo, são mais de 40 cursos que pretendem fortalecer os laços entre alunos e professores da universidade com acadêmicos estrangeiros. A expectativa dos organizadores é superar o número de inscritos da última edição.

Segundo a Diretora de Relações Internaconais da UFJF, Bárbara Daibert, o programam traz a oportunidade de unir as culturas por meio do ensino.

“É uma experiência única de internacionalização em casa e movimenta a Universidade, no sentido e abrir janelas para a experiêcia com outras culturas e modos de ensinar e aprender”, diz.

As inscrições para estudantes da universidade ficam abertas até o dia 16 de julho, quando o evento começa. As aulas seguem até 10 de agosto. A lista completa dos cursos, que possuem carga horária superior a quatro horas-aula, pode ser conferida no site da instituição.

Os cursos são oferecidos em cinco idiomas: porutuguês, inglês, espanhol, francês e italiano. Podem participar alunos da graduação e pós graduação.

Ao todo, cada aluno poderá escolher até seis cursos. Para os estrangeiros que queriam participar do curso, é necessário que a universidade de origem seja parceira ou possua convênio com a UFJF. As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário online do projeto.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 05/06/2018

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/faculdade-de-letras-da-ufjf-realiza-sarau-para-surdos.ghtml

Título: Faculdade de Letras da UFJF realiza sarau para surdos

O curso de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora realiza nesta quarta-feira ( 6) um bate-papo em libras entre surdos e ouvintes. A segunda edição do Sarau de Surdos é gratuita, aberta ao público e as inscrições podem ser feitas até a hora do encontro, que começa as 18h.

Na programação, estão previstas piadas, músicas, teatro e declamação de poesias. Todo o material exposto será adaptado para espaços visuais.

O objetivo é que toda a dinâmica do sarau seja imersiva. Segundo o organizador do evento, professor Eliandro Féliz Silva, a sociedade tem dificuldades para entender o indivíduo surdo.

“Ela não compreende como nós entendemos uma música, incorporamos personagens. Queremos colocar o ouvinte no lugar desse sujeito, para obsercar e ter a sensação de como é ser surdo por um dia”, explica.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 05/06/2018

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-divulga-edital-de-reclassificacao-de-programa-de-ingresso.ghtml

Título: UFJF divulga edital de reclassificação de programa de ingresso

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga nesta quarta-feira (6) o edital de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O document

o estará disponível no site da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Cdara).

As matrículas presenciais estão previstas para os dias 4 e 5 de julho. Os estudantes selecionados devem ficar atentos à lista de documentos exigidos aos prazos, que são os problemas mais recorrentes, segundo o coordenador substituto da Cdara, Mussolini Fernandes. “São os dois casos de maior interposição de recurso por parte dos candidatos.”

São previstos até 11 editais de reclassificação, sendo os dois últimos apenas para o curso de Odontologia do campus de Governador Valadares, que tem o calendário diferenciado em relação aos demais cursos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/05-06-2018/ufjf-debate-30-anos-da-constituicao-federal.html

Título: UFJF debate 30 anos da Constituição Federal

Os 30 anos da Constituição Federal, comemorados no dia 5 de outubro de 1988, serão tema de um seminário nesta quarta-feira (6), no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os debates, que se estenderão das 14h às 21h e serão divididos em três mesas, também abordarão a atual crise política brasileira. O evento é promovido pela Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF e pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFJF.

As três mesas de debate reunirão representantes de seis diferentes instituições de pesquisa e ensino. A primeira delas terá como tema “Liberdades fundamentais e direitos políticos: avanços e retrocessos”, tendo como expositores o professor Felipe Borba (Unirio/Diretoria Regional Sudeste da ABCP) e a professora Claudia Toledo (Faculdade de Direito/UFJF) e como debatedora a professora Christiane Jalles (Departamento de Ciências Sociais/UFJF).

Já a segunda mesa recebe o título de “O Supremo Tribunal Federal e a Constituição de 1988” e terá como expositores a professora Marjorie Corrêa Marona (Departamento de Ciência Política/UFMG), o professor Igor Suzano Machado (Departamento de Ciências Sociais/UFES). O professor Rubem Barboza (Departamento de Ciências Sociais/UFJF) será o debatedor.

Por fim, outra composição irá discutir “Presidencialismo de coalizão e controles democráticos”, com os professores Rogério Bastos Arantes (Departamento de Ciência Política/USP), Andrea Marcondes de Freitas (Departamento de Ciência Política/Unicamp) como expositores e Jorge Chaloub (Departamento de Ciências Sociais/UFJF) como debatedor.

As inscrições são abertas ao público, gratuitas e podem ser realizadas através do link.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/04-06-2018/tecnicos-administrativos-da-ufjf-encerram-paralisacao.html

Título: Técnicos administrativos da UFJF encerram paralisação

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (4), os técnicos administrativos em educação (TAEs) da UFJF decidiram colocar fim na paralisação aprovada no último dia 28 de maio, em apoio à greve dos caminhoneiros e contra o pleito de setores conservadores que pedem intervenção militar no país. A decisão dos servidores da instituição federal de ensino foi justificada pelo reabastecimento de combustível na cidade e a retomada dos transportes coletivos, após o fim do movimento grevista dos caminhoneiros.

A despeito de a retomada das atividades, os servidores mantêm mobilização e, na próxima quinta-feira, dia 7, voltam a paralisar as atividades. A ação já havia sido definida ainda no dia 23 de maio e, desta vez, tem por pauta a defesa dos hospitais universitários e de projeto de lei do Senado, que visa a regulamentar a data-base para os servidores públicos. Os TAEs também pedem a reabertura de negociação com o Governo e o cumprimento do acordo de greve de 2015.

O comando local de greve do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal Sudeste também se reuniu na manhã desta segunda-feira para discutir e encaminhar as demandas da greve da categoria, que completou 40 dias esta semana. Um novo encontro para debater os desdobramentos da paralisação foi agendado para a próxima sexta-feira.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/05-06-2018/jf-recebe-maratona-para-elaborar-aplicativos-inovadores-para-cidade.html

Título: JF recebe maratona para elaborar aplicativos inovadores para cidade

A possibilidade de desenvolver aplicativos para atender às demandas da cidade é uma das propostas do Hackathon JF Inteligente, uma maratona de desenvolvimento que acontece no próximo sábado (9) e domingo (10), em Juiz de Fora, no Centro de Ciências da UFJF, no campus da instituição.

O evento é organizado pelo Sebrae Minas, em parceria com diversos órgãos públicos e educacionais. O objetivo é desenvolver propostas relacionadas ao conceito de cidades inteligentes (smart cities), ou seja, promover a melhoria da infraestrutura urbana e tornar o local mais eficiente e melhor de se viver, por meio do uso da tecnologia da informação e comunicações (TICs). Segundo os organizadores, as melhores ideias serão premiadas.

Estudantes e profissionais nos segmentos da tecnologia da informação, business e design se juntarão em equipes, com o intuito de desenvolverem saídas inovadoras que atendam às demandas urgentes da cidade, dentro de seis eixos que serão divulgados no dia do evento. Os tópicos relacionados foram escolhidos após uma pesquisa prévia feita com a Prefeitura de Juiz de Fora.

Podem participar programadores e desenvolvedores, designers e profissionais da área de marketing e business, que estão na graduação ou que já concluíram. As inscrições pode ser feitas pelo link https://goo.gl/dda3js até a quinta-feira (7), sendo obrigatória a inscrição no Sebrae Exchange – Temática Smart City.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/05-06-2018/tupi-futsal-e-derrotado-pelo-corinthians-em-sao-paulo.html

Título: Tupi Futsal é derrotado pelo Corinthians, em São Paulo

Em confronto realizado na noite desta segunda-feira (4), o Tupi Futsal foi derrotado pelo Corinthians/Unip por 5 a o, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A partida ocorreu no Ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP). Com a vitória, o clube alvinegro saiu na frente na disputa e se aproximou das quartas de final da competição.

