IMG_3280

Encontro reuniu representantes de instituições e do governo. (Foto: divulgação)

A situação dos campi fora das sedes e as contribuições dos institutos e universidades federais para o desenvolvimento das instituições foram temas de evento realizado no último dia 13, em Belo Horizonte. Representantes de diversas instituições de ensino e do governo debateram em palestras e mesas-redondas os desafios, estratégias e ações inovadoras realizadas nas instituições de ensino.

Para o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, o encontro superou as expectativas de qualidade e adesão. Segundo ele, foram realizadas “importantes apresentações e debates sobre segurança jurídica, perícias médicas, integração interfederativa para o desenvolvimento dos projetos das instituições e estratégias para o atendimento das 18 revindicações dos dirigentes de Campus protocoladas ao Ministro da Educação e  deputados federais da Comissão de Educação, em novembro do ano passado”. Ainda de acordo com Peterson, “precisamos desenvolver as instituições com ações de cooperação e não corporativismo profissional, político ou institucional”. 

Segundo o prof. Renato Bochicchio, do Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná, “o encontro representa a continuidade de um processo fundamental de diagnóstico da realidade dos Campi das instituições federais de ensino, algo inédito no país” e destaca ainda o processo de organização da rede de instituições federais: “a perspectiva de criação de um fórum permanente permite lidar conjuntamente com os desafios e potencialidades do processo de interiorização das universidades e institutos pelo país e contribui para a construção de pautas mais consistentes juntos aos principais órgãos de interlocução, como o Ministério da Educação e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil”.

IMG_3163

Na ocasião, foi criado o Fórum Nacional de Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino (Forcampi), e ainda três grupos de trabalho: articulação das instituições federais com a rede de atenção à saúde; necessidade dos campi para a assistência estudantil, e ações de pesquisa e extensão pelos campi das IFES. Esses grupos reunirão informações para discussão em uma reunião entre os dirigentes que acontecerá no próximo mês.

O encontro teve a participação dos deputados federais Patrus Ananias, Margarida Salomão e dos representantes dos Deputados Caio Nárcio (Jamir Calili), Jaime Martins (Bruce Martins), Domingos Sávio (José Murilo) e Leonardo Monteiro (Edson Menezes). Participaram também os dirigentes ou representantes das instituições federais de São João Del Rey, Viçosa, Uberlândia, Paraná, Amazonas, Pernambuco, ainda dos institutos federais de São Paulo, Santa Catarina, Catarinense e de Minas Gerais. Estavam presentes também os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Procuradoria Federal do Estado de Minas Gerais, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO 4.