Thaisa Netto e a orientadora Cibele Velloso Rodrigues (Foto: Dante Rodrigues)

Thaisa Netto e a orientadora Cibele Velloso Rodrigues (Foto: Dante Rodrigues)

Foi realizada nesta segunda-feira, 10, a última defesa de mestrado da turma 2016 do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). De autoria da pesquisadora Thaisa Netto Souza Valente Frossard, o trabalho “Estudos diagnóstico e avaliativo de biomarcadores de dislipidemias em indivíduos com doença falciforme acompanhados nos hemocentros de Governador Valadares e Uberaba da Fundação Hemominas” realizou uma série de exames bioquímicos, clínicos e hematológicos com foco em eventuais distúrbios de lipídios que podem prevalecer em indivíduos com doença falciforme.

 

“A Thaisa conseguiu demonstrar alterações com baixos níveis de colesterol na maioria desses pacientes de Governador Valadares e Uberaba, e, além disso, fez correlações envolvendo análises moleculares, ou seja, fatores genéticos que poderiam estar influenciando esses níveis de lipídios”, destacou a orientadora Cibele Velloso Rodrigues.

 

Além da orientadora, compuseram a banca os professores André Rolim Belisário, da Fundação Hemominas de Belo Horizonte, e Raquel Tognon Ribeiro, do Departamento de Farmácia da UFJF-GV.

 

Agora mestre, Thaisa deseja realizar novas pesquisas voltadas para um Doutorado. “Vou escrever um novo projeto, buscar a aprovação e iniciar um doutorado”, afirmou.

 

Título da dissertação: Estudos diagnóstico e avaliativo de biomarcadores de dislipidemias em indivíduos com doença falciforme acompanhados nos hemocentros de Governador Valadares e Uberaba da Fundação Hemominas

Autora: Thaisa Netto Souza Valente Frossard

Orientadora: Cibele Velloso Rodrigues

Membros da banca: Raquel Tognon Ribeiro (interna) e André Rolim Belisário (externo)

 

Confira as fotos: