O diretor-geral e o vice do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), Peterson Andrade e Fábio Pieri, e o diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV) Ângelo Denadai se reuniram na última terça-feira, 17, com o prefeito André Merlo. O objetivo do encontro foi apresentar ao chefe do Executivo as demandas relacionadas à prática profissional dos estudantes dos cursos de saúde no Hospital Municipal e reforçar o pedido para debate sobre o perfil assistencial do Hospital Regional.
Também participaram da reunião os chefes dos departamentos de Medicina e Odontologia, Heder Ribeiro e Hugo Lemes, os estudantes Thiago Fontoura e Roni Duque e o presidente do Diretório Acadêmico Eduardo Henrique Beber (DAEHB) do curso de Medicina Igor Oliveira.
A discussão sobre o Regional é objeto de solicitação da Direção-Geral do campus desde o 1º Fórum sobre os Hospitais de Ensino, realizado em julho de 2015. No mês de junho do último ano foi encaminhado ao município de Governador Valadares um pedido para debate sobre o tema.
O custeio do Hospital Regional depende do esforço entre os municípios da região leste de Minas Gerais e os governos estadual e federal. O objetivo da UFJF-GV é atuar em parceria com Governador Valadares. Peterson classificou essa relação como um “via de mão dupla”, pois além de melhorar a assistência à saúde no município, também forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
Na reunião da última terça-feira os principais problemas com relação às atividades de estágio no Hospital Municipal foram relatados pelos próprios estudantes da UFJF-GV, que ainda apresentaram sugestões para melhorias.
Em ofício entregue ao prefeito, o discente Igor Oliveira solicitou, em nome do DAEHB, a definição de prioridade para o campus GV no uso do hospital para as atividades acadêmicas do curso de Medicina, e ainda o uso do Núcleo de Integração Ensino-Serviço da Secretaria Municipal de Saúde (NIESSMS-GV) para o cadastro e controle dos acordos firmados pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).
O prefeito ressaltou a importância dessa relação entre a universidade e o município, e se comprometeu a analisar os pedidos. “Temos que unir forças para resolver a questão”, afirmou André Merlo.
A expectativa do diretor geral da UFJF-GV é que as partes possam chegar a um consenso com relação às demandas apresentadas. “Temos certeza que a parceria será fortalecida com o atendimento do pedido dos estudantes e da equipe gestora do campus”, declarou Peterson.
Confira os ofícios protocolados pela Direção Geral do campus: