Imagem1

Da esquerda para a direita: profa. Tânia Magalhães, profa. Natália Sigiliano, mestranda Denise Viglioni e profa. Adriana Leitão (foto: arquivo pessoal)

Os problemas observados no aprendizado da Língua Portuguesa nas escolas públicas brasileiras e a resistência dos alunos nesse processo motivaram a professora Denise Pereira Rebello Viglioni a desenvolver sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada no Mestrado Profissional em Letras.

O projeto interventivo elaborado associou o ensino de classes de palavras, especificamente o substantivo e o adjetivo, aos gêneros textuais conto e conto parodiado, com exploração da capacidade de leitura, escuta e produção textual escrita e oral do aluno. Professora de língua portuguesa há 22 anos, Denise procura uma maneira de levar o conhecimento ao estudante de uma forma que ele tenha interesse em aprender. “Decidi buscar alternativas que trouxessem um aprendizado prazeroso e reflexivo ao aluno e possível de ser usado em suas demandas sociais”, explicou.

Desenvolvida em uma turma do sexto ano de uma escola pública, a pesquisa fez um diagnóstico inicial com o objetivo de avaliar o que os alunos dominavam e do que precisavam ainda se apropriar nos estudos dos contos, também no que se refere à utilização do substantivo e do adjetivo. Em seguida, foi proposta a leitura de contos do clássico livro “As mil e uma noites.” Os estudantes produziram, ainda, textos, com a exploração do uso do substantivo e do adjetivo em sequências narrativas e descritivas, trabalharam em leitura e produção de conto parodiado, considerando os critérios mórfico, semântico e funcional, e na percepção da atuação das classes exploradas na oralidade, através de contação de histórias.

Os efeitos da pesquisa trouxeram resultados positivos, segundo Denise. A comparação entre a análise dos dados iniciais e finais, levando em conta a produção escrita e oral do aluno, apontou para avanços consideráveis quanto ao uso do substantivo e do adjetivo na construção textual dos gêneros conto e conto parodiado. Ainda na opinião da acadêmica, o estudo contribui para um novo olhar em sala de aula e para alternativas que visam a um trabalho contextualizado de gramática.

Para a professora orientadora, Natália Sathler Sigiliano, a pesquisa foi inovadora quanto à exploração das tradicionais classes de palavras substantivo e adjetivo. “Acrescento a importância de haver mais pesquisas quanto ao ensino de gramática em sala de aula, já que o professor, por vezes, tem adotado caminhos muito tradicionais para o trabalho com os conteúdos linguísticos em sala de aula.”

Contatos:
Denise Pereira Rebello Viglioni (mestranda)
viglionijr@gmail.com

Natália Sathler Sigiliano (orientadora-UFJF)
natalia.sigiliano@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profª. Drª. Natália Sathler Sigiliano (orientadora-UFJF)
Profª. Drª. Tânia Guedes Magalhães (UFJF)
Profª. Drª. Adriana Leitão (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-3112 – Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS