Tem início nesta segunda-feira, 21, a 23ª Semana de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição o evento discute “Subjetividade e Mente”. A programação, que se estende até sexta-feira, 25, reúne palestras, minicursos e comunicações livres. A intenção é abordar questões presentes no debate filosófico desde sua origem, mas que ganham novos contornos na filosofia moderna e contemporânea.
A abertura acontece às 19h, no anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH), com palestra de Elena Pagni, sobre o tema “A proposta antimetafísica e não positivista da Fenomenologia: reflexões a partir de Jan Patocka”. Elena é pós-doutora em Filosofia da Biologia, pela Escola Normal Superior de Paris, e, desde fevereiro de 2018, atua como professora visitante do Departamento de Filosofia do ICH, na UFJF.
A Semana é promovida pelo Centro Acadêmico Mário José dos Santos, formado por estudantes do curso de Filosofia. Segundo o estudante do 5º período integral de Filosofia e um dos organizadores da XXIV Semana, Frederico Krepe, o evento é uma tradição do curso e sempre teve como objetivo promover discussões filosóficas com um viés mais reflexivo e crítico. “A partir do momento em que a Filosofia se constitui e, com ela, o ímpeto de explicar a natureza e os fenômenos humanos, há uma tentativa de se esclarecer o que nos estabelece como seres humanos, a natureza humana universal”, diz.
As inscrições já podem ser feitas via formulário on-line.
Outras informações
(32) 2102-3107 – Graduação em Filosofia