O I Colóquio de Interartes e Comunicação, promovido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) discutirá a interdisciplinaridade da área, contando com a presença de especialistas para apresentar o diálogo e as interfaces criadas entre cinema, literatura, mídias digitais e comunicação. O evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio, na Facom, e as inscrições devem ser feitas on-line, uma vez que as vagas são limitadas.
A coordenadora do curso de Rádio, Tv e Internet (RTVI), Erika Savernini, e a professora da Facom, Teresa Neves, são as responsáveis pela organização do evento. As docentes trabalham a fronteira interdisciplinar em seus respectivos grupos de pesquisa: “Estética e Pensamento Cinematográfico” e “Narrativas e outras Textualidades”. Já o grupo “Conexões expandidas”, orientado pela professora Soraya Ferreira, também compõe a programação.
O Colóquio une o trabalho dos três grupos de pesquisa. Erika conta que trabalhar a interdisciplinaridade é essencial na Comunicação enquanto ciência: “A pós-graduação da professora Teresa é na Letras; meu mestrado e doutorado são no Cinema. A professora Soraya trabalha com o campo das tecnologias digitais. Cada uma tem a sua linha de pesquisa, mas a gente estabelece diálogos.”
A ideia do evento surgiu com a intenção de trazer abordagens mais amplas para a Comunicação, aproximando-a das artes. “Com a entrada do curso de RTVI, eu queria fazer um evento com um perfil mais próximo do curso, mas o tema também conversa com o jornalismo porque, afinal, é tudo comunicação”, afirma Erika.
Na palestra de abertura, a professora da University of Texas, Christine Veras, abordará a relação da arte e da tecnologia, com enfoque nas animações. Além disso será lançado o livro “Estudos Literários-Visuais: abordagens de um projeto de extensão interdisciplinar”, que reúne textos de professores de diversas áreas sobre cinema.
Na terça-feira, 15, a palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Wellington Júnio Costa, que falará sobre o processo de criação do poeta francês Jean Cocteau. Neste dia as mesas discutirão os temas “Toda realidade é fake” e “Memória, história e ficção”. Já no último dia, a palestra “Distopias Digitais” será realizada pelo professor da PUC-SP, Eugênio Trivinho, responsável pelo encerramento do evento.
Erika Savernini destaca que a oportunidade de trazer convidados é muito enriquecedora para os participantes do evento. “Com o auxílio financeiro da Capes e o apoio da Fapemig, conseguimos trazer pesquisadores de outras instituições e essa troca de experiências, que eventualmente se dá com profissionais de outras áreas, renova o pensamento”, conclui.
Confira a programação completa
Outras informações: (32) 2102-3601/3602 – Faculdade de Comunicação