Para pensar a integração entre surdos e ouvintes, o projeto de extensão “Bate-papo em Libras”, da Faculdade de Letras-libras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta quarta-feira, dia 6, o II Sarau de Surdos. O evento é gratuito, aberto ao público e as inscrições devem ser feitas até o dia do encontro. As atividades ocorrem nas dependências da Faculdade de Letras das 18h às 21h.
A programação conta com apresentações de piadas, músicas, teatro e poesia. Todo o material exposto vai ser adaptado para espaços visuais. De acordo com um dos professores do projeto de extensão e organizador do evento, Eliandro Félix Silva, “o encontro funciona como uma estratégia para conseguir demonstrar aos ouvintes um pouco mais sobre a realidade do surdo, que precisa ser conhecida, respeitada e aceita”.
Durante o sarau, alguns pareceres de estudantes serão compartilhados sobre a importância da visibilidade do tema. “Há várias histórias de como a comunidade surda sofre. Crianças surdas passam por problemas, porque a sociedade não sabe lidar com a surdez. O surdo vai à luta para mostrar a importância de sua língua”, reitera Eliandro.
A proposta é que a dinâmica de todo o sarau seja imersiva. “A sociedade não entende o indivíduo surdo. Ela não compreende como nós entendemos uma música, incorporamos personagens. Queremos colocar o ouvinte no lugar desse sujeito, para observar e ter a sensação de como é ser surdo por um dia.”
Outras informações: Página do Coletivo Surdo da UFJF no Facebook