Com o objetivo de traçar um perfil socioeconômico dos estudantes de graduação, garantindo a elaboração de políticas estudantis, está sendo realizada a V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Instituições federais de ensino superior (Ifes). A coleta dos dados começou no mês de janeiro, seguindo pelo primeiro semestre de 2018, e deve ser respondida clicando aqui.
A pesquisa é um levantamento feito pelo Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis com o objetivo de descrever as características médias socioeconômicas e culturais de discentes das Universidades e Cefets do Brasil. Nesse sentido, a iniciativa vai cumprir o papel de instrumentalizar as políticas de assistência estudantil por meio de diagnósticos, análises, acompanhamentos e avaliações.
De acordo com a pedagoga da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Franciene da Silveira, a pesquisa é importante porque traça o perfil dos alunos que estão ingressando nas universidades, a nível nacional. “Os dados aferidos embasam as políticas de assistência estudantil e mostram o quanto são importantes.”
O levantamento é feito em edições a cada dois anos. Em 2014 foi realizada a IV pesquisa de perfil cujos resultados estão disponíveis on-line. A principal inovação, em relação à pesquisa anterior, é que esta edição será censitária. Com isso, todos os estudantes das IFES participantes da pesquisa serão convidados a responder o questionário, o que dará um perfil mais exato possível dos graduandos.
Outras informações: (32) 2102-3777 / 3886 – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae)