(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Aluno do curso de Medicina, Patrick Mikelos de Castro mostrou-se animado com a expectativa de convivência com os outros estudantes da Moradia (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Os 50 novos residentes da Moradia Estudantil receberam nesta terça-feira, 15, as chaves de seus respectivos apartamentos. Os alunos, contemplados através do edital aberto em março deste ano, presenciaram, no Anfiteatro das Pró-reitorias, o sorteio que determinou a ocupação dos quartos. Com os novos moradores, serão cem alunos da UFJF residindo nos dois prédios da Moradia Estudantil. Além das acomodações, todos recebem direito ao Auxílio Alimentação, com refeições gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) no Restaurante Universitário.

Os estudantes têm sete dias para se instalarem nas novas acomodações e permanecem com as vagas enquanto cumprirem os critérios socioeconômicos avaliados pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Além de estarem matriculados em seus respectivos cursos, devem ter no mínimo 180 horas de aula semestrais e um rendimento que permaneça acima de 60% das disciplinas cursadas. Alunos classificados pelo edital, mas que não compareceram à cerimônia de sorteio das chaves foram desclassificados do processo e perderam a vaga.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, que esteve presente na cerimônia, explica o funcionamento da Moradia Estudantil no último ano, destacando o processo de elaboração do regimento que estabelece as normas de habitação e convivência entre os residentes. “Existe uma comissão que está fechando um regimento interno e estabelecendo algumas regras que precisam ser aprovadas pelo conselho diretor da Moradia Estudantil. A elaboração dessas regras se deu em conjunto com alunos, de forma democrática, com o intuito de balizar a boa convivência e evitar possíveis tensões.” Freitas acrescenta ainda que a moradia cumpre um papel estratégico na vida dos estudantes e avalia o projeto como tendo um “saldo bastante positivo neste último ano, no sentido de comportamento dos moradores e das relações entre os estudantes e a Universidade”.

(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Thayna Porfira, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, destacou a localização da moradia e a possibilidade que agora terá de visitar com mais frequência a sua família (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Estudante do segundo período de Arquitetura e Urbanismo, Thayna Porfira dos Santos aponta como a Moradia Estudantil vai mudar sua experiência na UFJF. “Além do fato de ter uma localização próxima da Universidade, não ter um gasto fixo com aluguel vai me dar a possibilidade de investir em outras coisas, como por exemplo, visitar minha família com mais frequência durante o período letivo”. Patrik Mikelos de Castro, estudante do curso de Medicina, comenta que, para além de economizar despesas, está animado com a dinâmica de convivência com outros estudantes. “Eu conheço algumas pessoas que já habitam a moradia e os relatos que ouvi me incentivaram ainda mais a participar do processo. São boas instalações num ambiente que permite a aproximação entre os alunos, criando um sentimento de pertença à Universidade”.

Interessados em participarem do processo devem ficar atentos à chamada de editais, que ainda não têm data para próxima seleção. Assim como acontece com o apoio estudantil, é estudado o sistema de fluxo contínuo para pleitear vagas na Moradia. Para concorrer, o aluno deve atender a critérios estabelecidos pela Proae, como estar matriculado em curso de graduação; possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita; ter grupo familiar de origem residente em município diferente de Juiz de Fora e não ter concluído outra graduação.

2102-3777 – Pró-Reitoria de Assistência Estudantil