unnamed

O departamento de Nutrição do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) esteve representado no 25º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), com tema Comida: relações de afeto, tradições e direito.

O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 18 e 21 de abril, e teve como objetivo promover discussões de caráter técnico-científico, político e cultural acerca da alimentação adequada e saudável como um direito para todos.

Professor do Curso de Nutrição da UFJF-GV, Leandro de Morais Cardoso ministrou a palestra Planejamento Físico-funcional de Unidades de Alimentação e Nutrição. Além dele, estiveram presentes também docentes e estudantes do curso no evento. Ao todo, foram apresentados 12 resumos de trabalhos desenvolvidos por diferentes equipes de pesquisadores do curso na UFJF-GV.

20180419_161553

Confira a relação dos trabalhos e respectivos autores, apresentados no XXV CONBRAN/ 2018:

1- ANÁLISE DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM UM NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF), EM UM MUNÍCIPIO POLO DE MINAS GERAIS

Vinícius Vieira Benvindo; Nizia Araújo Vieira Almeida

2- ANÁLISE DE TEMPO E TEMPERATURA DAS PREPARAÇÕES TRANSPORTADAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, Vivian Molica de Andrade Moreira, Gliverson George Teixeira Pinto

3- AUTOAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO ENTRE IDOSOS ATIVOS NO MUNICÍPIO GOVERNADOR VALADARES-MG.

Clarice Lima Alvares da Silva, Ana Paula Farias de Souza, Lidia Arruda Maduro, Maria Cristina de Albuquerque Barbosa, Regina Gendzelevki Kelmann, Andreia Cristiane Carrenho Queirós.

4- EVOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE NUTRIÇÃO, REALIZADA POR SEUS DISCENTES

Leandro de Morais Cardoso, Nízia Araújo Vieira Almeida, Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, Nayara Ariel da Silva Lisboa, Katrina Skolove da Silva

5- COMPOSIÇÃO CENTESIMAL, BIOATIVOS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE BUTIA CAPITATA

Maria Anete Santana Valente; Queila da Silva Rosa Bragança; Luana Venuto Santos; Leandro de Morais Cardoso; Antônio Frederico de Freitas Gomides; Maria Cristina de Albuquerque Barbosa

6- PERFIL DE AMIDO EM GENÓTIPOS DE SORGO SUBMETIDOS À EXTRUSÃO E AO PROCESSAMENTO EM FORNO CONVENCIONAL

Leandro de Morais Cardoso, Mirelly Fidelis Machado, Carlos Vanderlei Piler Carvalho, Valéria Aparecida Viera Queiroz, Frederico Barros, Helena Maria Pinheiro Sant’Ana.

7- AVALIAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: A CAMINHO DA EMANCIPAÇÃO

Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, Maria Flávia Gazzinelli

8- AVALIAÇÃO CURRICULAR: A PERSPECTIVA DE EGRESSOS DE UM CURSO DE NUTRIÇÃO

Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, Larissa Loures Mendes; Maria Flávia Gazzinelli

9- HÁBITOS NUTRICIONAIS DOS PARTICIPANTES DO CAMPEONATO MINEIRO DE CICLISMO EM GOVERNADOR VALADARES, MG.

Alex Sandro Seccato; André Marques Fernandes Silva

10- PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME E CORRELAÇÕES ENTRE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS, HEMATOLÓGICAS E ÂNGULO DE FASE.

Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz; Thaisa Netto Souza Valente Frossard, Andreza da Silva Brito, Fernanda de Oliveira Ferreira, Antônio Frederico de Freitas Gomides, Cibele Velloso Rodrigues.

11- NÍVEIS DE LIPÍDIOS E ESTUDOS DE ASSOCIAÇÃO COM O POLIMORFISMO RS116843064 DO GENE ANGPTL4 EM PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME

Thaisa Netto Souza Valente-Frossard; Brisa Machado Pereira; Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz; Fernanda Oliveira Ferreira; Antônio Frederico De Freitas Gomides; Cibele Velloso Rodrigues.

12- ASSOCIAÇÃO DOS NÍVEIS DE LIPÍDIOS COM O POLIMORFISMO RS3918226 DO GENE E-NOS 3 EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA FALCIFORME

Thaisa Netto Souza Valente-Frossard; Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz; Fernanda Oliveira Ferreira; Antônio Frederico de Freitas Gomides; Brisa Machado Pereira; Cibele Velloso Rodrigues.