A protagonista do primeiro vídeo é a pesquisadora italiana Elena Pagni, que atua no Departamento de Filosofia do ICH (Foto: Divulgação/UFJF)

A protagonista do primeiro vídeo é a pesquisadora italiana Elena Pagni, que atua no Departamento de Filosofia do ICH (Foto: Divulgação/UFJF)

Boa parte do trabalho de pesquisa depende do intercâmbio e compartilhamento de informações e conhecimento entre diferentes instituições e pesquisadores. Reconhecendo e a importância desse processo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança, nesta quinta-feira, 26, a série especial de vídeos “UFJF Pesquisa”, apresentando pesquisadores de grande relevância acadêmica, dos mais variados campos, vindos de diferentes estados do Brasil e do mundo. Os vídeos são postados no canal TV UFJF.

A intenção do Especial, como explica a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, é dar visibilidade ao programa Professor Visitante, executado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), por meio do qual a Universidade recebe pesquisadores estrangeiros e de diversos estados do país. “A chegada destes profissionais, oriundos de outras instituições, com experiências acadêmicas de êxito, contribuirão sobremaneira com o fortalecimento de nosso sistema de pós-graduação e com a superação dos desafios que ora estamos enfrentando”.

“Uma ligação entre a cultura e a natureza”
A protagonista do primeiro vídeo é a pesquisadora italiana Elena Pagni, que atua no Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas da UFJF (ICH). Doutora em Filosofia pela Universidade de Florença, Elena define seu interesse científico como uma busca para denotar “uma ligação entre a cultura e a natureza”. Um dos seus campos de interesse é o da biossemiótica, no qual a pesquisadora trabalha o questionamento sobre a evolução do corpo humano biológico para um corpo simbólico, “capaz de construir um universo compartilhado de significados”.

O interesse pela UFJF surgiu em um congresso internacional, através do contato com um professor da instituição. Após conhecer as áreas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade, Elena decidiu realizar um dos seus estágios pós-doutorais na UFJF. Aqui, desenvolveu um projeto de pesquisa que reúne as áreas de História e Filosofia da Biologia, voltado para delinear uma explicação da individuação biológica — tanto como fenômeno natural, quanto como um fato histórico. A pesquisadora frisa como valoriza o compartilhamento da ciência feito de uma forma mútua. Em relação à parceria com a UFJF, Elena diz esperar que “essa troca seja a mais longa possível”.

Programa Professor Visitante
Uma vez na UFJF, os pesquisadores visitantes atuam diretamente para expandir as atividades de internacionalização da Universidade, viabilizando o intercâmbio científico e tecnológico, além da participação em redes de pesquisa prioritariamente internacionais. Mônica destaca a contribuição da visita de professores estrangeiros para a Universidade. “A chegada de docentes estrangeiros na UFJF nesse atual contexto é estratégica. As universidades brasileiras estão sendo estimuladas a se internacionalizarem e os recursos de fomento estão sendo vinculados à capacidade de estabelecimento de relações e parcerias internacionais. Na primeira chamada do Edital, conseguimos contratar nove visitantes estrangeiros e temos expectativas de aumentar esta entrada com essa nova chamada.”

Conforme a Pró-reitora, a nova série de vídeos dá uma maior visibilidade à presença dos professores visitantes na Universidade. “Especialmente nesse contexto em que estamos submetendo um projeto à Capes para fomento à nossa internacionalização (CapesPrint), ela representa mais um mecanismo de divulgação, visibilidade e intercâmbio de conhecimentos dentro da nossa instituição, e dela com nossos potenciais parceiros externos. Mais ainda, esse projeto valoriza o grande fomento institucional feito na aquisição de grandes pesquisadores para auxiliar no processo de consolidação e excelência da nossa Pós-graduação”, conclui.

 

Outras informações:
TV UFJF