Evento foi realizado na sede da FAGV (Foto: Dante Rodrigues)

Evento foi realizado na sede da FAGV (Foto: Dante Rodrigues)

Como melhorar a inserção dos estudantes no serviço desde o início do curso, contemplando melhor as demandas do serviço e as necessidades da população? Como possibilitar a construção e implantação de metodologias ativas na formação em saúde nos currículos de graduação? É possível pensar em uma disciplina interprofissional obrigatória para os currículos de todos os cursos? Se sim, como operacionalizar?

 

Estas foram apenas algumas das questões discutidas durante o I Fórum de Integração Ensino, Serviço e Comunidade nos cenários do Sistema Único de Saúde, promovido pela equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Gradua SUS do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), nesta quinta-feira (5).

 

O evento reuniu representantes dos seis cursos do Instituto de Ciências da Vida (ICV) e da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, que debateram novos modelos de formação em saúde, baseados na relação democrática com a rede de atenção à saúde pública, reconhecendo e incorporando os saberes produzidos no serviço e na comunidade. “Em muitos casos os estudantes são formados apenas para trabalhar com alta tecnologia de grande complexidade em clínicas, hospitais, mas acontece que muitos dos estudantes exercerão sua futura profissão no SUS em cidades com menos de 20 mil habitantes. E nosso grande papel é formar alunos pensando na realidade em que vai exercer sua profissão”, ressaltou Peterson Andrade, diretor da UFJF-GV, após citar que atualmente instituição a instituição recebe discentes de 302 municípios do país, sendo 206 apenas de Minas Gerais.

 

Para a professora do Departamento de Nutrição e representante do PET Gradua Sus, Nízia Araújo Vieira, a discussão deve partir da premissa que o bom atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde de Saúde é essencial. “O usuário é nosso principal foco, nossa principal preocupação, para que possamos oferecer aos nossos estudantes uma graduação com excelência neste processo formativo em saúde”.

 

Já o representante do Núcleo de Gestão Estratégica e Inovalção da Secretaria Municipal de Saúde, Rômulo Batista Gusmão, destacou a importância da integração entre os cursos de saúde da UFJF-GV e o município.  “Esta integração ensino-serviço feita com a UFJF-GV é hoje um processo de grande relevância, devido ao grande impacto já visto após as parcerias fechadas em 2017”. Rômulo destacou ainda que as parcerias não se resumem aos cursos de saúde. “Também temos parcerias com os cursos de Direito, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. É um prazer ter a UFJF-GV em nosso município para contribuir com o enfrentamento dos inúmeros desafios existentes em nossa Secretaria.”

 

As ideias discutidas durante os trabalhos realizados no Fórum servirão de base para um documento que irá orientar os currículos de graduação dos cursos de graduação do Instituto de Ciências da Vida., estabelecendo diretrizes para os projetos pedagógicos.

 

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, e fio organizado pelas professoras Ludimila Forechi, do Departamento de Fisioterapia; Maria Gabriela Bicalho, da Medicina; Meirele Rodrigues da Silva, do Departamento de Educação Física; Nizia Araújo Almeida, da Nutrição, e ainda Simone de Araujo Mendonça da Farmácia, e Taís de Souza Barbosa, do Departamento de Odontologia.