O primeiro tempo da partida começou com o Corinthians expondo sua superioridade técnica sobre o adversário. Trocando passes com facilidade e encaixando as jogadas treinadas por André Bié, o Timão saiu na frente logo nos primeiros minutos com um gol de Murilo. Seguindo superior, o Alvinegro deu trabalho ao goleiro da equipe mineira, com Alex ampliando o placar com um belo chute de canhota no ângulo. Os times foram ao vestiário com o placar marcando 2 a 0 para o time da casa.

Logo no início da segundo etapa, Higor marcou o terceiro gol. Pouco tempo depois, Alex acertou um belo chute no canto esquerdo e ampliou novamente o placar. Com o time mineiro se lançando ao ataque, Nenê fez o quinto em erro do goleiro-linha adversário e fechou o placar em 5 a 0.

A equipe do Tupi Futsal volta à quadra no próximo sábado (16), no confronto de volta contra o Corinthians/Unip, no Ginásio da UFJF, às 18h. Em caso de qualquer vitória do Tupi, o jogo será decidido na prorrogação, uma vez que o saldo de gols não é critério de desempate no torneio. Se o empate persistir, a decisão da vaga será disputada nos pênaltis

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/05-06-2018/monja-budista-norte-americana-faz-palestra-em-juiz-de-fora.html

Título: Monja Budista norte-americana faz palestra em Juiz de Fora

Em sua passagem pelo Brasil, a monja budista e ativista social feminista Karma Lekshe Tsomo visita Juiz de Fora para palestrar sobre temas indispensáveis para a evolução social e humana. Nesta quarta (6), a monja, que é também professora e pesquisadora da Universidade de San Diego e estudiosa de Ciência da Religião, reflete sobre A Realidade Incontornável da Morte e o Morrer às 19h no auditório do Centro de Ensino Superior (CES/JF). Na quinta (7), às 18h30, Tsomo visita o Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFJF) e coloca em pauta o debate sobre Mulheres, Compaixão e Justiça Social.

O ciclo de palestras é organizado e mediado pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEEB), cuja linha de estudo é muita próxima ao Budismo estudado por Tsomo. A ativista tem sido emissária para a expansão desses debates em diversos CEEBs espalhados pelo Brasil, abordando, principalmente, a questão da participação e da pouca representatividade da mulher no budismo. O empoderamento feminino tem sido frequentemente debatido dentro da filosofia budista e, principalmente, por monjas budistas que, ao levantarem essa bandeira, lutam contra a estrutura patriarcal que sustenta, também, a base da religião.

As palestras em Juiz de Fora são gratuitas e as inscrições serão feitas na hora. A quem quiser, no encontro que acontece no CES, é possível fazer uma contribuição de R$ 20 para colaborar com as despesas de viagem da monja até Juiz de Fora.

Trajetória

Karma Lekshe Tsomo, especialista em estudos budistas, leciona na Universidade de San Diego desde 2000. Ela oferece aulas de pensamento budista e cultura, religiões mundiais, ética religiosa comparada, identidade religiosa e política na comunidade global e negociação de diversidade religiosa na Índia. Seus interesses de pesquisa incluem mulheres no budismo, morte e morrer, ética feminista budista, budismo e bioética, religião e política, ética social budista e transnacionalismo budista. Ela é co-fundadora da Sakyadhita International Association of Buddhist Women, diretora e fundadora da Fundação Jamyang, um projeto educacional inovador para mulheres em países em desenvolvimento, com 15 escolas no Himalaia indiano, Bangladesh e Laos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Painel

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/painel/05-06-2018/30-anos-da-constituicao-federal-comecam-ser-comemorados-em-jf.html

Título: 30 anos da Constituição Federal começam a ser comemorados em JF

Os 30 anos da Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, começam a ser comemorados em Juiz de Fora, nesta quarta-feira, na Universidade Federal, com um seminário, coordenado pelo professor Rubem Barboza, abordando também a crise da democracia brasileira. Será um dia inteiro de palestras no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas, numa parceria da UFJF com a Associação Brasileira de Ciência Política, Faculdade de Direito, Instituto de Ciências Humanas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Hingel e o MEC

Em sua coluna do último domingo nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, o articulista Elio Gaspari abordou o lançamento do livro “Quatro décadas de gestão educacional no Brasil”, do jornalista Antonio Gois. Ele entrevistou 13 ex-ministros da Educação, de Eduardo Portella (1979-1980) a Renato Janine Ribeiro (2015). Segundo Gaspari, “como seria natural, todos os ministros falam bem de si próprios, mas três personagens brilham. O primeiro é o professor Murilo Hingel, o esquecido colaborador de Itamar Franco (1992-1995). Ele foi o responsável pela descentralização intelectual de um ministério “inadministrável”, nas palavras de Eduardo Portela, um paquiderme chamado “Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia”, quando se pensava que Brasília mandava nisso tudo. Para começo de conversa, Hingel descentralizou a merenda escolar. O escritor destaca também as gestões de Paulo Renato, no Governo Fernando Henrique, e de Tarso Genro, na administração Lula.

Liberdades

Na Mesa 1, às 14h, a discussão será em torno das “Liberdades Fundamentais e direitos políticos: avanços e retrocessos”. Os expositores serão Felipe Borba, da Uni Rio, e Cláudia Toledo, da Faculdade de Direito da UFJF. A debatedora será Christiane Jalles, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF. A Mesa 2, às 16h30, vai abordar “O Supremo Tribunal Federal e a Constituição de 1988”. Os expositores serão Marjorie Corrêa, do Departamento de Ciência Política da UFMG, e Igor Suzano, do Departamento de Ciências Sociais, da Ufes. O debatedor será o professor Rubem Barboza, das Ciências Sociais da UFJF.

Presidencialismo de coalizão

O Seminário termina à noite, às 19h, com a discussão sobre o ‘Presidencialismo de coalizão e controles democráticos”, tendo como expositores Rogério Bastos Arantes, do Departamento de Ciências Políticas da USP e Andrea Marcondes de Freitas, da Ciência Política da Unicamp. O debatedor será Jorge Chaloub, das Ciências Sociais da UFJF. A entrada é gratuita.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 05/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/05-06-2018/a-91.html

Título: Na câmara

O reitor da UFJF, Marcus David, recebe o título de cidadão benemérito, hoje, na Câmara. Iniciativa do vereador Adriano Miranda.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 06/06/2018

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/funcionarios-da-ebserh-no-hu-ufjf-encerram-greve-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Funcionários da Ebserh no HU-UFJF encerram greve em Juiz de Fora

Os funcionários do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiram nesta quarta-feira (6) suspender a greve. Apesar da retomada das atividades nesta quinta (7), a negociação salarial com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ainda não foi finalizada.

A assessoria do Ebserh informou ao G1 que na noite desta quarta foi realizada uma reunião em Brasília (DF) e que uma nova proposta deve ser apresentada aos servidores na quinta (7).

Antes da decisão de suspender a greve, os servidores receberam uma liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que obriga a retomada das atividades, com mínimo de 80% de pessoal na área administrativa e 100% na área médica.

Em Juiz de Fora, a decisão pela adesão ao movimento grevista nacional foi tomada na manhã da última terça-feira (5). Na cidade são cerca de 1.100 funcionários das unidades Dom Bosco, Santa Catarina e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Revindicações

A negociação salarial é um dos principais pontos solicitados, conforme o delegado sindical de base do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal do Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG), Edson Rosa.

“A gente revindica o nosso reajuste deste ano desvinculado do dissídio coletivo do ano passado, como quer a empresa. O julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) está previsto para próxima semana. Queremos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cerca de 2,8% mais 5% de ganho real. A proposta da empresa é de 60% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que não chega nem a 1% de reajuste”, explicou.

O delegado sindical citou as outras demandas da categoria na negociação com a Ebserh.

“Queremos melhores condições de trabalho nos HUs, temos funcionários que não têm lugar para o horário de descanso. Somos contra a precarização das unidades, que não estão em bom estado e há cidades, como Juiz de Fora, com obras que não foram concluídas. E por menos ataques aos empregados públicos que estão sofrendo assédio moral”, explicou.

Além disso, os funcionários avaliaram uma proposta do ministro do TST, Ives Gandra, para paralisar a greve.

“Se a gente suspendesse, ele daria o INPC do ano passado e 70% do retroativo e para este ano 80% do INPC e 100% do retroativo. Caso a gente não aceitasse, correria o risco de ele não julgar o dissídio que está pautado para o dia 11 e não dar o parecer do Ministério Público (MP) que nos concedeu 4,5% de reajuste. Avaliamos e decidimos manter a greve porque estaríamos perdendo direitos depois de 15 meses de espera e aguardamos uma contra-proposta”, comentou.

Para marcar o começo da mobilização, os funcionários que participaram da assembleia nesta manhã levaram alimentos que serão doados a uma instituição de caridade.

Íntegra da nota da Ebserh

“A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclarece que o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, apresentou proposta de mediação aos representantes dos empregados nesta segunda-feira (5) visando finalizar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, com avanços nas cláusulas sociais e aumento salarial.

Na parte econômica, a proposta para o ACT 2017/2018 prevê reajuste salarial e de cláusulas econômicas em 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e pagamento de 70% do retroativo do período. Para o ACT de 2018/2019, a proposta é de 80% do INPC do período e 100% do retroativo. Caso a proposta do ministro seja aceita, os retroativos serão pagos em 2 parcelas iguais, sendo a primeira no fechamento do acordo e a segunda na data-base de 2019 (1º de março de 2019).

Na parte social, destacam-se a prorrogação do prazo de usufruto do intervalo da empregada nutriz, retorno dos dois dias de abono anuais, alteração da idade mínima e máxima dos dependentes legais para empregado acompanhar em consultas médicas e a possibilidade de intervalo mínimo de 30 minutos de almoço para empregados da área administrativa que laborem 8 horas diárias. Essas propostas ficam válidas até a sexta-feira (8) e, segundo Ives Gandra, estão vinculadas à não deflagração da greve programada para esta terça-feira (5).

Ainda nesta terça-feira (5), o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, vão se reunir com os representantes dos empregados para dar continuidade às negociações.

A Ebserh reforça que se mantém aberta ao diálogo junto aos seus empregados, sempre em busca de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais e oferecer melhores condições de trabalho nas unidades. Somente este ano, a estatal já contratou mais de 3 mil profissionais. A previsão é finalizar 2018 com 5 mil contratações via concurso público.”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/06-06-2018/professor-da-ufjf-lanca-livro-de-psicologia-para-o-esporte.html

Título: Professor da UFJF lança livro de psicologia para o esporte

O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Renato Miranda lança nesta quinta (7), às 20h, o seu terceiro livro – “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte”. O evento será na Fibratech Spazio, na Ladeira Alexandre Leonel, 221, Bairro Cascatinha.

Doutor em Psicologia do Esporte, Renato explica que o livro traz uma coletânea de textos na área de psicologia do esporte relacionada a concentração, motivação, emoção e da Teoria do Fluxo. “Sempre considero que o esporte como manifestação não está direcionado apenas ao alto desempenho, mas como atividade de lazer, aprendizado para toda a vida. Esse é o primeiro aspecto que está relacionado às teorias que estudo”. Com 178 páginas, a obra foi impressa pela Editar, de Juiz de Fora, com prefácio assinado por seis ex-alunos que representam gerações ao longo dos 28 anos de Renato Miranda em salas de aula da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Caderno Educação

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/caderno-educacao/06-06-2018/ufjf-se-destaca-dentre-as-5-melhores-no-ranking-oab.html

Título: UFJF se destaca entre as 5 primeiras instituições no ranking OAB

Após a realização da segunda fase do XXV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última sexta-feira, foi divulgado esta semana pela própria OAB o ranking das instituições de ensino superior com melhor desempenho neste exame.

Um dos destaques é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que com um índice de 79,71% de aprovação geral  ficou em quinto lugar nacional e segundo lugar entre as faculdades mineiras de Direito. Já o campus de Governador Valadares da UFJF ficou em 12º lugar nacional e terceiro lugar estadual, com 75% de aprovação.

Comparada à avaliação anterior,  na qual 56,52% dos candidatos UFJF foram aprovados, a Universidade  teve um expressivo crescimento.

Segundo a diretora da Faculdade de Direito do campus em Juiz de Fora, Aline Araújo Passos, o bom desempenho dos acadêmicos demonstra a excelência na formação de bons profissionais pela instituição. Dos 69 inscritos, 55 foram aprovados. Aline destaca também que o curso tem permitido cada vez mais que os alunos estudem o conteúdo passado em sala e discutam sobre os problemas atuais de nossa sociedade, tornando-se assim, profissionais mais preparados e, de fato, engajados na área.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/06-06-2018/servidores-do-hu-suspendem-greve-em-jf.html

Título: Servidores do HU suspendem greve em JF

Os servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) decidiram, nesta quarta-feira (6), suspender a greve da categoria nos Hospitais Universitários (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciada na última terça. A decisão foi tomada após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) emitir liminar que obriga os servidores a retomarem os trabalhos, com mínimo de 80% de pessoal na área administrativa e 100% na área médica.

De acordo com a delegada regional do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG), Isabel Aparecida Tomáz, a categoria optou pela suspensão de todo o movimento grevista, enquanto a proposta de reajuste salarial apresentada pela direção da Ebserh e pelo Ministério da Educação (MEC) é analisada. Com isso, todos os servidores voltam ao trabalho nesta quinta (7).

Segundo Isabel, a categoria vai manter o estado de greve enquanto aguarda o desenrolar das negociações. Durante esse período, servidores foram orientados a trabalhar com uma blusa preta, como forma de protesto.

Proposta

Em troca do fim da greve, o MEC e a Ebersh propõem o pagamento de 100% do IPCA, referente a campanha salarial de março de 2017, que é de 4,76%. Com relação ao pagamento retroativo de recomposição das perdas, a sugestão é de quitação de apenas 70% do total acumulado em duas parcelas, pagas ainda neste ano. Para o acordo salarial de 2018, a proposta é de aplicação de 70% do IPCA acumulado no período – calculado em 1,98%. Também seriam mantidas as cláusulas sociais e a inclusão da possibilidade de haver 30 minutos de intervalo para almoço.

Durante a manhã desta quarta, antes de receber a notificação do TST, os servidores se mobilizaram em frente ao HU, da unidade de Santa Catarina, para uma passeata. Eles caminharam até o Hemominas, no Centro, com cartazes e distribuindo panfletos. No local, cerca de 25 trabalhadores doaram sangue e se cadastraram para doação de medula.

— —

Veículo: Brasil Escola

Editoria: Notícia

Data: 06/06/2018

Link: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/ufjf-publica-1-a-reclassificacao-pism-2018-para-2-o-semestre/342780.html

Título: UFJF publica 1ª reclassificação do PISM 2018 para o 2º semestre

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, divulgou a primeira reclassificação do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) 2018 para o segundo semestre.

Confira os aprovados

A pré-matrícula online já está disponível e deve ser feita até 8 de junho. Já o registro acadêmico presencial precisa ser realizado nos dias 4 e 5 de julho. Os documentos necessários e orientações para cada etapa podem ser consultados neste link.

Outras 10 reclassificações serão realizadas para o segundo semestre, sendo as duas últimas apenas para o curso de Odontologia. As próximas convocações são em 20 e 27 de junho; 4, 18 e 25 de julho; 1º, 8, 15, 22 e 29 de agosto.

PISM

O PISM foi realizado em 9 e 10 de dezembro nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

A UFJF ofereceu mais de 2,3 mil vagas para a terceira etapa do PISM 2018. As oportunidades foram divididas entre Juiz de Fora e Governador Valadares.

