A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dá um importante passo no sentido de ampliar o acesso da comunidade, sobretudo a acadêmica, aos serviços realizados pela instituição. Foi lançado nesta quarta-feira, 18, o aplicativo para dispositivos móveis “UFJF App”.
A solução digital, desenvolvida pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional, visa facilitar, principalmente, processos como a consulta de notas, o histórico acadêmico, a grade de horários, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), o acervo das bibliotecas e os calendários acadêmicos.
De acordo com o diretor do CGCO, Francisco Ferreira, embora o aplicativo não emita documentos, permitirá aos seus usuários solicitá-los ou verificá-los de forma instantânea e mais simples, sem a necessidade de se conectar ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). “A primeira tela do brasileiro é o celular, não mais a televisão ou o computador tradicional. Com o aplicativo, será possível avançar no sentido de centralizar as informações em um canal que fica, literalmente, na palma da nossa mão.”
Segundo o analista de Tecnologia da Informação do CGCO Leonardo Lima, ao contrário de uma plataforma web convencional, na qual o usuário precisa buscar dados, o aplicativo viabiliza uma interação mais pró-ativa com o usuário. “Vamos segmentar aquilo que é passado à comunidade acadêmica, permitindo aos estudantes e servidores elencar quais são os serviços mais relevantes e, com isso, definir sobre o que querem ser notificados. É um recurso que pretendemos explorar bastante.”
Ainda segundo Lima, outras funcionalidades já trabalhadas no Siga também são oferecidas como o acompanhamento do IRA a cada semestre e a comparação com a média do curso. Além disso, os usuários também podem ler as últimas notícias sobre a Universidade; assistir os vídeos da TV UFJF; buscar informações sobre os atendimentos jurídico, psicológico e odontológico oferecidos pela instituição; ver a relação de laboratórios da instituição e conferir quais são os museus, espaços de cultura e áreas de lazer disponibilizados para a população.
“Tudo o que a Universidade tem a oferecer é apresentado nessa ferramenta, que é uma solução muito mais sensível ao contexto em que será utilizada”, reforça o diretor do CGCO, Francisco Ferreira. “Hoje, temos dois calendários acadêmicos em vigência – um para os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares e outro para o curso de Odontologia em Governador Valadares. Ambos podem ser acessados pelo UFJF App e integrados com outro aplicativo presente em todos os celulares com sistema operacional Android, que é Google Agenda. O usuário pode configurar as datas de modo a receber lembretes.”
O lançamento do aplicativo é só a primeira ação […], estamos dispostos a ouvir a comunidade acadêmica e utilizar esse retorno para incrementar a ferramenta – Francisco Henrique, diretor do CGCO.
Colaboração contínua
Ferreira destaca que o UFJF App é um elemento de um conjunto de ideias que surgiu em 2015, com a criação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico no CGCO. “É mais um produto que estamos entregando, mas acho que essa solução vai ser um diferencial entre as demais. Enquanto a sala para webconferências e as catracas do RU são mais restritas em relação ao público que as utiliza, o aplicativo é uma solução digital que todos podem ter acesso quando precisarem de alguma funcionalidade. Afinal, é uma ferramenta integradora dos vários serviços que são prestados pela UFJF e também é uma oportunidade para reduzirmos a demanda pelo serviço presencial e agilizarmos processos”, enfatiza.
Por hora, o aplicativo ainda não está disponível para o sistema operacional iOS. Porém, Ferreira esclarece que, com o aplicativo no ar, a ideia é que todos os setores da Universidade passem a colaborar com a sua melhoria, propondo a adição ou edição de recursos e ampliando a adesão. “O lançamento do aplicativo é só a primeira ação. Assim como contamos com o suporte da Diretoria de Imagem Institucional, estamos dispostos a ouvir a comunidade acadêmica e utilizar esse retorno para incrementar a ferramenta.”