Mais informações na Cdara.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/06-06-2018/edital-de-reclassificacao-do-pism-e-divulgado.html

Título: Edital de reclassificação do Pism é divulgado

UFJF publica primeira de 11 listas de reclassificação para ingresso no segundo semestre letivo de 2018

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quarta-feira (6), o primeiro edital de reclassificação do Pism para ingresso no segundo semestre letivo de 2018. Os candidatos aprovados têm até as 23h59 da próxima sexta (8) para realizarem a pré-matrícula on-line; as matrículas presenciais, entretanto, estão agendadas para 4 e 5 de julho. As reclassificações estendem-se aos campi Juiz de Fora e Governador Valadares.

A relação de documentos exigidos pela instituição está disponível no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), bem como o cronograma de publicação dos próximos editais de reclassificação. A UFJF convocará ainda os estudantes por meio de outras dez reclassificações, sendo as duas últimas exclusivas aos candidatos à Faculdade de Odontologia do campus Governador Valadares, uma vez que o curso tem o seu calendário desalinhado em relação aos demais.

O próximo edital de reclassificação do Pism será divulgado em 20 de junho. Para mais informações, os candidatos podem contatar a Central de Atendimento da UFJF por meio dos telefones (32) 2102 3911 e (32) (32) 2102 3978.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/06-06-2018/a-92.html

Título: Jogos em São Paulo

Aluna do curso de especialização em esportes da UFJF, Gévelyn Almeida vai estrear no Jogos Parapan-americanos Universitários, entre os dias 9 e 19, em São Paulo. Ela foi selecionada depois do seu desempenho nos jogos paraolímpicos na capital paulista.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/06-06-2018/a-92.html

Título: Voo livre

Os mestrandos Luiza Mello e Matheus Bertolini representam a UFJF no Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom a partir desta quinta feira, na Fumec, em Belo Horizonte.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 06/06/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/06-06-2018/em-greve-servidores-da-ebserh-fazem-passeata-e-mutirao-de-doacao-de-sangue.html

Título: Em greve, servidores da Ebserh fazem passeata e mutirão de doação de sangue

Trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam um novo protesto, na manhã desta quarta-feira (6), como parte da greve da categoria, iniciada nesta terça. O ato ocorre após servidores rejeitarem a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) de acordo salarial e de fim do movimento grevista.

Servidores se mobilizaram em frente à unidade Santa Catarina do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para uma passeata. Eles caminharam até o Hemominas, no Centro da cidade, com cartazes e distribuindo panfletos. No local, cerca de 25 trabalhadores realizaram doação de sangue e cadastro para doação de medula.

De acordo com a delegada regional do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG), Isabel Aparecida Tomáz, uma nova proposta foi apresentada pela direção da Ebserh e pelo Ministério da Educação (MEC) no fim da tarde de terça. Em troca do fim da greve, a oferta contemplaria o pagamento de 100% do IPCA referente a março de 2017 – que é de 4,76%. Com relação ao pagamento retroativo de recomposição das perdas, a proposta sugere a quitação de 70% do total acumulado e em duas parcelas, todas pagas ainda neste ano.

Para o acordo salarial de 2018, a proposta  inclui o pagamento de um índice de 70% do IPCA acumulado no período, o que daria 1,98%. Neste caso, os valores retroativos seriam pagos em sua integralidade, mas em duas parcelas, seguindo o mesmo modelo da proposta para o acordo referente ano passado. Também seriam mantidas as cláusulas sociais e a inclusão da possibilidade de haver 30 minutos de intervalo para almoço.

“É uma proposta que melhora um pouco as reivindicações, trocou o INPC pelo IPCA e garante as cláusulas sociais, mas ainda não atende a tudo o que queremos, principalmente o pagamento retroativo do acordo de 2017, que ele quer pagar apenas 70% e esquecer os outros 30% acordados”, avalia Isabel Tomáz. A proposta será analisada em assembleia nesta quarta-feira, às 11h30, no HU Santa Catarina. Se aprovada, ela será encaminhada ao Comando de Greve Nacional , que decidirá os próximos passos do movimento.

— —